Educação Física

Cerca de 8319 frases e pensamentos: Educação Física

⁠O que somos, o que seremos...

O que seremos?
O que fomos?

Seremos o que fomos, mas fomos o que queremos?

Ao nascer já começamos a envelhecer...
Ser envelhecente faz parte da nossa natureza.

A criança bem instruída, tem muito mais chances nas escolhas do rumo de sua vida.

O Jovem aprendiz de si mesmo. Nossas ações são determinantes para as reações.

Quantos conselhos os mais velhos têm para nos ofertar?

Mas, quantos conselhos os mais velhos gostariam de ter tido a chance de também receber...

Ah! Quantas coisas hoje eu poderia ter feito diferente ontem...

Às vezes não foi por escolha consciente, mas por falta de instruções que poderiam ter me mostrado outros caminhos.

Mas que bom que a vida continua e ainda está acontecendo agora, e com o passado podemos oferecer novas oportunidades ao futuro de alguém... Ao nosso amanhã também.

Vamos dar as mãos nesta era que se inicia todos os dias ao nascer do sol, a era da evolução. Transformar profundamente a educação.
Quem somos?
Somos a revolução.

(Aline Salla Carvalho - inspiração matutina de um dia lindo italiano 03/08/21)

Inserida por aline_salla_carvalho

⁠Que nós pais, venhamos mimar menos, e saibamos educar melhor nossos filhos, neste mundo atual de valores invertidos. Para que a sociedade do amanhã, possa ter um pouco mais de esperança.

Feliz, dia dos pais.

Inserida por RCavalcante

⁠Professor, aprendeu e agora ensina.
De tudo aquilo que aprendeste, o quê realmente gostaria de ensinar ?
A educação brasileira aprendeu, mas desaprendeu.

Os professores nos ensinam a aprendermos .
Os professores estão e devem estar sempre atualizados.
Mas, quem transfere o que os professores devem nos ensinar, também deveriam estar atualizados.

Um educador de sucesso, é aquele que quando se trata de aprender, por conta dos erros e acertos prefere ser chamado como aluno, pois estará apto para reaprender. Muitos professores e outros educadores aprendam e ensinam, mas o ideal seria que todos praticassem a reeducação.

Inserida por leonardo_cestari

As armas eram canetas, livros, giz e quadros negros... Os heróis eram simples professores.

Inserida por pensador

⁠A maioria das crianças sofre de uma terrível falta de estímulo. O cérebro é como qualquer outro músculo; use-o e ele se desenvolverá. Ignore-o e ele atrofia.

Inserida por pensador

⁠A sapiência é o aprimoramento do indivíduo, consequentemente o aperfeiçoamento espiritual, por isso a necessidade da leitura e detenção de informação sincera e sem viés ideológico. O crescimento intelectual aumenta também o espírito.

Inserida por BasedPenna

⁠O adulto que trabalha e estuda, em sua nação, contribuiria em dobro.

Inserida por BasedPenna

⁠A verdade nunca importa para os corruptos de plantão.

Inserida por professorluislemos

⁠Tolerância, respeito mútuo, amor ao próximo, paciência e bondade são as melhores formas de lidar com as pessoas. Quando falta uma dessas opções a tendência é caminhar para o conflito, agressões e até mesmo para a violência.

Inserida por professorluislemos

⁠A leitura é uma faísca que incendeia o coração de quem quer ir além das aparências.

Inserida por professorluislemos

⁠"Se tudo o que nos restou deste caos político-social é a opinião. Então, opinião por opinião, que cada cidadão contextualize dignamente a sua."
Thiago S. Oliveira (1986 a).

Inserida por TH_Historiador

⁠Sonho com uma escola que não ensine, e sim, com uma escola que seja o aprendizado. Uma escola com conhecimento nos espaços e nas interações com todos. Um local para viver com vontade de aprender, de pertencer, de Ser .... e quem sabe, poderá até mesmo haver conhecimento nas aulas também.

Inserida por kikoarquer

⁠A provocação maldosa e desnecessária tem o poder de inverter os papéis entre mocinho e vilão.

Inserida por ALISON2

⁠o dinheiro chega até a mim de forma estratégica e organizada. Seja através do trabalho duro ou do trabalho inteligente. Dessa forma vou aumentando o meu patrimônio para ser usufruído de forma inteligente num futuro próximo.

Vinícius Santiago

Inserida por Marcosviniciussantia

⁠Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.

Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,

Inserida por MaxileandoLima

⁠A única forma de desenvolver empresas é desenvolvendo pessoas.

Inserida por admjulianacarvalho

Escola

Escola é…
O lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios,
salas, quadros,
programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
que alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente,
o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte
como colega, amigo, irmão.

Nada de ilha cercada de gente
por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas
e descobrir que não
tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo
que forma parede,
indiferente, frio, só…

Importante na Escola,
não é só estudar,
não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade.
É criar ambiente de camaradagem.
É conviver, é ser “amarrado nela”.
Ora é lógico...
Numa Escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
SER FELIZ!

Paulo Freire
FREIRE, Paulo. Escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, n. 7, p. 31-32, jan./jun. 1997.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu quero que o Brasil
Vença a competição
Não só a Copa do Mundo
Disputada por nação
Quero ver o brasileiro
Superar o estrangeiro
No quesito educação

Inserida por RomuloBourbon

"⁠Fala-se muito em tecnologia da informação no ambiente escolar e em investimentos tecnológicos, contudo, a realidade brasileira, no que tange ao uso da tecnologia no processo de educação, ainda é precária."

Inserida por marcuskrause

⁠"Na administração o amor de fato, quase nunca vem no ato, é sempre parte do aproveitamento do prato, que quando guardado, deve ser reinventado na espera de um fazer gostar para a surpresa de quem chegar no dia seguinte."

Inserida por sergiodalsasso