Educação e Instrução
O Estado não quer saber se você é analfabeto por falta de escolas ou ensino de qualidade, o estado não quer saber se você levou um tiro em um assalto e ficou paraplégico por falta de policiamento na rua, o estado não quer saber se você não consegue tratar alguma doença por falta de vagas nos hospitais.
O Estado só quer ver você pagando em dia os abusivos e altíssimos impostos que ele impõe para você sem nenhum centavo devolvido em prioridade ao cidadão.
Os pais que se dizem modernos, estão precisando urgentemente aprender o poder da palavra Não... A aprender hierarquia, demonstrar aos filhos que não são iguais, e sim que existem pais e filhos, e os filhos obedecem e respeitam e não ao contrário, como certas novelinhas de tv andam ensinando... Esta faltando princípios básicos nas famílias, como educação, respeito, demonstrar caminhos do bem e principalmente Deus. E umas palmadinhas nunca fez mal a ninguém...
A maior riqueza de um Professor é saber que colaborou, de alguma forma, para o crescimento intelectual dos seus alunos.
A beleza abre algumas portas num primeiro momento, mas só a capacidade e o bom caráter as mantêm abertas sempre.
Não é necessário levar ninguém à lugar algum, basta fazer com que alguém pense que irá chegar ao destino.
Uma mentira boa ou verdade duvidosa pode fazer bem aos ouvidos, mas é como veneno adoçado, disfarça o paladar, mas levará a morte do mesmo jeito.
A sedução com jogo de palavras é comum em púlpitos religiosos, comícios políticos e declarações de inocência.
Das tribunas saem histórias que se encaixam com a necessidade de cada indivíduo como que uma revelação do seu mais íntimo pensamento. Isto é muito perigoso.
Ao subir em uma tribuna para discursar, deve-se ter um objetivo em mente, se fazer ouvir por aqueles que querem ouvir e aqueles que não querem.
Quando os ouvidos ficam cativos a voz de um líder, este pode pedir o que quiser, mandar para onde quiser, mesmo sem saber para onde estão indo sabem que ouviram para seguir em frente. Isto é catastrófico.
A meritocracia diz que você cresce por mérito e quem não o faz é por preguiça ou descuido mas a verdade é que ninguém tem as mesmas circunstâncias durante o trajeto. Em outra instância, sob o lema da justiça, decide-se atacar um povo destituído de condições de defesa, num emaranhado político/econômico/ideológico.
E num ângulo bem mais próximo de nossa experiência diária, há aquelas situações em que nos deparamos com uma busca desenfreada por fazer tudo certinho, medir palmo a palmo os gastos e despesas, sem deixar nada de fora, no âmago por ser justo e correto. E nesse meio tempo, atropelamos quem nos surja pelo caminho, cegos em nossa integridade, a fim de não nos desviarmos das leis que impusemos a todos os que nos cercam. São lágrimas que ignoramos, mãos estendidas que não cabem em nossa justiça, um peso que devemos colocar sobre todos, sem ao menos perceber a distinta condição de cada pessoa.
Não, neste mundo cão não há espaço para a misericórdia. Não vivemos numa democracia, nem lutamos por coisa alguma além de uma vil e cruel meritocracia.
Será que seria o caso de começarmos por medirmos a nós mesmos se não vivemos recompensando somente os fortes, os esforçados, aqueles que atendem às nossas expectativas? Será que não seria o caso de olharmos o outro nos olhos antes de batermos o martelo da justiça, determinando um peso igual a todos que, tragicamente virá a massacrar alguns?
Será que não seria o caso de desmontarmos nossos sistemas de justiça, recompensa e punição, pararmos de ‘dar nome aos bois’ e analisarmos a vida humana acima dos sistemas políticos e econômicos?
É difícil ao ser humano aceitar a misericórdia, já que para isso é necessário se desarmar, se despir de suas ideologias e justificações, trazer o outro que o desafia no mesmo patamar para ouvi-lo, atender suas necessidades e promover a reconciliação.
Ideias como estas são por demais subversivas, já que não premiam o esforçado, o mais forte, nem o mais justo. Isso ataca nossos brios e nos coloca a todos no mesmo nível, sob a mesma condição.
A maior dificuldade em tudo isso é enxergar além dos rótulos, das ideologias, dos sistemas políticos e econômicos que já estão encrustados em nossa pele, em nosso sangue e em nossa história. O pensamento que é regido desde a infância pela meritocracia dificilmente sairá ileso caso decida fugir das linhas que limitam sua justiça própria. Pobre Rafaela Silva, em um país que qualquer mérito próprio é prontamente transferido para instituições, organizações e ideologias. Agora o exemplo dela é o exemplo de cada teoria, cada partido, cada movimento, cada politica. A vitória dela é um "tapa na cara" da direita, da esquerda, do machismo, do feminismo, da meritocracia... cada um usa a vitória dela como se de fato fosse seus. Ela deve as primeiras feministas, assim como deve aos primeiros militares, deve a esquerda pelas politicas de inclusão e pelo fim da meritocracia, deve a direita etc...
De repente ela deve a uma nação, não somos nos que devemos à ela por seu esforço, exemplo e dedicação, por conquistar uma medalha pra uma coletividade de sedentários que até ontem não sabiam sequer da existência da mesma e não possuem um pingo de patriotismo. E não querendo usar a vitória dela pra confirmar uma teoria minha, uso a reação da sociedade, diante da vitória de um indivíduo, para confirmar a teoria do "viés de confirmação", de David McCraney; "é ver o mundo através de um filtro uma compilação sobre pensamento irracional e auto-ilusão."
Somos uma coletividade de preguiçosos, vestindo o mérito alheio como se de fato fosse nosso. Enquanto a meritocracia continuar a ser empregada à futilidades e energúmenos desta e de qualquer geração ao invés de ser aplicada aos pesquisadores, trabalhadores, alunos, mestres e professores, que realmente merecem o valor do reconhecimento, o mundo caminhará para o caos.
A meritocracia tem que fazer parte da gestão escola, porque só há meritocracia se existir igualdade de condições.
Enquanto crianças, eduque seus filhos com muito carinho e amor, para que quando trocar de lugar com eles, passando a ser criança, eles, então adultos, cuidarão bem de você.
- Relacionados
- Frases sobre ensinar para iluminar caminhos e expandir horizontes
- Frases Curtas de Sabedoria
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação