Efemeridade

Cerca de 138 frases e pensamentos: Efemeridade

O Último Toque

Capela entreaberta, credência posta, ambão entornado em verde e o lecionário aberto! Liturgia em tempo comum e a rotina diária de um grande hospital com sua complexidade: muitos doentes, familiares em oração, religiosas preparando a celebração, o terço deslizando nas mãos com petições e meu violão ao lado, esperando o momento certo de ser tangido.
O sacerdote se aproxima. Uma religiosa se levanta para acender as velas e enunciar o primeiro comentário da celebração e suas intenções. Pego meu violão e já anseio pela penúltima melodia, a única que consigo enternecer com facilidade. Ainda estou aprendendo!
A celebração se inicia. Durante a procissão de entrada, sinto que alguém fixou os olhos em minhas mãos. Pergunto-me: “será que estou tocando errado?”. A celebração prosseguia e o olhar daquele moço continuara inarredável. E aos poucos o jovem rapaz de banco em banco se aproximara lentamente.
Fiquei pormenorizando cada passo de sua aproximação. Já estava no ofertório, momento de entrega e concentração, quando vem ao em minha direção com um pedido insólito: “Por gentileza, posso tocar a música da comunhão?”. Logo me enraiveci. Era a minha música preferida! Levantei-me e fui ao encontro da religiosa responsável no intuito da não aceitação desse pedido esquivo. A irmã, já anciã, com o olhar compenetrado disse-me: “Deixe-o tocar!”.
A missa prosseguiu. Momento eucarístico. Enciumadamente, entrego-o meu violão. Para nossa surpresa, ele tocara maravilhosamente cada nota, numa harmonia que chegara ao coração. Mãos que tocavam divinamente e olhos em lágrimas que não pareciam ter fim. Questionei-me tamanha emoção, mas senti que vinha consigo uma dor inexplicável. Terminando aquele momento rico e divino, devolveu-me o violão com um sorriso satisfeito, porém senti que ainda havia uma dor imensurável naquele olha.
Após a benção final, como de costume, comecei a guardar os instrumentos musicais. Aquele moço que me surpreendera já havia se retirado. A religiosa anciã veio-me ao encontro e disse-me algo que jamais esquecerei: “sabe aquele moço que lhe pediu o violão? Eu permiti com que ele tocasse e vivesse aquele momento único, pois seria seu último toque”. Perplexo a questionei sobre o estranho “último toque”. Ela olhou-me, já lacrimejando, respondeu-me: “Nesse momento, ele está dirigindo-se ao centro cirúrgico e amputará o braço direito. Esse foi o seu “último toque””.

Inserida por ThatySousa

O efémero dissolve-se nos horizontes da história, mas as obras literárias ficam para sempre perenes grafadas nas rochas do infinito.

Inserida por loverthink

Todo dia é uma vida, mas toda a vida pode não passar de um dia.

Inserida por livrepensador

E se não for ETERNO, que seja TERNO, enquanto for.

Inserida por MycheleMagalhaes

⁠Em 1976, muitos da geração de meus pais ouviram Elis Regina, mas poucos realmente escutaram o que ela tinha a dizer.

Inserida por PauloLeodracon

⁠Em 1976, muitos da geração de meus pais ouviram Elis Regina, mas poucos realmente escutaram o que ela tinha a dizer. E assim continuaram as suas vidas, como seus próprios pais.

Inserida por PauloLeodracon

⁠Celeridade vital.
Quem "decide" a urgência que você deve reagir as coisas? Queria falar com Einstein sobre a relatividade do tempo/velocidade, porque a sociedade não escolhe minha tranquilidade, meu ciclo e minha identidade.

Inserida por NyckMaftum

As palavras tem poder
mas nem sempre dizem verdades
e se faltarem as ações
tudo cai na efemeridade

Inserida por neusamarilda

Os dias e os anos passam, homens nascem e morrerem.
Alguns são esquecidos, outros deixam um legado que não podem contemplar.
Quantos viram o céu azul, as ondas do mar, as montanhas ou as estrelas
e pararam para observar tamanha beleza que gerou inúmeros pensamentos.
Nos vamos rapidamente, às vezes sem chance de nos despedir.
Bilhões de pessoas, histórias e sentimentos.
Sobre isso tudo está um só Deus Criador, que contemplou e conheceu a todos, que tudo sabe, que é eterno...

Inserida por Jimzito

Nem todo mundo compreende a fugacidade das flores. Sendo que a vida é tão efêmera! (24/02/2018)

Inserida por larissasardagna

Tudo nesta vida escapa de nossas mãos, a vida é efêmera, os momentos são fugazes. Nada se leva, até mesmos as frases e as palavras já não são mais minhas. Então por que escrever se nem elas me pertencem? Elas ficam aqui de presente, por fim, ao mesmo tempo são eternas. Mas entanto por que não escrever? Se elas surgem, tratarei de escrever!

Inserida por larissasardagna

Tudo é tão nada nosso,
Nada é tão nada nosso,
Que no fim qual é o sentido das posses?
De tudo?
Ter que se desapegar até das palavras,
Elas são eternas, deixo-as de presentes.
E no fim, já que elas surgem, por que não deixar, não é mesmo?
(09/02/2018)

Inserida por larissasardagna

Enquanto possível respirar,
E houver ainda dia após dia,
Se ocupa Ela em maestrar
Das maravilhas, a sinfonia.

Tudo há de transpassar,
Dentro Dela assim o falo,
O mais longo intervalo
Entre choro e despensar.

Nas mãos do tempo perdura
Pressa em mandá-La embora,
Ou devanesceriam, em nada.

De padecer, é então hora
Sob Sua efêmera jornada.
O fim da minha loucura.

Inserida por felipe_reinaldo_mentz

"...irmão das coisas fugidias..." como a poetisa assim me vejo , assim me sinto. Percorro caminhos ladeados de incertezas e sonhos. E, as coisas efêmeras como as nuvens , os raios de sol e o tempo acalentam meus passos por aí . Incessantemente vou querer muito mais do que vejo, do que aspiro. Vou sempre buscar flores e céus azuis pelo tempo que eu existir, olhar além do que pode ser visto . Sentir o aroma de jasmim dentro de mim mesmo sendo inverno. Quero palavras que possam clarear o dia pintado de cinza , quero corações abertos para o amor , quero canções brilhantes de sol e luar , quero a poesia nossa de cada dia por toda a eternidade, amém !

Inserida por elisangelabankersen

⁠"Nossas vidas são efêmeras, nossos passos são contados em caminhos que escolhemos por trilhar, no semear de amor, lealdade e compaixão, e a gratidão pelo que colher e o que plantar."

Inserida por wandermedeiros

⁠Dar graça por cada sopro, enxergar o lado bom de cada situação, e sorrir consigo mesmo em meio aos momentos de dificuldades, são pequenas atitudes que nos garantem, senão a eternidade, posto o efêmero, decerto ao menos a nossa paz, então perene.

Inserida por wandermedeiros

⁠"Tem gente que tem um orgulho imortal diante de uma vida marcada pela finitude."

Inserida por Zaunay

⁠"Desconheço meu futuro, mas em relação a todo restante posso prevê-lo com precisa exatidão, inobstante quais sejam nossos desejos, absolutamente tudo e todos passarão."

Inserida por wandermedeiros

⁠"Não são os bens materiais que amealharmos, os rótulos profissionais que utilizarmos, ou o reconhecimento vaidoso e fugaz que conquistarmos, absolutamente nada disso é perene, ou capaz de marcar a nossa história.
Apenas o bem que plantarmos nos corações das pessoas, esse será para sempre, o nosso exclusivo, único e verdadeiro legado."

Inserida por wandermedeiros

⁠"A generosidade é um dos atributos humanos mais complexos, o espírito do tempo presente nos instiga a sermos cada vez mais individualistas e agirmos motivados tão somente por nossos próprios interesses, lamentavelmente.
Ainda assim você já se deu conta do quanto de sua felicidade não advém de si, mas da parcela de alegria proporcionada ao seu próximo?
É por isso que a comemoração da vitória em um campeonato não se faz apenas pelo time, mas com toda sua torcida.
Bom mesmo não é o que você acumula, mas o que compartilha, não é o que retém, mas o quanto se dá, ao fim e ao cabo, não são nossos bens materiais perecíveis e efêmeros, mas a memória das boas histórias que houvermos plantado no coração das pessoas, essas serão o nosso único e verdadeiro legado."

Inserida por wandermedeiros