Egoísmo Individualismo
"Quando as pessoas deixarem de olhar só os seus umbigos, os seus corações baterão na cadência da humanidade."
Estamos na era onde o sinal de crescimento para um é motivo de inveja para o Beltrano.
"Puro egoísmo"
Nossas sociedades nunca são completamente pacíficas, nunca são completamente competitivas, nunca são governadas por puro egoísmo e nunca são perfeitamente morais.
O abismo criado pela indiferença num grupo não permite que o coletivo se integre e usufrua da totalidade de suas forças.
Concentrar toda atenção no momento presente, vivifica uma inteligência muito superior à da mente autocentrada. (Autocentrismo = Egoísmo).
"O excesso de si mesmo exige espaço, quer seja geográfico ou privativo, pois, a finalidade do tal é a busca pela solidão. Antagônico a isso, o livro de provérbios adverte: Aquele que se isola busca seus próprios interesses e se rebela contra a sensatez".
Há quem adore falar de suas vivências, suas vitórias, glórias, a qualquer hora. Porém, não suporta ouvir o outro ao falar das mesmas coisas. Das duas, uma: ou não suporta a ideia de que outro também tem esse direito ou o (des) prazer de querer tudo pra si. Eis a grande hipocrisia da raça (des) humana. Isso mesmo: nós!
O covarde almoça a carne do seu pai e janta a carne de sua própria mãe. Sem remorso ele vive, pois seu coração é uma pedra de gelo e o egoísmo é seu conselheiro.
“Nosso ego nos leva a crer que,
algo ou alguémsó é bom quando
nos satisfaz.Assim nasceu a ‘ego...tendência’.
Mais conhecido como, “ego...ísmo...””
Percebi que as pessoas são gentis, boas e 'humanas' apenas nas redes sociais, na vida real são egoístas, ambiciosas e inconsequentes.
Eu te contei todos os meus medos e que um deles era me sentir insuficiente, minúscula, sem autoestima, e foi lá, exatamente lá, onde seu egoísmo me socou.
O Ser Egoísta
Seu cerne conflituoso
Seu cerne despedaçado
Deseja a luz, porém teme se queimar
Deseja a salvação, porém teme acordar
De seu pesadelo sem fim, o amargo pesar
Da ilusão á prisão corpórea e espiritual
Seguro em sua fortaleza de espinhos
Da felicidade falsa, ele bebe da fonte
Inconsequente sem mudança
Subjugado na consequência lasciva
Pois arrependimento não há
Derramando desenfreada fúria
Afogando-se em si próprio
Ele inunda o distorcido mundo
Aos confins de seu ser doloso
Desesperado, ele clama socorro
Sozinho a afundar mais e mais
Diante de si mesmo ele se vê
Enjaulado e desesperançoso
Seus semelhantes o abandonaram
Assim como ele os abandonou
Dando adeus a qualquer traço humanitário
O ciclo odioso deve continuar.
"Basta um eu para um meu."
(Gladston Mamede. Fragmentos de um Discurso Manducatório. Instituto Pandectas, 2022)
Numa ocasião, foi acesa uma lâmpada apagada de alguém; mas, acesa, este alguém roubou todas as lâmpadas alheias, ao invés de retribuir o que lhe fizeram um dia... Nunca mais ninguém ajudou ninguém.
E se você descobrisse que suas ações estão lhe levando ao precipício? O que você pode fazer para não cair ? Mas não demore demais, talvez amanhã você não tenha tempo para evitar o pior!
O amor e o orgulho (egoístico) não conseguem coexistir em igualdade.
O segredo reside no equilíbrio, sempre.