Egoísmo
Há quem adore falar de suas vivências, suas vitórias, glórias, a qualquer hora. Porém, não suporta ouvir o outro ao falar das mesmas coisas. Das duas, uma: ou não suporta a ideia de que outro também tem esse direito ou o (des) prazer de querer tudo pra si. Eis a grande hipocrisia da raça (des) humana. Isso mesmo: nós!
O covarde almoça a carne do seu pai e janta a carne de sua própria mãe. Sem remorso ele vive, pois seu coração é uma pedra de gelo e o egoísmo é seu conselheiro.
“Nosso ego nos leva a crer que,
algo ou alguémsó é bom quando
nos satisfaz.Assim nasceu a ‘ego...tendência’.
Mais conhecido como, “ego...ísmo...””
Percebi que as pessoas são gentis, boas e 'humanas' apenas nas redes sociais, na vida real são egoístas, ambiciosas e inconsequentes.
A forma mais covarde de egosísmo é a pessoa que PODE AJUDAR, PODE pagar,PODE contribuir,
mas se faz de vítima.
Nunca tem dinheiro para ajudar, nunca está feliz com seu trabalho e sempre criticando os outros. Além, claro, de não reconhecer a ajuda financeira e emocional que recebe, gastando o que possuí com luxo e ostentação.
Numa ocasião, foi acesa uma lâmpada apagada de alguém; mas, acesa, este alguém roubou todas as lâmpadas alheias, ao invés de retribuir o que lhe fizeram um dia... Nunca mais ninguém ajudou ninguém.
E se você descobrisse que suas ações estão lhe levando ao precipício? O que você pode fazer para não cair ? Mas não demore demais, talvez amanhã você não tenha tempo para evitar o pior!
Cada instante que vivo percebo claramente que o humanismo fica cada vez mais distante, fruto do egoísmo e dissimulação humanas.
Eu te contei todos os meus medos e que um deles era me sentir insuficiente, minúscula, sem autoestima, e foi lá, exatamente lá, onde seu egoísmo me socou.
Muitas vezes, no caminho evolutivo, a inteligência pode se tornar uma maldição.
Estagnando a consciência, pelo conforto da rápida evolução.
Pior, compensando a falta de crescimento moral, gerada pela falta de assistência, investindo apenas na intelectualidade vaidosa, egoísta e visando retorno econômico.
Devemos amar e respeitar os outros, a despeito das falhas e imperfeições que não podemos deixar de notar. Devemos cultivar a humildade e desconfiar de nós mesmos. Devemos ter paciência com as faltas dos outros. Isso destruirá o egoísmo e nos dará um coração longânimo e generoso.
Tanto se fala em humildade, bondade e amor ao próximo. No entanto, pouco se faz, pouco se doa e muito menos ao próximo.
"A ALEGRIA está dentro de nós, em um canto resguardado de toda maldade.
Nosso desafio é buscá-la e levá-la para as outras pessoas.
Porque a alegria não pode ser algo solitário.
Alegria de um só deixa de ser boa conduta e se transforma em defeito.
Um defeito muito triste chamado egoísmo."
Que tenhamos a expertise do entendimento.
Somos a essência de nossos sonhos e verdades transformados em nossas atitudes para quem habita nossa esfera. Somos carne, sentimentos e alma voltados para o nosso crescimento e bem estar de quem nos rodeia. Somos a verdade de um Deus misericordioso e paciente conosco, que mesmo pela nossa pequenez e miséria, Ele na sua infinita bondade e amor nos presenteou a vida.
Porque muitos a jogam fora? Qual a necessidade de não ponderar sobre o que temos de mais valioso que é nossa própria vida. Que razão temos para não dar o valor devido a nós mesmos.
Egoísmo pensar assim? Acredito que não, a dedicação muitas vezes ao nosso próprio eu interior precisa ser encarada como uma preparação para nos tornarmos melhor, seja numa questão meramente física (para muitos o principal), mas sem esquecer a dedicação voltada ao nosso intimo, onde havendo um cuidado maior tomamos consciência de quem somos, o que somos, e porque estamos aqui. Com tudo isto, discernimos o nosso real contexto e conseguimos compreender se estamos bem, mais fortes, mais confiantes, mais amorosos. Confirmadas nossas expectativas sobre nós mesmos, aí sim passamos a externar aquilo que temos de melhor.
Que saibamos na realidade agradecer, primeiro ao criador de tudo isto e sua grandeza, em seguida a visão de reconhecer muitas vezes, que somos nós mesmos que nos curamos, ajudamos, crescemos com sofrimento e dificuldade, por que somente nossos maiores suplícios e dores ninguém mais conhece. Somos passageiros e observadores de nossas próprias vidas na verdade.
Que tenhamos a expertise do entendimento voltado a conhecermos a nós mesmos, com todos os nossos defeitos e acertos, nossas qualidades e outras nem tanto. Porque aos termos está consciência de quem somos, podemos e devemos colocar isto para quem convive conosco.
Que a essência de nossos sonhos nos transforme em pessoas melhores e mais felizes.
O que move ou paralisa as pessoas, é o sofrimento. Sem a experiência da dor, viveríamos enfiados no puro egoísmo. Dificilmente teríamos compaixão do outro e muito menos haveria o reconhecimento ou a necessidade de nos comunicar com uma Divindade. Há quem afirme que o sofrimento, inerente à vida humana, foi imposto de propósito, para que despertos elevássemos nossos olhos ao Criador. Evitando assim, a destruição gerada pelo nosso próprio ego.
...
Lindo mundo
Dentro de mim
Mundo sincero
Rodeado de hipocrisia
Mundo altruísta
Ladeado de egoísmo
Mundo intenso
Sitiado de preguiça
Mundo transparente
Cercado de escuridão
Sou o que sinto
Vivo o que penso
Implodo quando frustro
Explodo se reconsidero
Sou o que sou, extinto
Desequilibro, descompenso
Esclareço se ilustro
Resiliente quando espero
Belo acervo
Dentro de mim
Abundante verdade
Rodeada de mentira
Abundante benevolência
Ladeada de ganância
Abundante jovialidade
Sitiada de inveja
Abundante clarividência
Cercada de dúvida
Sou eu, rei de mim
Sem reinado, influência
Sou o que sou, grande jardim
Sem gramado e indulgência
Tive q me acostumar c/ um tipo de amor de quem não sabe de verdade o q é amar. Um amor q confundem c/ possessividade e egoísmo. Um amor o qual faz pensarem primeiro no próprio umbigo, q não existe preocupação, carinho, afeto, cuidado.
As pessoas confundiram individualidade c/ egoísmo, singularidade c/ possessividade.
As pessoas falam de amor, pregam amor em suas redes sociais mas agem na linha oposta dele. Na vida real é tudo bem falso, da asco de pensar.