Educação e Instrução
Vida que segue veloz
Ninguém educa ninguém
Ninguém se educa sozinho
A educação se edifica
No decorrer do caminho
É com o outro que se aprende
E por fim se compreende
Que o todo se constrói
Pedacinho por pedacinho
Dia-a-dia, pouco-a-pouco
Faço de mim quem eu sou
Por vezes sério, às vezes louco
Recebo tanto quanto me dou
E o mundo é o palco de todo ato
O outro, o alvo da minha ação
Aprender para ensinar o que de fato
Nos faz estrelas clareando este chão
Embora não encerremos
Por fim, nossa construção
Pois todo dia podemos
Viver uma nova lição
E nessa mágica viagem
Em que navegar é preciso
Seguimos juntando bagagem
Aprendendo com o choro e com o riso
Cada dia passado
Cada etapa percorrida
Nos torna mais preparados
Pros desafios da vida
Vida que segue veloz
Sem esperar por ninguém
Que cada vez mais feroz
Nos cobra o que a gente não tem
E tirando de onde não há
Colocando onde não cabia
É que o sonho se faz ao buscarar
No outro, o que a gente não sabia
E então chegamos até aqui
E a nossa tarefa é continuar
Tarefa que só se pode cumprir
Abandonando as certezas
Que insistimos em carregar
Pois quem já acha que chegou
Não precisa mais andar
Por isso, sigamos a nossa jornada
Tendo o horizonte como nossa meta
E que cada pedaço dessa estrada
Seja um pouquinho daquilo que nos completa
(Rogério Reis Benedito)
Um dos sinais dolorosos de anos de educação simplificada é quantas pessoas são incapazes de fazer um argumento coerente. Elas podem desabafar suas emoções, questionar os motivos de outras pessoas, fazer afirmações ousadas, repetir slogans, qualquer coisa, exceto a razão.
A Educação Física é a Dança no universo escolar, através da cultura corporal de movimentos, coloca os estudantes de pernas para o ar, de forma que eles possam ver o mundo por outros ângulos.
Duas coisas que serão sua, até mesmo quando você não estiver mais aqui, Sua Educação e sua Honestidade.
Um governo que não tem o esporte e a educação como pilastra da sua administração, é um governo insensível e sem compromisso com o povo que governa, para ele, o povo é apenas um número que o elege nas não tão confiáveis urnas, tornando-o semialfabetizado e doente.
(Sócrates Di Lima)
AUTOCONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
Todos aqui já tiveram acessos de tristeza ou desespero de origem desconhecida. Todo mundo já teve isso. Ora, se existe algo na tua própria alma que você não sabe de onde veio, existe, portanto, um conteúdo que é estranho a você. Ou seja, a tua alma é tão conhecida quanto uma cidade onde você acaba de desembarcar pela primeira vez. Você está perdido dentro de si mesmo. A tua alma é o instrumento pelo qual você conhece o mundo, mas se você a desconhece dessa maneira, quantos metros você espera avançar no caminho do conhecimento antes de ter limpado as lentes com as quais você vai olhar para este mundo? Uma certa limpidez de alma, um certo conhecimento do indivíduo por si mesmo, de modo que ele saiba de onde vêm suas emoções, de onde vêm seus desejos e o que o compõe efetivamente por dentro, são condições sine qua non da verdadeira educação. Não existe educação sem o efetivo autoconhecimento. Mas se num curso universitário de filosofia você levantar esse problema, dirão: 'Se você quer autoconhecimento que vá procurar um padre ou um psicanalista, pois nós estamos aqui para estudar filosofia'. Mas que raio de filosofia é essa que não se preocupa em saber se a alma do sujeito está habilitada para ela? Que raio de ensino é esse que não cumpre a condição da maturidade que Aristóteles e Platão colocam como condição básica para o estudo da filosofia? O que eu quero dizer é que ao longo dos tempos a noção de educação foi sendo perdida. Ela é conservada hoje apenas em núcleos muito limitados, em grupos de pessoas que sabem e continuam cultivando o seu verdadeiro sentido. Mas o ensino de massas, público e privado, não está dando às pessoas senão um grosseiro simulacro de educação.
"No futuro, a educação terá como objetivo aprender a arte do filtro. Já não fará falta ensinar onde fica Katmandu ou quem foi o primeiro rei da França, porque isso se encontrará em toda parte. Por outro lado, terá que se pedir aos estudantes que analisem quinze sites para determinar qual é para eles o mais confiável. Haverá que lhes ensinar a técnica da comparação"
O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o país precisam passar a enxergar isso. A saúde é importante? Lógico que é. Mas a educação de um povo é muito mais.
"Em um país que os políticos pouco se interessam pela educação, e os alunos pela instrução, os professores atrapalham a ambos"
Gratidão a mãe Terra pela minha educação. Aos espíritos amparadores por me dar a instrução guiando me na direção com cuidado e proteção.. Gratidão ao Universo por permitir que eu fizesse parte da grande consciência divina!
INSTRUÇÃO & EDUCAÇÃO
Do meu ponto de vista toda instrução sempre abrangerá a educação mas, cuidado! Não existe instrução sem educação. Podemos trabalhar o intelecto de alguém, seja ele adulto, jovem ou uma criança, preenchendo suas mentes com toda variedade de conhecimento, nesse caso estaríamos instruindo estes seres.
Mas, o cárater desse ser humano será forgado com a educação e, onde ela se consolida? No berço maior, dentro da família.
Portanto, a melhor escola ainda está em nossos lares, entre nossos pais e familiares. Na educação encontramos a raiz, não essa educação que tende a fazer pessoas instruídas mas, aquela que busca transformar este ser em humano. Aqui está a chave do progresso moral de um ser, de um país. É preciso cultivar ainda, na criança, o entendimento de bem viver e auxiliá-lo a colocar em prática, esses ensinamentos, no decorrer de suas vidas.
Pacientemente...
Ao ensinar, eu transformo a realidade de alguém, ao transformar ajudo alguém a crescer, feito isso é nosso mundo que sentirá os respingos...
É uma arte, educar!
Um pensamento de Allan Kardec
"...é pela educação mais do que pela instrução que se transformará a humanidade."
O desinteresse político pela instrução/educação de um povo e o desinteresse dos alunos, faz o professor atrapalhar a ambos.
A educação faz homens; a instrução faz sábios. A educação é o fim; a instrução é apenas um dos meios. A educação é, portanto, mais alta, mais profunda e mais extensa do que a instrução.
A educação e a instrução são conceitos profundamente distintos. A educação desenvolve as faculdades; a instrução dá conhecimentos. A educação eleva a alma; a instrução provê o espírito.
É errado confundir
O grau de instrução
De uma pessoa
Com a sua educação
Pois existem certas
Pessoas Intituladas doutores
Sem educação nenhuma.
Assim como também existem
Pessoas analfabetas
Doutoradas em educação.