Educar Filhos
Educar não é bater, educar não é gritar, xingar, emitir palavras negativas ou fazer ameaças, educar é sinônimo de diálogo, ensino, orientação, é sinônimo ainda de disciplina com exemplo próprio, corrigindo os erros todos os dias, revisando o ensino e ajudando a criança à entender o porquê das coisas e o benefício do ensino.
Eduque desta forma. Eduque o seu filho(a), para prepará-lo(a) para a vida, para as adversidades do quotidiano e para os desafios do mundo acadêmico, social, filosófico, profissional, empreendedor e espiritual. Ele(ela) precisa estar preparado(a) para enfrentar, para lutar, para contornar e superar todos os percalços do mundo pós moderno.
A educação deve ser diária, constante, moderada, simplificada e amorosa. Não desista de educar o seu filho(a) com amor, com carinho, atenção, dedicação, empenho, coragem, respeito, fé e rigor.
Seja enérgico, mas moderado, seja atuante na educação, mas, sem machucar, magoar, ofender ou desanimar os seus filhos. Eles são um presente do Criador e você tem que tratar muito bem o presente divino.
Educar é acompanhar a criança e o adolescente todos os dias, é um trabalho diário, constante, incessante, exaustivo, educar é supervisionar o comportamento, as atitudes, decisões, sonhos, desejos, vontades, companhias, talentos e quaisquer outras atividades das crianças e adolescentes, não proibindo tudo, mas, direcionando para o caminho correto, cortando os erros e exageros.
Educar é eduzir, é extrair o conteúdo latente. Permita que as crianças errem. Ter tempo para as crianças nunca é tempo “gasto”!
É preciso educar os jovens para o amor e o respeito à vida. Ao se tornarem adultos serão pessoas éticas e afetuosas para com a sociedade.
Muito erramos por falar sem pensar.
Exercitar a mente é o melhor remédio para educar a língua.
Isaque Ribeiro
Educar para o desenvolvimento não é tanto transmitir conteúdos particulares de conhecimento, reduzir o ensino a determinadas matérias, nem restringir o saber exclusivamente a assuntos de natureza técnica; é, muito mais que isto, despertar no educando novo modo de pensar e sentir a existência...
É sempre bom “educar as crianças para não punir os adultos”; educar uma criança NÃO é somente enchê-la de mimos, carinho, presentes ou de tarefas… é sim fazê-la perceber o verdadeiro valor da vida e os seus diferentes momentos, fazê-la entender que não apenas tem direitos, mas também deveres. Por vezes ser duro com seu filho não é maltratá-lo, é sim prepará-lo para uma vida futura de muitos êxitos.
"CONSEQUÊNCIA"
Se você não fizer um tempo para educar seu filho ainda pequeno,não terás o direito de se queixar dele quando jovem.