Educar
Novo sistema , nova forma de educar e aprender:
Ficar desaprovando, punindo pessoas que são ruins em matemática por exemplo, não resolve nada.Certamente a pessoa não tem interesse e dom nisso, mas com certeza gostam, se interessam e tem dom em outra matéria e deviam focar nisso os resultados seriam maravilhosos.
..."Felizes são as mentes que enxergam o mundo com a cabeça e que por sua vez, conseguem educar os olhos." ... Ricardo Fischer.
Se a escola pretende educar as crianças, terá que educar primeiro os pais dessas crianças. Senão eles estragarão ambas!
Educar é amor, caridade um ato, somos todos responsáveis, pela transformação da ignorância em autoconhecimento e a busca destes valores tem seu inicio na casa e o continuar em nossas salas.
Educar é despertar a consciência, percepção, conhecimento prático e racionalidade na criança; concebendo a sua humanização e intelecto realista sobre as verdades presentes no mundo, instigando o seu poder de tomar decisões racionais, objetivas e sensatas!
Muito erramos por falar sem pensar.
Exercitar a mente é o melhor remédio para educar a língua.
Isaque Ribeiro
"SE A GENTE QUISER MODIFICAR ALGUMA COISA, É PELAS CRIANÇAS QUE DEVEMOS RESPEITAR E EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS PARA QUE O FUTURO DAS NAÇÕES E DO PLANETA SEJA DIGNO".
Eu instruo com poucas palavras, mas educo com os meus atos. Educar dói. É como um parto. Instruir é a coisa mais simples, porém não é tão essencial como educar. O melhor método de educação é o exemplo. Não quero andar na frente de ninguém, ande ao meu lado e sejamos arautos da Educação.
Precisamos educar nossos filhos para que aos poucos nos tornemos dispensáveis.
Que gradativamente tenham autonomia para cuidar de si mesmos e de seus bens. Compreendam a importância da organização e do conhecimento. Da necessidade de constante evolução.
Que ofereçamos todas as ferramentas e explicações necessárias sobre o mundo, a vida e as possíveis consequências de cada ato. De que para toda decisão há uma consequência. E para toda consequência indesejada há necessidade de reparação, embora essa nem sempre possa acontecer da maneira que desejamos. E que há consequências praticamente irreparáveis.
E diante disso possamos lhes dar liberdade para experimentarem a vida. Para aprenderem com seus erros e seus acertos. Para descobrirem a fórmula do equilíbrio. Para tornarem-se capazes de cuidar de si mesmos.
Mesmo diante das violências do mundo. Mesmo diante do nosso medo de que algo de ruim lhes aconteça. Afinal, não sabemos até quando estaremos ao lado deles. Eles precisam saber cuidar de si mesmos antes que seja tarde demais.
Afinal, esse é o papel da educação.
Capacitar alguém a ser, existir e se relacionar, sem depender de ninguém.
Que possamos lhes dar um voto de confiança.
É primordial entendermos que não podemos evitar que nossos filhos sofram. O sofrimento também faz parte da existência. E é com ele que nossos filhos crescem, evoluem e aprendem as lições da vida.
É essencial que encontrem em nós, seus pais, um ombro para chorar, uma palavra de consolo e de ânimo e o reforço da fé.
Eles só estarão preparados se tiverem a oportunidade de experimentar. De acertar, de errar, de reparar e assumir suas falhas.
E serão pessoas muito melhores se tiverem a chance de ver nosso exemplo.
De saberem que não somos perfeitos. Mas que tentamos e damos o nosso melhor.
Que mesmo se eles errarem ou seguirem por caminhos completamente diferentes do que lhes ensinamos, mesmo assim ofereceremos nosso apoio e nosso amor.
Afinal, estamos todos caminhando juntos em busca de um objetivo em comum, que é sermos felizes.
E para isso o perdão, o consolo, a aceitação, o exemplo, o equilíbrio e o amor são essenciais.
E com certeza no campo dos sentimentos nunca seremos dispensáveis.
Que eles possam nos querer sempre por perto simplesmente porque gostam da nossa companhia. Porque nos amam e sentem-se amados.
Priscilla de Carvalho Fev/2016
Priscilladecarvalhoar.blogspot.com
A ordem é essa: primeiro amar, depois educar. Pois o aluno/filho aprende melhor quando percebe que é amado.
O modo mais seguro para controlar as pessoas é educar os homens e negligenciar as mulheres. Quando se educa um homem, educa-se simplesmente um indivíduo, mas quando se educa uma mulher, educa-se uma família.
Educar um filho, moldar o caráter é a tarefa mais difícil que existe. Não há manual, cada ser humano é único... e na base da tentativa, nem sempre se acerta... O importante é manter a cabeça erguida e seguir. Se os acertos superarem os erros, eis que formou-se um cidadão!
Para Ensinar... É preciso TER uma habilidade profissional. Para Educar... É preciso SER uma pessoa ética