Educação Física
A humanidade tem colocado muita ênfase na doença
física! O homem tem medo de morrer. Mas ainda nem se
deu conta que já está morto, sem nem ter saboreado o
verdadeiro sentido da vida. A ausência de vida cria mal
estar. Até que o compromisso com a doença esteja em
primeiro lugar de sua agenda, não haverá bem estar. Não
haverá vida! Doença é natural sim. O corpo é vulnerável
sim. Mas não é o foco de seu existir aqui.
É preciso entender que o RG acusa a idade física, e nem sempre representa a idade da alma...
Assim, nem todo idoso pode ser considerado velho...
Velho é quem se entrega ao peso dos anos...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NEM TODO IDOSO É VELHO
Marcial Salaverry
Para iniciar, vamos lembrar que algo muito comentado, é sobre o que vem a ser a chamada "idosidade", ou simplesmente a velhice. Posso dizer com alguma segurança, que a verdadeira velhice está no espírito das pessoas, que simplesmente se entregam à passagem do tempo, esquecendo-se de que seu espírito pode permanecer jovem, apesar da carcaça envelhecer.
Conheço velhos com 40 anos, e jovens com 80. Cada qual com uma maneira diferente de encarar a vida. Vejam como podem ser identificados e enquadrados os diferentes espécimens:
Ser idoso é ter idade, pois não se pode deter a passagem do tempo, mas o avançar do tempo, não justifica uma eventual perda da alegria de viver. Não podemos e nem devemos perder nossa jovialidade. Afinal, se ainda estamos vivos, já é algo para ser comemorado, sempre lembrando que a idade pode trazer um certo desgaste para nossa matéria, mas não justifica que deixemos nosso espírito se desgastar, ou abater por causa disso. Basta que aceitemos as consequencias que a idade pode nos causar, e adaptarmo-nos, sabendo viver com elas.
Quando temos algum objetivo, algo que desejamos fazer, não devemos perder tempo (mais ainda), nos indagando se vai valer a pena, devido ao tempo de vida que ainda nos poderá restar, ou nos negarmos a algum novo projeto, escudando-nos no fator etário. Devemos procurar desenvolver nossos projetos, talvez ainda com mais garra do que quando éramos jovens, ainda mais se considerarmos que nos resta menos tempo agora...
Lembrando que é muito bom sonhar, e não apenas quando dormimos. Sente-se velho aquele que desiste de seus sonhos, e se entrega simplesmente ao sono...
A idade não impede que sempre queiramos aprender mais alguma coisa. Sente-se um velho alquebrado, aquele que desiste de tudo, e apenas deseja ver o tempo passar, dedicando-se somente a atividades "próprias para velhos". Aliás, o que são "atividades próprias para velhos"? Será que apenas jogar dominó, e conversar lembrando o que fez quando jovem? Ou apenas falar sobre os remédios que toma, e os médicos que frequenta?
Melhor é descobrir o que são "atividades para idosos", que na verdade é aquilo que gostamos mais de fazer...
Temos na verdade, algo para ensinar, algo que nossa vivência nos trouxe, e que podemos repassar para os mais jovens. E isso é muito importante, desde que saibamos repassar nossos conhecimentos, a quem os queira absorver.
O que de melhor nos traz a idade, é a capacidade de saber amar, que não pode ser jamais perdida.
Amar algum amor, amar quem nos cerca, amar a Natureza, amar a humanidade, amar a Deus, enfim, AMAR. Ficamos velhos, se perdemos a capacidade de amar, e apenas sentimos ciúme, tristezas, lembranças.
Temos que considerar que a cada dia nossa vida recomeça, então ele pode ser o primeiro daqueles que ainda nos restam, e poderemos fazer planos para os demais. Não vamos julgar que ele pode ser o último, ainda que possa mesmo sê-lo. Mas sempre vamos viver pensando no futuro, e vivendo o presente. Velhos ficam apenas lembrando do passado, esquecendo o que há por vir no porvir...
Devemos sempre saber fitar a linha do horizonte, tentando descobrir nossos limites, lá, onde o sol pode iluminar nossa esperança no futuro, e não apenas nos voltarmos para o passado que, afinal, embora possa ter sido de glórias, já passou. Ter lembranças gostosas é uma coisa, mas apenas viver delas é outra...
Temos que ter uma vida bem ativa, praticando algum esporte, ou praticando atividades intelectuais, ou ambas, que é para podermos sempre curtir adequada e prazerosamente o tempo que ainda temos de vida, e não ficarmos lamentando o que já fomos e sentirmos que a morte se aproxima. Ela vem de qualquer jeito, mas não precisamos chamá-la. Ela conhece o caminho, e saberá quando chegar. Deixe que ela mesma saiba hora e local...
As rugas também diferenciam velhos de idosos. Enquanto os idosos tem suas rugas marcadas pelo sorriso, pela alegria de viver, os velhos as tem marcadas pela amargura que marca seus dias.
Para finalizar, uma frase de meu guru L'Inconnu:
"Idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração."
Linda e definitiva esta mensagem, e com ela no coração, desejo a todos UM LINDO DIA, esperando que assim sejam todos os dias que ainda virão...
"Saber ser idoso,
É saber como é gostoso
Ter e curtir um amor...
Marcial Salaverry"
O sentido do amor
Amar não significa presença física
o amor se apresenta de formas diferentes
por vezes com palavras doces
e algumas com palavras duras
quem ama se preocupa
a cada dia com seu amor
quer saber como estás
se dormiu e acordou bem
amar é sempre está juntos
mesmo que separado pela distancia
amar é sorrir quando há o reencontro
é um abraço e um sorriso do amado
é matar a saudade com um eu te amo
a amizade é uma amor que nunca morre
os amigos são unidos pelo amor
amar é ser feliz com a felicidade do outro
e se entristecer se o amigo estiver triste
um amor de um amigo pode ser bem maior
que o amor de namorado,namorada ou algo do gênero
porque quando casais brigam entre si
ambos procuram um amigo para desabafar
e o nome dessa procura é confiança
é o amor,afeto,paixão
pelo amigo procurado
finalizo por aqui esse poema
trazendo a seu coração um amor imensurável
não há como descrever o amor que tenho a ti
apenas vou mostrando a cada dia
que Te amoo e que sempre estarei aqui
porque ao seu lado descobrir
que existe um espaço chamado felicidade
e pode está certa que na minha vida
nunca vai faltar esse amor que tenho a ti.
:É incrivel lembrar que existe uma dor pior que qualquer doar fisica. O amor que nao sentimos como aparece, sentimos quando somos forçados a nao sentir ele. O porquê? Eu nao sei. Mas essa dor so o tempo pode curar.
Nas esferas física, mental, emocional, espiritual ou estética, a natureza pecaminosa nos tenta a não dependermos de Deus.
Vemos uma sociedade violenta que é regida
por um Estado violento, que abusa da força física e dos impostos, não presta contas a ninguém."
A fundamentação de todo o caminho Sufi é Morrer antes de morrer!
Morra antes que você morra fisicamente. Morra como o "EU", para poder acessar o que realmente é! Morra para o ego, para que sua natureza possa voltar a florescer em seu existir novamente.
Morra para o passado, para o futuro para focar no Aqui e Agora. Para apenas ser este momento.. Morra para o conhecido, e estar assim aberto ao desconhecido.
Morra para a mente, para a emoção e volte a pulsar outra vez como parte desta existência.
A liderança eclesiástica que manda ou ordena a expulsão física dos seus membros, contrários às ordens internas da comunidade, sem depreciar o patrimônio ou distorcer a ordem social, está sujeita às leis dos homens e às leis de Deus, cujos atos não estão inseridos em nenhuma categoria das Escrituras nem da Lei Civil.
O amor verdadeiro é aquele que compreende a distância física, é aquele que ama o outro mesmo em sua ausência, é aquele que suporta as escolhas de cada coração, é aquele que entende que o amor vai além de uma presença física, dê uma posse, de um querer próprio, de um abraço e de um beijo. Entretanto, o amor é aquele que ama sem possuir, é aquele que ama sem exigir, é aquele que ama desejando que outro seja feliz, sem fazer parte da sua história de vida final.
A liberdade mais desejada, não é a física. Porque se nos encerrarem no pior dos cárceres, ainda assim, não estaremos ali, se não desejarmos ali estar...
“Quando nossa dor já não é mais física, quando ela vem de dentro, não existe remédio capaz de curar. Quando a dor está no seu ser ela dificilmente encontra o caminho pra ir embora. É como se ela morasse ali dentro, sabe, por mais que as vezes fique tudo bem, minutos depois ela vem a tona. Sai de dentro pra fora, as vezes em forma de lágrimas e as vezes em forma de silêncio.”
- Relacionados
- Frases de educação física que falam sobre a importância desta disciplina
- Filósofos na Educação Física
- Educador físico: frases para celebrar e valorizar este profissional
- Frases de esporte e educação para motivar e ensinar valores
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação