Educação
A melhor ARMA que se pode oferecer à sociedade é a EDUCAÇÃO! Somente ela será capaz de eliminar o VÍRUS da IGNORÂNCIA, construindo uma sociedade menos DESIGUAL, capaz de DESARMAR pensamentos AUTORITÁRIOS que atacam MINORIAS e ao MEIO AMBIENTE.
Experiência de hoje, correndo atrás de documento e dependendo de funcionários da educação: só tirar alguma lição, quando a raiva passar. Já pensou ir 4 vezes ao departamento para conseguir uma certidão de tempo de serviço, no intervalo de 3 dias?! Agora submeter-me-ei as imposições do "Senaprev" ... Por aqui, quando você solicita a aposentadoria é como se estivesse roubando, parece-me que ninguém tem direito adquirido. Mas, eu compreendo, é assim que eles se sentem grande, humilhando os outros.
A educação está "sobrevivendo" no atual momento?
As aulas não presenciais trazem benefícios e ensinamentos a todos os alunos?
Os profissionais desta área estão preparados para reestruturar os seus conteúdos em modo digital do ensino infantil ao superior?
Haverá ou já há mudanças significativas por parte dos educadores e educandos durante as situações atuais?
As atividades remotas chegam a todos ambientes de maneira eficaz e ensinadora?
Os âmbitos escolares, a escolarização; o educar será o mesmo após o atualismo?
A educação por um todo continuará com os mesmos conceitos e paradigmas?
As plataformas de ensino são acessíveis a todos? É possível ensinar e educar remotamente?
Afinal, o que é a educação sem a própria educação?
Talvez hoje passe longe do que a maioria dos profissionais estão "acostumados", fazendo com que o(a) professor(a) renove suas formas e as adapte para colocá-las em prática na vida do aluno.
Assim como não se faz um educador da noite pro dia, não se faz educação do dia pra noite.
A educação de um modo geral precisa ser renovadora, ensinante, instrutiva e readaptada para todos os momentos e pessoas. O que seria dela sem o "mundo virtual"?
Educação também é saber mexer em um simples programa computadorizado; saber alinhavar uma vestimenta ou abordar um assunto coloquial. Utilizar uma linguagem popular. Educação é sair da "zona de conforto", "do famoso tradicionalismo".
Educação é o dia a dia; é o ontem que não é mais o hoje. Educação é cidadania; é o externo e interno de cada indivíduo composto de conhecimentos gerais; técnicas e teorias estudadas ou sobre a humanidade.
A educação é eclética e renasce a cada futuro que torna presente; é uma descontextualização. A educação é formal e informal de ideias e preceitos; é uma reconfiguração de métodos.
A educação é um conjunto de "seres, fatores, universos" num elemento humano; é a sabedoria desproporcional e proporcional ao homem, ser.
É a manifestação cotidiana de cada humanoide; é o quotidiano, consueto de cada existência humana.
A educação é a natureza; vivência e conexão a um processo de formação pessoal, profissional, social e principalmente real à espécie, porém não algo subespontâneo.
A educação tem sabor de realidade, mas de diferentes paladares; é um gosto de ensinar ou aprender, independente do que for ou seja, do que cada ser queira ou esteja em seu alcance para realização; de uma simples atuação para uma complexa atividade; de um simples algo a um abstruso.
A educação só não pode tornar um alimento ábdito.
Em educação, devemos conjugar mais o verbo ESTAR do que o verbo SER. Devemos estar atentos às respostas dos educandos aos novos desafios.
Não é possível democratizar a educação de um país sem democratizar sua economia e sem democratizar, por fim, sua superestrutura política.
Vivemos em um mundo onde trocamos a educação pela televisão, e o livro pelo celular. O resultado é uma valorização da ignorância, e um desprezo do conhecimento.
A educação deve não só transmitir cultura, mas também fornecer visões alternativas do mundo e encorajar a vontade de explorá-las.
Amor, paixão, educação ou a falta dela, a irresponsabilidade e o resultado desastroso da maternidade precoce.
O título daria um ou mais livros, mas minha opinião particular é de que a maioria da maternidade precoce tem como grande maioria uniões desfeitas e prole com grandes deficiências.
Fico por aqui.
A vida Acadêmica requer disciplina, devoção à educação, literatura, escrita e a cultura.
Na verdade, ser Acadêmico de uma Academia de Letras, é morrer para o mundo dogmático e pragmático, sendo referência de liberdade intelectual e espiritual.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
"Onde o governo foi parar no lixo e há sujeira para todo lado; ou onde a educação e a civilidade não são atitudes popularizadas; é difícil falar em politização, consciência coletiva e atitude de mudança"...
Investir em educação é sempre o melhor investimento que podemos fazer, pois a Educação amplia nossa visão de mundo, abre caminhos e oportunidade para nos tornarmos os seres humanos que nascemos para ser!
Se a educação for voltada ao desenvolvimento integral, permitindo que a criança reconheça sua verdadeira identidade, seu valor no mundo, suas capacidades, a importância da interação com o outro, e que não permita que se perpetue os maus hábitos que absorvemos de uma educação interesseira e competitiva, com certeza os conflitos não existirão.
Todos querem dar palpites na educação, mas raros são os corajosos dispostos encararem uma sala de aula no Brasil.