Egoísmo
Transformamos o amor no sentimento mais egoísta que pode existir, sempre fazemos favores esperando algo em troca.
s.m. ‘passivo-agressivo’: 1. Diz-se do sujeito egoísta, invejoso e covarde, que vive se arrastando pelo esgoto para atacar sem ser visto; 2. Criatura medíocre digna de pena.
O ser humano tende a revelar sua verdadeira personalidade, a qual é egoísta, principalmente quando há interesses pessoais em jogo.
O altruísta é abnegado e se compraz com o bem estar de seu próximo, mas a presunção do egoista é sua própria ruína.
Estamos sendo egoístas o tempo todo. Sempre estamos relacionando nossas características pessoais com as dos outros, de modo que as nossas características sejam as mais certas do mundo e a dos outros, a mais errada do universo.
As pessoas são muito ambiciosas no que tange à busca por interesses egoístas. Querem as coisas a qualquer preço custeadas por meio de máscaras. O disfarce que utilizam é para elas como um atalho afim alcançarem mais rápido o que almejam, e depois que revelam suas garras, desaparecem como se nada tivesse ocorrido.
Temo estarmos criando uma era de gente apática e egoísta. Que confunde amor próprio com ser orgulhoso e individualista. Que são tão cheias de si que não enxerguem o outro. Que convencem-se que demonstrar afeto é fraqueza e ser intenso é defeito, enquanto veem o superficial como normal e o amor como banal. Uma era que entendeu tudo errado.
Sempre fomos egoísta, mas hoje é assustador a quantidade de pessoas que só absorve e espalha maldade,e com um sentimento de prazer que chega a ser abominável