Educar Filhos
“O aprender somente será possível quando existir um verbo chamado querer. É preciso que se queira aprender e nem sempre poderemos despertar no outro este verbo fundamental para qualquer tipo de progresso.”
A educação educa e educando o educador educou os educandos ficando assim educados, agora, educadores que educam educadamente educarão sempre a educação e isto é educar! -> MULTIPLICADORES <-
ONDE ESTÁ A BELEZA?
O seu olhar educa o meu
Passei a ver o que Deus nos deu
E a enxergar as sutilezas da vida.
Olhar o céu mesmo nublado
E imaginar a lua e as estrelas...
Perceber os contornos das nuvens
E as figuras mais inusitadas e multiformes.
Olhar para um pé de Jacarandá e encantar-me
Admirando o pássaro que antes de você
Passaria totalmente desapercebido.
Um dia, muito tempo atrás provavelmente
Teria eu percebido tanta beleza na natureza,
Mas tornei-me adulto e tudo ficará tão comum
A ponto de não ser mais visto.
Obrigado por lembrar-me a olhar
As coisas mais vagarosamente.
A beleza está na calma; a beleza está na alma;
A beleza está na observação lenta e nos mínimos detalhes.
Um grande professor não se mede pelo sucesso dos seus alunos excepecionais, mas sim pelo desempenho daqueles que lhe chegam com maiores dificuldades.
O papel dos pais e da sociedade não é dizer às crianças o que elas devem se tornar, mas dar apoio para que elas descubram quem realmente são.
Quando um novo cérebro nasce é necessário que ele esteja sendo preparado para o futuro real, não há que basear-se em métodos antigos e limitados de educação que, muitas vezes, colocam as crianças em situações desastrosas. Mas sim que esta criança esteja apta a aceitar a diversidade do mundo atual e que esteja preparada para as rotinas que serão enfrentadas, esteja ela na profissão que estiver, seja ela religiosa ou não."
Não que todo o pai e toda a mãe devam ser exemplos de vida. O fato é que se julgar apto para criar alguém, exige no mínimo que a sua vida esteja em ordem suficiente para que a vida do seu filho não seja uma grande desordem. Ensinar o amor, ensinar a verdade, ensinar a dor, e deixar que eles caiam e se levantem, não é simples como parece. É o começo de uma nova espécie.
Não bata só saber é preciso agir, todos sabem que a educação rompe barreiras e muda o mundo e as pessoas, mudar o mundo e mudar as pessoas são processos interligados, no Século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez ma...is as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais justos, produtivos e sustentáveis para todos e todas. Uma educação emancipadora se faz através da formação para a consciência crítica e para a desalienação. "Educar para um outro mundo possível é educar para a qualidade humana para além do capital"
..."Não se apressem! Nós temos todo o nosso tempo de vida e a vida toda para aprendermos quase nada." ... Ricardo Fischer
"Ensine um adulto e ele fará o possível, ensine uma criança e eles faram o que você chama de impossível acontecer"
Em pouco tempo no avançar dos próximos anos ainda neste século 21 selarão as principais bibliotecas e os arquivos de fontes fidedignas de todo conhecimento enciclopedista universal. O indivíduo e a sociedade não mais terão acessos aos conteúdos de relevância, continuidade, aprendizado e consonância com a verdade, a lógica e a realidade seja ela ortodoxa ou acadêmica.O império da comunicação globalizada vive a profecia ficcional de Aldous Huxley e as constatações de Antonio Negri, entre as obras Admirável Mundo Novo e o Império. Sendo assim não se conversa mais, extingue se o
colóquio, a conversação, o diálogo.Afinal o que se relaciona ao conhecimento não pode e nem deve ocasionar inadequadamente dentro do processo constitutivo de dominação da massa a indesejada transmissão ou recepção independente uma forma torpe e marginal de compreensão, ação, postura, Interjeição, sentimento, emoção e entendimento.Tudo que seja próprio, incomum, personalizado será banido e é a qualquer tempo expressamente inadequado.
As vestes dos falsos ativistas políticos culturais pelos comícios populares forjados pela cidade deveriam ser mortalhas esfarrapadas mamulengas com tecidos baratos e miçangas de pimentas de cheiro secas e curtidas ao sol.Pimentas ardentes das boas nunca serviria para tal adorno barato e sem graça.
Afinal quando estes personagens do baixo clero, na maioria das vezes seres baixinhos que vivem dando saltinhos assanhados como se fossem macaquinhos poucos adestrados....mas quando estes homenzinhos roubam a cena dos verdadeiros palhaços da boa artística e culta atualidade, aparentam ser endemoniados menestréis do mau gosto e mau agouro, que por meio de blasfêmias próprias dos infelizes incitam palavras de guerra, de dor, miséria e revolução. Mas a arte, a educação e a cultura não se engana, não permitem ser lombo, sela ou caminho para desigualdades do povo que já nasceu diferente e de todo jeito. O que a arte uniu um dia nenhum pobre diabo coitado falso politico de araque pode por macaquices desunir com tanta facilidade.A arte, a educação e a cultura são muito bem protegidas por mandingas, rezas e orações fortes de benzedeiras e pelos sacis, pastoreios e curupiras tanto do norte e como do sul.Ainda bem que o Tamandaré com sua folha de palmeira nos protege e nos guia.
O mundo educa com anzóis, enquanto a escola com ardis,pelo menos vale a rima.O inverso também é válido! O ser Educa-se por si.