Educação Popular
A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.
SINTO VERGONHA DE MIM
Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
O povo deve ser educado com o mesmo cuidado e ternura com que um jardineiro cultiva uma árvore frutífera de estimação.
Em geral, quanto mais um povo é civilizado, educado, menos os seus costumes são poéticos; tudo se atenua ao se tornar melhor.
Os políticos não investem na educação do povo, porque é justamente através da ignorância em massa que eles asseguram os seus votos.
Não me compreendo, não compreendo as pessoas, não compreendo a política, não compreendo a corrupção, não compreendo o Brasil, mas repreendo a falta de conhecimento.
Esperar comprometimento, pontualidade e qualidade nos dias de hoje de um povo que na sua grande maioria não tem educação, ética e moral é um sonho longe da realidade.
O Brasil precisa controlar a sua população, educando o povo para fazer planejamento famiiar.Os lares atuais só se preocupam em procriar; de jogar gente no mundo, irresponsavelmente, hoje, os lares desorientados são verdadeiras indústrias de desocupados e monstros, que, somente trabalho dão para a sociedade e, de um modo geral para o Estado.Daí a crescente onda de criminalidade que apavora a todos.
Outro clichê: “aaain precisamos educar o povo pra depois liberar as armas”.
Errado: precisamos estar vivos pra estudar. Primeiro as armas!
"Onde o governo foi parar no lixo e há sujeira para todo lado; ou onde a educação e a civilidade não são atitudes popularizadas; é difícil falar em politização, consciência coletiva e atitude de mudança"...
A arte é o maior meio de riqueza por valores milionários educacionais, cidadães e culturais universais.
- Relacionados
- Provérbio Popular
- Ditado Popular sobre Olhar
- Ditado popular sobre conselhos
- Ditado Popular de Macacos
- Mensagens sobre Educação Inclusiva
- Mensagens de Reflexão sobre Educação
- Nietzsche Educação
-
50 frases sobre a importância da educação (de grandes pensadores)
-
15 lições de Içami Tiba sobre a educação dos filhos
-
19 citações sobre educação para usar na redação e elevar seu conteúdo
-
50 frases de Paulo Freire: o patrono da educação brasileira