Educação
Acredito que, deixar o mundo melhor do que encontramos é uma missão que só é possível ter sucesso, se tivermos a educação como uma forte aliada neste processo.
Os jovens poderiam vencer a presença da rebeldia, da desobediência e dos maus relacionamentos da sua geração, se promovessem o bem-estar emocional da mente, os valores da verdadeira educação e acolhessem todas as oportunidades para aperfeiçoarem os seus relacionamentos, se praticassem a paz, a alegria, o domínio próprio e os melhores momentos da vida social.
"Não diminuo o melhor de mim
em detrimento de o pior de ti."
-Portanto, fique INTRANQUILO,
minha educação não depende da sua."
☆Haredita Angel
"O aluno, ao iniciar a escola primária, e tão somente por isso, já está habilitado a ingressar um dia na universidade"
"O corpo discente terá um grande papel nesse processo, porque está mais liberto do que é velho no ensino universitário"
Me incomoda a falta de liderança, de homens e mulheres na UEPG que tenham coragem de liderar processos de mudança, enfrentar o autoritarismo, a monarquia reacionária, o conservadorismo pedagógico e político imperante na condução da mesma. Os líderes que surgem são ocasiões, messiânicos e a menor derrota, infantilmente se retiram do front, passando a viver às custas da vitimização. Levantai-vos!
Diário dos Campos - Ponta Grossa - 15 de julho de 2017 - EDITORIAL -
Será que os editoriais são curtos porque os jornalistas acreditam que a última coisa que o leitor lê seria o editorial de um jornal?
O editorial do DC de Ponta Grossa reafirma a antiga tese de que a família é a base ou o precipício do caráter. De fato, a família tem grande peso na nossa formação, ou pelo menos teve, como reitera o jornalista Marcos Silva. A questão é que os adultos de hoje, ao contrário do que afirma, já não foram educados de forma tradicional. Os modernos casais cujos filhos estão às soltas não foram criados pelos princípios da família tradicional brasileira (educação rígida, moral e cívica). O editorial ignorou que a sociedade é uma família ampliada e que é, quem, finalmente educa. Nossos filhos são produtos desse grande mercado, da onda de desvalores que correm as sociedades modernas pautadas no individualismo e na tecnologia. Quanto a geração "neném-neném" vale ressaltar que muitos pais são dependentes emocionais dos filhos, colocando sobre seus ombros relacionamento conjugal mal sucedido, viuvez ou vida solitária. Há um pacto silêncio em que a geração "neném-neném" exerce um trabalho de servir afeto e dar sentido ao vazio de pessoas com meia idade enquanto recebem sustento para sua falta de atitude, iniciativa e autonomia.
Professores de Língua Portuguesa - utilizem os sonhos dos seus alunos para produção de texto e ensino de gramática em sala de aula. Primeiro, solicite que tragam escrito, manualmente, o relato daquilo que sonharam na semana, no dia anterior ou algum sonho que os tenha impactado. Depois, escolha na sala alunos-revisores do sonho e por fim, discuta e debate os sonhos que forem possíveis nos 50 minutos de aula. Vocês estarão valorizando a história subjetiva dos seres humanos que constróem o mundo junto com vocês em sala, poderão conhecer os alunos e seus comportamentos e finalmente, terão material para ajudá-los em seus desafios para equilibrar suas personalidades. Vamos nessa?
Ser um professor inovador requer coragem, criatividade, determinação e o desejo sincero e profundo de melhorar a Educação.
A melhor estratégia didática que o professor faz uso em sala de aula, começará sempre pelo bom senso!
É uma pena que neste país a valorização do ensino seja apenas um discurso vazio dito por quem necessita tirar proveito da Educação, mas que não acredita em seus resultados.
No Estágio todos aprendem, desde o professor regente da turma, o estagiário, os alunos da escola, além do curso e da própria instituição de ensino.
"Muitas vezes damos as mesmas aulas que tivemos no passado para alunos que são de uma nova geração, que vivem um tempo único e totalmente diferente do nosso".
A ideia não é só formar um professor para atuar em sala de aula. É preciso formar um ser humano consciente, ético e responsável.
A ignorância atrapalha o desenvolvimento do Brasil. E a única solução para esse problema está na educação. Porém, nos últimos tempos muitas pessoas passaram a ter orgulho da própria ignorância.
Aprender dentro da diversidade; A melhoria no processo de ensino e aprendizagem em contextos multiculturais e bilíngues, como nas regiões de fronteira entre Brasil e Paraguai, exige um compromisso contínuo com a formação de educadores, a valorização da diversidade e a implementação de metodologias inclusivas. Ao reconhecer e integrar os saberes locais e globais, podemos criar um ambiente educacional mais justo e equitativo, que prepare os alunos para serem cidadãos do mundo, respeitando suas raízes culturais.
O que muitos pais, familiares, líderes e educadores ainda não sabem é que crianças e adolescentes não aprendem, nem assimilam nada, com longos sermões, ameaças, indiferença, gritos e castigos, mas com boas histórias, bons sentimentos, amor, interação; principalmente com os bons exemplos.
A verdadeira cidadania floresce quando cada indivíduo, com consciência e responsabilidade, contribui para o bem comum, fazendo da sociedade um lugar mais justo e harmonioso para todos.
04/05/2024
- Relacionados
- Frases de Filósofos
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 106 frases curtas para arrasar no feed
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação