Eclesiastes frases
Frustrado ou satisfeito?
Eu odiava todo o meu trabalho em que trabalhei sob o sol. - Eclesiastes 2:18
Escritura de hoje : Eclesiastes 2: 17-26
O rei Salomão, que estudou diligentemente e trabalhou arduamente para alcançar objetivos terrestres válidos, percebeu que, com a morte dele, sua fortuna seria destinada a pessoas que não haviam trabalhado para isso e que poderiam usá-lo mal. Isso fez com que ele se ressentisse por causa de todos os dias "tristes" e noites sem dormir (2:23) que ele havia investido. Ele não está sozinho em se sentir assim.
Um advogado de grande sucesso me disse que muitas vezes se pergunta por que trabalha tanto. Ele disse que seus filhos e filhas estavam abusando de seu dinheiro e estragando suas vidas. Ele sabe que eles provavelmente vão desperdiçar tudo o que ele deixa. Outro homem que trabalhou duro e administrou bem seu dinheiro disse tristemente: “Todo meu trabalho duro! E meus filhos mal podem esperar que eu morra.
Salomão, no entanto, não permaneceu nesse estado abatido. Ele encontrou significado e satisfação através da fé em Deus. Ele disse que o contentamento interior é um presente de Deus para Seus filhos. Isso lhes permite desfrutar do fruto de seu trabalho (v.24). Deus substitui frustração por contentamento!
Quanto mais espaço dermos a Deus em nossas vidas, mais teremos “sabedoria, conhecimento e alegria” (v.26). Paulo resumiu assim: “A piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tim. 6: 6).
Refletir e orar
Ó Senhor, ajude-nos a nos contentar
com tudo o que possuímos;
E que possamos mostrar nossa gratidão
Com sincera gratidão. —Sper
O contentamento é o solo em que a verdadeira alegria prospera. Herbert Vander Lugt
O Mistério do Tempo
Ele fez tudo bonito em seu tempo. -
Eclesiastes 3:11
Escritura de hoje : Eclesiastes 3: 1-15
O tempo é um tirano que nos coloca sob seu controle. Pouco a pouco, faz-nos sentir e parecer mais velhos, pois incansavelmente nos empurra para o dia em que morreremos. O tempo determina quando plantamos ou colhemos, quando rimos ou choramos, quando guardamos algo ou jogamos fora (Ecl. 3: 1-8). E às vezes parece que somos apenas peões indefesos em um jogo cósmico.
Mas uma vez que entendemos que o Deus que estabeleceu o tempo e controla tudo é nosso Amigo, tudo parece diferente. Salomão disse que "Ele fez tudo bonito em seu tempo" (Ecl. 3:11). Isso nos permite confiar em Deus para tecer Seus propósitos amorosos para nós na tapeçaria do tempo. Há momentos em que sua beleza pode ser vista com clareza, mas em outros, o desígnio Dele permanece um mistério para nós devido às nossas limitações humanas.
Eu tenho um amigo que se encontra nesse dilema. Ele ainda é muito jovem, mas tem uma doença incurável que os médicos dizem que lhe permitirá não mais que 2 anos de vida. Estamos orando pela cura, mas ele está pronto para ir estar com Cristo. No outro dia, ele disse alegremente: “Estou em uma situação em que todos saem ganhando. Não posso perder de qualquer maneira. ”O“ porquê ”permanece um mistério para ele, mas ele está completamente convencido de que Deus“ tornou tudo bonito em seu tempo ”.
Refletir e orar
Deus nos dá o presente do tempo
Para usar da melhor maneira possível,
para viver cada momento em Sua vontade, de
acordo com Seu plano. —Sper
A visão correta da eternidade revela o valor real do tempo. Herbert Vander Lugt
Projetado para o companheirismo
Um cabo triplo não é quebrado rapidamente. -
Eclesiastes 4:12
Escritura de hoje : Eclesiastes 4: 7-12
Nós não funcionamos bem como solitários. Vi um velho amigo do ensino médio se tornar um recluso infeliz. Conheço um homem que ficou zangado com a junta da igreja, parou de frequentar os cultos e rejeitou todos os que tentaram alcançá-lo. Ele disse que não precisava de ninguém, exceto Deus. No entanto, ele era um velho infeliz que chorou e chorou quando ficou doente terminal.
Em Eclesiastes 4: 8, lemos sobre uma pessoa solitária que dedicou toda a sua energia à busca da riqueza. Ele não tinha tempo para amigos ou família. Ele trabalhou muito, mas sua riqueza não satisfez o vazio em sua vida.
Depois de descrever o homem solitário, o autor de Eclesiastes ilustrou as vantagens da comunhão e parceria (vv.9-12). Ele fez isso referindo-se ao valor e à produtividade de dois trabalhando juntos (v.9), de um ajudando o outro quando cai (v.10), de dois mantendo-se aquecidos nas noites frias (v.11), e de dois se protegendo quando atacados (v.12). O exemplo final, “Uma corda tripla não é quebrada rapidamente”, era uma maneira proverbial de dizer “há força nos números”.
Deus nos projetou com necessidade um do outro. Portanto, certifique-se de ter amigos e seja um amigo. Essa é a única maneira de cumprir o desígnio de Deus para a companhia.
Refletir e orar
Saí para encontrar um amigo,
mas não consegui encontrar um lá;
Eu saí para ser um amigo,
e amigos estavam por toda parte! - Anon.
A hora de fazer amigos é antes que você precise deles. Herbert Vander Lugt
Viver ou apenas vivo?
Lembre-se agora de seu Criador nos dias de sua juventude. -
Eclesiastes 12: 1
Escritura de hoje : Eclesiastes 12: 1-14
O que importa não é quanto tempo você vive, mas quão bem você vive. Algumas pessoas vivem 85 anos e fazem muito pouco. Outros vivem apenas alguns anos, mas ocupam esse tempo com serviço a Deus e aos outros, e sua influência permanece.
Muitas pessoas se preocupam apenas em prolongar a sua estadia aqui nesta terra e, portanto, esforçam-se por acrescentar anos a suas vidas. Todos os anos gastamos bilhões de dólares em remédios, vitaminas e dietas especiais para permanecermos vivos. E, no entanto, esquecemos que não é a quantidade de vida, mas a qualidade de vida e o que realizamos para o Senhor que torna a vida significativa. Somente quando dedicamos nossas vidas ao nosso Criador (Eclesiastes 12: 1,13-14) nossos dias na Terra contam para a eternidade.
Hoje, vamos procurar preencher as horas com serviço, adoração e trabalho para o Mestre. Se este é o nosso último dia (e quem sabe, pode ser), em vez de desperdiçá-lo sonhando com uma vida longa, ocupe-se em produzir frutos abundantes e ser uma bênção. Em vez de apenas vagar sem rumo pelas nossas horas e dias, vamos viver verdadeiramente.
Sim, a única vida que vale a pena (longa ou curta) é aquela que é servida ao Senhor e trazida bênção para os outros.
Refletir e orar
Toma a minha vida e deixa que seja
consagrada, Senhor, a Ti;
Aproveite meus momentos e meus dias,
Deixe-os fluir em louvor incessante! —Havergal
É melhor adicionar vida aos seus anos do que adicionar anos à sua vida. MR DeHaan
A HORA CERTA?
Leia: "Eclesiastes 3:1-13" Tudo neste mjndo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião ( v.1 )
Examine: Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia ( Salmo 139:16 )
Considere: Você está preso a alguma culpa inútil - achando que não está trabalhando o suficiente para servir a Deus ? A sua fé o libertou para servi-lo ?
Conheci cristãos que lutavam contra um sentimento de culpa por se recusarem a assumir uma nova responsabilidade na igreja ou numa organização para eclesiástica. Muitos achavam que ao não concordarem em fazer algo a mais, deixavam de "andar na fé". Contudo, todas estas pessoas têm bons motivos para serem cautelosas ao estabelecer suas propriedades. Algumas delas estão no processo de transição da vida de solteiro para a de casado, da vida de estudante para o mercado de trabalho.
Em Eclesiastes 3:1-8, a sabedoria reconhece que tudo tem seu tempo - nas atividades humanas e nas esferas da natureza. Há "tempo de procurar [ emprego, casamento e novos amigos ] e tempo de perder" ( v.6 ). Chega uma época da vida em que devemos abrir mãos de certos compromissos e concentrar nossa energia em outras tarefas - deixando de lado o que fazíamos no passado. Por exemplo, a mãe não deveria se sentir culpada por investir tempo cuidando do seu filho e não dispor de tanto tempo para servir na igreja como antigamente. É necessário que experimentemos estes momentos de mudança.
Apesar de toda atividade ter um tempo determinado, somente Deus pode saber realmente que tempo é esse ( vv.9-11 ). Nossa responsabilidade é tomar as melhores e mais sábias decisões e "...quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" ( 1 Coríntios 10:31 ).
J. I. Packer escreveu: "Devemos abandonar a falsa ideia de que a fé é demonstrada somente através do que fazemos para Deus. Com certeza, uma fé ativa e em crescimento produzirá frutos na vida de um cristão, mas na verdade, a fé bíblica demonstra aquilo que Deus, em Seu poder e graça, está fazendo por nós, e através daquele que crê em Deus."
Andamos pela fé quando confiamos em Deus para que Ele trabalhe em e através de nossas vidas - em tudo que fazemos. - Poh Fang Chia
Eclesiastes 1.14
Atentei para todas as obras feitas debaixo do sol,
e eis que tudo era vaidade e aflição do espírito,
Falei ao meu coração dizendo: sim, me engrandeci realmente,
permiti ao meu coração conhecer a grandeza, a loucura e o devaneio,
e percebi que isso também era aflição de espírito
Pois em muita sabedoria habita muito sofrer
e o que aumenta o saber, aumenta a tristeza.
O peso de nossos pensamentos.
Quando o escritor aos Eclesiastes disse “Há um tempo determinado para todas as coisas de baixo do céus”, a gente sempre imaginava coisas incríveis porque dias difíceis já eram rotina.
Mas o salmista já tinha deixado escrito "eu me deitei e dormi, acordei porque o Senhor me sustentou”.
As vezes a carga da caneta não consegue descrever as nossas histórias vividas ou vivenciadas, porque a vida é como um beat depois que começa não tem como parar.
As risadas com os amigos e as brigas que não podem faltar, o dia cheio de trabalho, os pensamentos a mil por hora, o mês está acabando e as contas já vem na cabeça... O legal da vida com dor ou sem dor não paramos de sonhar
No meio disso vem uma quarentena a gente se cuida, se previne, mas dentro de nós tem um desejo de furar a quarentena que seja para curtir com amigos ou louvar com a os irmãos.
Mas como dizem tudo passa igual uva passa, acredito que esse dias de turbulência vai passar.
REFLEXÃO DE ECLESIASTES
Ao chegar nesse mundo a única certeza absoluta que temos é que logo sairemos dele, isso é um absurdo que contraria até o mais esperançoso, pois afinal do que vale tanto trabalho? Tanta dedicação?
O resultado é o mesmo pro sábio e pro insensato, que absurdo!
Se realmente você nunca pensou sobre isso ou refletiu sobre esse fato absurdo, te digo, melhor que não tivesse nascido, pois será pego de surpresa pela realidade esmagadora da mortalidade e se na sua vida só trabalhou e nunca se alegrou, te digo, você não fez nada, absolutamente nada!
Mas o riso vazio e a alegria sem sentido também são vaidades que te fará viver uma vida falsa e no final nem vai saber do que realmente teve alegria e isso também é um resultado deprimente insuficiente e sem sentido!
Bem, se o foco no trabalho nem as alegrias terrenas não fazem valer a pena toda uma vida, então o que faz? O que pode transcender a limitação do tempo, o que nos fará jamais ser esquecidos?
Há uma resposta e ela está no criador, ele é a chave pra uma vida com um sentido realmente satisfatório, sem vans vaidades ou propósitos vazios, que é servir a Deus, temer a Deus, louvar a Deus e ser lembrado por Deus.
Vai lá, grave lembranças na mente do eterno, incomode quem realmente te fará ser lembrado, e no final você ainda pode, se ele achar graça claro, te levar pra morar com ele na eternidade e esse sim é o resultado que toda alma almeja, que todo ser aspira que, lá no fundo, todos nós queremos, transcender a morte e o tempo e continuar existindo.
Por isso olhe pra frente, isso aqui não tem sentido fora dos planos de Deus, é só cansaço e fadiga, pois daqui alguns séculos ninguém que você conhece e nem você mesmo estarão aqui e as próximas gerações farão tudo de novo, não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tempos de prosperidade geram felicidade; Tempos difíceis geram maturidade; Tempos de transição geram evolução; Tempos de decepções geram sabedoria; E no tempo de Deus se estabelece o destino.
Para Cada Pessoa Deus Tem um Tempo!
Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Moisés começou seu ministério aos 80 anos (Ex 7.7) e Davi foi chamado quando era jovem.
Pedro foi chamado primeiro do que Paulo, mas isso não quer dizer que Paulo estava atrasado.
Maria gerou filhos e filhas ainda nova, mas sua prima Isabel em idade avançada (Lc 1.7).
Calebe só tomou posse da promessa aos 85 anos de idade (Josué 14.7-14).
Cada pessoa no mundo se move no tempo de Deus, cada um tem seu próprio chronos ou fuso horário.
Se você analisar com calma, vai perceber que algumas pessoas parecem estar à sua frente, e outras vão parecer estar atrás de você.
Na realidade eles não estão na sua frente e nem atrás de você, cada uma está se movendo no tempo adequado para suas vidas; por isso não inveje os que parecem está a sua frente e não menospreze os que parecem esta atrás de você, pois cada um está no seu próprio chronos e você no seu.
O segredo é aguardar o tempo de Deus na sua vida; normalmente ele vem com a maturidade, independente da idade.
Então fique calmo, não se preocupe com quem parece está a sua frente ou atrás de você. Você não está adiantado e nem atrasado, mas no tempo certo de Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O autor de Eclesiastes usa o Sábio para levar o leitor a entender a transcendente singularidade e necessidade que temos de Deus. Nada neste mundo é base suficiente para termos uma vida significativa aqui. Se baseamos nossa vida no trabalho e nas realizações, no amor e prazeres ou no conhecimento e aprendizado, nosso viver se torna ansioso e frágil - pois as circunstâncias estão sempre ameaçando o próprio fundamento de nossa vida, e é inevitável que a morte arranque de nós tudo o que nos é precioso. Eclesiastes argumenta que a dependência existencial do bondoso Deus Criador – não apenas uma crença abstrata nele – é pré-condição para uma vida estável e plena de propósito.
Deus age nas Impossibilidades.
Aquilo que é Possível, faça você! (Eclesiastes 9:10)
- Quando você não tiver mais o que fazer, quando suas forcas se esvair.
Clame por Ele! (Lucas 1:37)
O Paradoxo da Sabedoria e do Sofrimento: Reflexões a partir de Eclesiastes 1:18 - Vinicius Monteiro Tito
Eclesiastes 1:18
“Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.”
Quanto mais conhecimento e discernimento adquirimos sobre as pessoas e o mundo, e quanto mais nos aproximamos da palavra do Senhor, percebendo as iniquidades deste mundo, as maldades e a decadência do ser humano, mais ficamos aborrecidos e sofremos. Estamos caminhando na contramão do mundo em direção a uma cruz. Na verdade, quando aceitamos seguir a Jesus Cristo, já estamos crucificados junto com Ele.
Jesus viu e sentiu na pele o amargor da traição, experimentou a perda de um amigo, sentiu o peso da ingratidão e carregou o peso dos nossos pecados, tudo isso sozinho em uma cruz. Jesus era sábio e sofreu. E nós, seres humanos, quem dirá? De que adianta viver para o mundo e perder nossa alma? De que adianta acumular riquezas neste mundo, se tudo o que conseguirmos aqui ficará para trás? Eu entrei neste mundo de mãos vazias e sairei dele de mãos vazias. “Pois você foi feito do pó e ao pó voltará” (Gênesis 3:19).
Então, eu pergunto: o que faz sentido para você? Ser sábio e infeliz, ou ser feliz e ignorante?
🔺sapienciais🔺
Estou envolvido no Livro de Jó 🔺Compreendendo os Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos e Sabedoria...🔺
J.'. e P.'.
"Eclesiastes é o livro que mais gosto da Bíblia, pois me ensinou a usar coisas e amar pessoas, principalmente a família".
Anderson Silva
Meu Eclesiastes 7:2
"A percepção de uma finitude, pluraliza.
A morte é a régua que nos nivela!
O desejo de ser singular precisa gerar revolta interna. Por sermos seres finitos, precisamos buscar aquilo que é eterno."
Eclesiastes
Há quem diga que o livro de nome Eclesiastes não é inspirado e não faz parte da Bíblia ! Mas este livro é tão inspirado como os outros livros. É um livro escrito pelo Sábio Salomão. Ele é um conjunto de verdades e conselhos práticos, que devemos aplicar à nossa vida! São conselhos totalmente verdadeiros, para a nossa felicidade e que só vamos ser infelizes se os não aplicarmos à nossa conduta moral! Devemos seguir cada um deles! Ou seja se queremos viver, temos quer ter sabedoria, conforme este livro nos ensina! Só um exemplo " Busca o teu criador nos dias da tua mocidade, para que não venhas a dizer não tenho nenhum contentamento, agora em velho!" e " Melhor é ir à casa onde está o luto, do que à casa onde está a alegria, porque aí os vivos aplicam isto ao seu coração!" E há muitos outros assuntos, que o homem só faz bem em fazê-los
Vida, Morte e Renovação
Eclesiastes 12:7, nos lembra que nós, seres humanos, somos feitos dos mesmos elementos que a terra, a água e o ar. A vida é uma jornada cheia de aprendizado e transformação.
Enquanto buscamos entender o sentido da vida, enfrentamos muitos desafios que testam nossa força e compreensão. A ideia de "pagar pelos pecados" nos faz pensar sobre nossos erros e o que podemos aprender com eles. A verdadeira sabedoria aparece quando aceitamos nossos erros e aprendemos a seguir o fluxo natural da vida.
Aceitar a vida não significa desistir, mas sim abraçar o que ela tem a oferecer. Isso significa entender que há um tempo para tudo: plantar e colher, rir e chorar, lutar e descansar. Quando aceitamos essa dança da vida, encontramos paz e equilíbrio. Cada experiência, boa ou ruim, nos ajuda a crescer.
No final, ao entender que fazemos parte de um ciclo maior, lembramos da nossa conexão com a terra. Assim como as folhas caem e se decompõem para nutrir novas plantas, nossos corpos também voltam à terra, fechando o ciclo de vida e morte. Essa compreensão nos encoraja a viver plenamente, a buscar propósito e a valorizar cada momento sem apegos ao corpo físico.
Que possamos reconhecer a nossa fragilidade e a beleza de sermos humanos. Que possamos viver com gratidão, aprendendo a fluir com a vida e a encontrar equilíbrio em meio às dificuldades. E que, ao final de nossa jornada, devolvamos nossos corpos à terra com a certeza de que vivemos de verdade, entregando nossos corpos sem drama ou apegos, porque aqui nascemos e aqui fica nossa casca, como a cigarra, enquanto continuamos nossa jornada em um novo ser.
Vida, Morte e Renovação: Reflexões Simples
Eclesiastes 12:7, nos lembra que nós, seres humanos, somos feitos dos mesmos elementos que a terra, a água e o ar. A vida é uma jornada cheia de aprendizado e transformação.
Enquanto buscamos entender o sentido da vida, enfrentamos muitos desafios que testam nossa força e compreensão. A ideia de "pagar pelos pecados" nos faz pensar sobre nossos erros e o que podemos aprender com eles. A verdadeira sabedoria aparece quando aceitamos nossos erros e aprendemos a seguir o fluxo natural da vida.
Aceitar a vida não significa desistir, mas sim abraçar o que ela tem a oferecer. Isso significa entender que há um tempo para tudo: plantar e colher, rir e chorar, lutar e descansar. Quando aceitamos essa dança da vida, encontramos paz e equilíbrio. Cada experiência, boa ou ruim, nos ajuda a crescer.
No final, ao entender que fazemos parte de um ciclo maior, lembramos da nossa conexão com a terra. Assim como as folhas caem e se decompõem para nutrir novas plantas, nossos corpos também voltam à terra, fechando o ciclo de vida e morte. Essa compreensão nos encoraja a viver plenamente, a buscar propósito e a valorizar cada momento sem apegos ao corpo físico.
Que possamos reconhecer a nossa fragilidade e a beleza de sermos humanos. Que possamos viver com gratidão, aprendendo a fluir com a vida e a encontrar equilíbrio em meio às dificuldades. E que, ao final de nossa jornada, devolvamos nossos corpos à terra com a certeza de que vivemos de verdade, entregando nossos corpos sem drama ou apegos, porque aqui nascemos e aqui fica nossa casca, como a cigarra, enquanto continuamos nossa jornada em um novo ser.