Educar Filhos
O AMOR E EU
Ser de luz que os filhos conduz
Que suporta a dor
para conhecer o verdadeiro amor
Que acolhe no ventre
Que enfrenta tormentas
Que briga, que chora
Para não vê-los sofrer
Amiga
Protetora
Médica
Advogada
Professora
Todas em uma só.
Um colo
Um sorriso
Um olhar, um ombro amigo
E a certeza que sempre estarás comigo.
Lene Torres
Ano 16
FILHOS
Filho é um amor sem concorrência...
Um amor que não se traduz em fragmentos. Sejam dois, seis ou dez, para cada um, o amor deve ser dado de forma igual e inteira...
Pra vocês que não são partes de mim, mas eu por inteiro...o meu amor em doses iguais.
*Lui & Marya - O melhor de mim.
Lene Torres
Belém - Pará - Brasil
Ano 15
Filhos – Por que tê-los?
Acho que nosso maior dever é dar aos nossos filhos a independência necessária para se construir um ser humano forte e de caráter.
Qualquer outro incentivo fica na casa dos pormenores. O problema todo é quando os obrigamos através do nosso excesso de carência a substituir tudo que não fomos capazes de realizar. Começamos quase sem querer, depois tomamos posse da vida deles e jogamos a responsabilidade no colo.
Começa assim:
“Meu maior amor – minha vida” –” É tudo para mim!” - “Meu maior amigo (a)”.
Lógico que é! Lógico que se ama profundamente a pessoa que se deu a vida; mas será necessário mesmo colocar de um jeito tão escancaradamente impositivo, de forma a obriga-lo a corresponder em grau e forma?
Será que não estamos cometendo os mesmo erros que cometemos com nossos parceiros e parceiras, a qual jogamos toda responsabilidade por nossa felicidade pessoal e intima?
Veja como você trata quem você ama, e observe como esta sendo egoísta em exigir (mesmo sem querer, ou de caso pensado) que este mais tarde retribua seu investimento nele. É disso que se trata toda relação demasiadamente sufocada em toda sua vida. Você sufoca as pessoas e passa ser rejeitado, daí volta toda sua atenção aos filhos, porque deles espera só entendimento, amor, consideração, respeito e RECIPROCIDADE.
Dá até medo na espinha, de como essa criança vai crescer, cheia de peso nos ombros de substituir para mãe ou para o pai, as pessoas que ela (ele) deixou passar, os fracassos emocionais, as perdas, os erros e tantas coisas que acabamos deixando pelo caminho.
Em um mundo atual, onde tudo é líquido e raso, ter pessoinhas perto que precise de seus cuidados, aceite seu amor incondicional; passa a ser um alento ao ego.
A gente tem tomar muito cuidado é com nosso verdadeiro papel de curador dos filhos. Educador, corretor, exemplo, construtor de caráter, tudo isso e mais alguma uma coisa é que verdadeiramente importa e consta na nossa lista de deveres para com os filhos. O amor e os carinhos são prêmios por bom comportamento. Não devem ser administrados a torto e a direito.
Sem uma promessa de tempos difíceis, a criança cresce achando que a vida foi feita só para ela. Que o pai ou a mãe são eternos benfeitores. E não existe isso. Bem sabe quem perdeu um deles, como é duro viver sem. Filhos são reflexos da gente. Eu quero que cresça a melhor parte de mim. E a melhor tem muito a ver com esforço, luta persistência, respeito e tantos predicados que um só ser humano não consegue reunir. Antes de cobri-los de beijos e mostrar o sol que brilha todos os dias, devo também alerta que haverá dias chuvosos e negros.
Quando estamos velhos, e achamos que já vivemos tudo o que tínhamos pra viver, aí Deus nos dá filhos pra vivermos o maior amor do mundo.
O ator de 54 anos, Domingos Montagner, deixa mulher e três filhos. Morreu numa tarde de quinta-feira, após passar a manhã gravando cenas finais de uma das mais belas e densas novelas da Rede Globo, Velho Chico. Um mergulho em uma tarde de quinta-feira. Em uma folga, ao lado da companheira de trabalho, Camila Pitanga. Rápido como o estampido de um estouro. Segundos de distração nas correntezas de um rio carregado de misticismo e significado. Um rio onde, dias atrás, cenas da novela se desenrolavam no afogamento e resgaste do seu personagem.
Em um estampido. Daqueles que causam choque e que não sabemos se é tiro ou se é bomba. Talvez, em um tempo menor do que o barulho que nos causa a mente. A vida se esvai. Escapa das nossas mãos em uma dança melancólica de perplexidade, como declarava os repórteres globais ao anunciar a morte do colega de emissora. Perplexidade. A morte e seus significados. E essa mania de mexer com o coração da gente. Com o estomago da gente. Eu, que tanto tenho me irritado ultimamente. Que tenho estourado por tão pouco. Que tenho dito tantas coisas desnecessárias a gente que não vale a pena, e deixando de dizer tantas coisas que vale a pena as pessoas necessárias. Eu, que tenho pedido pro dia ter um pouco mais de tempo pra que eu possa dar conta de tanta coisa. Que tenho mantido com o café uma relação séria e essencial para manter os meus olhos abertos..
A morte e seus efeitos. O sentimento de tristeza é obvio. Um ator, protagonista de uma novela em reta final. Mas, o choque é por saber o quanto somos e estamos à mercê de morrer. Amanhã, daqui a uma semana. Ou agora. Brincamos de viver, achando que nunca vamos morrer. E quando acontece um fato desses, engolimos seco. A morte mostrando quem manda. E quem se habilita a desafia-la agora?
Quando nascem nossos filhos olhamos aquele ser amado com olhos de um ´´poder´´ em ensina-los tudo .
No fim ,aprendemos que ensinamos poucas coisas ,eles foram nossos professores ,e não nossos alunos .
Filho é escola ,e temos a prova disto qdo realmente assumimos que somos mais dependente deles que eles de nós !!!
Ainda somos imaturos demais pra enxergamos que a alma é mais importante que a hierarquia da vida .
Meus filhos minha escola linda !!!! Edmasfcosta
Filhos duram para sempre em nossos corações, são as melhores lembranças para todos os dias de uma vida feliz.
Nós realmente dividimos quando algo importante sai de nós, não querer ter filhos é dividir tudo o que temos com qualquer pessoa, mas esquecer que o mais importante a ser dividido deixou de nascer, os filhos.
Mães sempre querem ver os filhos felizes,
mas são eles que escolhem como o serão.
E mãe fica por perto
com um manto invisível
protegendo-os em pensamento,
desviando os maus ventos,
tentando emanar alento,
para seus eternos rebentos...
mel - ((*_*))
Habilite os filhos para o trabalho e luta do dia a dia,ou, convença-se de trabalhar muito para sustentá-los por toda vida.
Os filhos dos filhos daqueles que acreditarem no alto espiritismo estão cada vez mais baixos na fé, à espera de desterros e misérias e infortúnios em família, onde ninguém saber viver a verdadeira felicidade.
As mães querem o melhor para os seus filhos, porém, nem tudo o que elas acreditam ser melhor, é de fato o melhor!!
Aqueles que vêm de longe e estão dispostos a ajudar,são como preciosos filhos.Família verdadeira é aquela que te ama mesmo apesar de tudo!