Egoísmo
O domínio dos conceitos de caridade e sacrifício são importantes para o egoísmo e a culpa de não ter sido solidário não ocuparem mais o seu coração, e você de fato empregar a sua solidariedade de maneira inteligente conforme o grau de importância de cada situação.
Eis a diferença entre caridade e sacrifício: a caridade é um ato de doação ao outro quando você está numa situação de abundância, e o sacrifício é um ato de doação ao outro quando você está numa situação que possa comprometer algum setor ou circunstância para erguer o outro.
Tanto a caridade quanto o sacrifício devem ser feitos com sabedoria para o seu próprio bem-estar e para que qualquer uma delas sejam eficientes na vida de quem realmente precisa.
Removendo
o egoísmo,
me dividi
em mil versos,
Para lembrar
de outros
esquecidos
porque não
concordaram
do momento
estabelecido,
Os escolhi
sem critério
seletivo em
nome daquilo
que acredito.
Não aceitem
a truculência
como rotina,
Mão estendida
contra o povo:
Afasta a magia.
Num tempo
crítico como
seria bom se
o Comandante
entre a tropa
se entendesse
como um pai com
os seus filhos.
Não convivam
com frieza,
violência,
indiferença,
e com silêncio:
se entendam!
Generalíssima
cantoria,
Sathya Sai,
Harmonia,
santeria,
Poesia,
sem notícia
do General,
Gira a roda,
bate a onda
gota a gota
desta agonia.
O amor é livre, não admite ser julgado e não permite que o egoísmo e o ciúme, primos do ódio e da ganância, se aproximem.
O amor governa em um estado de alegria, felicidade e paz.
Reconhecemos o fracasso, sucumbimos ao egoísmo, ao individualismo e não fomos humildes o suficiente para cedermos, para descermos de um falso pedestal que nos coloca acima do outro, quando somos exatamente iguais, todos sujeitos aos mesmos erros e paixões.
A individualidade obsessiva remete ao egoísmo sem medidas, o que em nada contribui para o bem comum. Cada um se preocupando consigo mesmo e seu talento, sendo único e se achando "autossustentável", separando-se dos demais seres, esquecendo-se do coletivo.
Podíamos deixar de julgar tanto as atitudes alheias...com certeza a ingratidão e o egoísmo desapareceriam da face da Terra instantaneamente.
O egoísmo humano só não se importa com a saúde do planeta porque acha que não mais estará aqui quando a agonia de nossa casa azul chegar ao seu limite.
O maior inimigo da Paz Mundial é o egoísmo. Todos os esforços devem partir daí. A começar por nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, estado, país e finalmente o
mundo. Não vai ser nem fácil, nem rápido, mas o nosso planeta vai conseguir.
Inexplicável é a ganância dos poderosos, e o egoísmo que destila de suas veias. Pobres homens que se utilizam da fragilidade dos mais fracos, para impor sua arrogância, sua guerra desenfreada pelo poder. A Ação e reação é uma lei imutável a qual ninguém escapa.
Mais que tempo, se perde vida achando que o egoísmo leva a algum lugar. Todo egoísta é solitário e haverá uma hora que só terá do que se lamentar.
Quem se importa? Mas a verdade é que somos todos responsáveis. O egoísmo tem raízes profundas e destruidoras. Por isso o “se importar” passa desapercebido por aqueles que, tendo todas as condições, dão as costas aos que a vida passa por um fio e acaba em silêncio. Um silêncio surdo de um clamor que ninguém quer ouvir a voz.
O seu propósito muitas vezes bate de frente no egoísmo alheio, você apenas deixa pra lá, mas não se conforma. O que não pode ser mudado, precisa ter jogo de cintura, e limões para a limonada, embora seja difícil engolir.
Por trás da mentira está o ser mais maligno do universo: o diabo; os sentimentos mais vis: o egoísmo, o medo fruto de más intenções...; os desejos mais feios e sujos: ganhar riqueza de forma desonesta, galgar poder ao passar por cima do outro, adquirir fama visando o endeusamento do EU, obter prazer sem ética,... e, com a mentira, as conseqüências mais destruidoras: perca de confiança; punições terrenas e eternas para o mentiroso; dores e prejuízos incalculáveis para o próximo e para a sociedade e, sobretudo um atentado à santidade do Criador, que é Verdadeiro, Santo, Amoroso, Justo...
O amor cristão é a força para libertar-se das correntes do egoísmo e servir à comunidade em busca da igualdade.