Dúvidas
A sabedoria de admitir nossas dúvidas potencializa nossa interação com mentores dispostos a nos ensinar.
A insistência pode ter resultados satisfatórios quando não é acionada às escuras e carregada de dúvidas.
Queria entender o porquê desperdiçamos a vida preocupados com o que os outros vão pensar , com que os outros vão dizer ao nosso respeito , seguindo regras e moralismos aparentemente , preocupados como está o cabelo , como está o corpo , qual roupa vestir pra não sermos considerados loucos ou descuidado ,se o significado da vida está em sermos quem que quisemos ser , em ser feliz ,em destruubir amor por onde passar , queria entender porquê e quando nos tornamos robôs com uma lista longa a ser seguidas passo a passo desde o nascimento até a morte , porquê desperdiçamos a vida tentando viver de uma forma que alguém inventou ser a certa e aceitável ?! Eu quero algo mas além disso , só não sei o que , porque isso talvez seja o ingrediente secreto pequeno mas que faz toda a diferença e muda todo o sabor no preparo ,que ninguém teve a coragem de contar .
"Remoer o que já se passou é adubar o terreno do 'se', sufocando-se numa floresta de possibilidades; não mais que possibilidades."
("Eu matei JK". Editora Pandectas)
Quantas vezes nos vemos diante de uma encruzilhada...
Por qual caminho seguir? Começar? Recomeçar? Terminar?
Em quem acreditar sobre o que fazer?
Máscara, isolamento, distanciamento...
Fazer ou não fazer, eis a questão, que pode até afetar a razão...
Osculos e amplexos,
Marcial
CERTAS DÚVIDAS QUE SURGEM NA VIDA
Marcial Salaverry
Não podemos duvidar de que para se falar sobre dúvidas, nunca se poderá ter uma certeza absoluta, pois sempre haverá alguma dúvida a ser dirimida, e se disso duvida, basta olhar a situação atual, o que nos faz pensar e analisar o pensamento que nos foi legdo por Shakespeare:
"Muitas vezes são as dúvidas traidoras que nos fazem perder o bem que nosso talvez fosse, se o receio de tentar não existisse..." ou então, "SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO..."
Nunca é demais repetir as palavras de nosso jovem amigo Shakespeare, pois para falar sobre dúvidas, sempre existirão algumas dúvidas, sempre haverá alguma polemica, talvez algumas controvérsias, e para isso existe o livre arbítrio, e cada um tem sua maneira de ver e viver a vida, em quem acreditar ou o melhor a fazer...
Sempre que nos encontrarmos diante de uma encruzilhada, estaremos diante de um terrível dilema, sobre qual caminho seguir. É claro que dificilmente escolheremos o caminho mais difícil, pois nossa tendência, será optar pelo que se apresente mais fácil. Acontece que nem sempre esse é o ideal, principalmente na situação atual, quando o que mais existe são dúvidas, provocadas pelo excesso de falsas notícias, e de notícias muito alarmantes...
Essas dúvidas, que nos fazem procurar o caminho que aparentemente nos faça correr menos riscos, faz com que deixemos de abrir a porta para a felicidade entrar. Quantas e quantas vezes deixamos de abrir a porta, apenas pelo receio de tentar algo diferente, receio de nos desestruturarmos, de encarar algo novo, uma mudança, ou mesmo aquilo que nos seja desconhecido. Nem sempre nosso espírito aventureiro prevalece.
Esse medo poderá nos fazer perder grandes coisas. Mas nunca é fácil mexer com algo que vem bem estruturado, estabilizado. Realmente, isso é complicado. Eis o terrível dilema. Mudar ou não mudar, crer ou não crer, eis a questão...
É aquele velho chavão, de que nunca se deve trocar o certo pelo incerto, ou o seguro pelo inseguro. Essa dúvida muitas vezes nos faz permanecer na mesmice, levando-nos a não aceitar novos desafios, que talvez nos trouxessem algum crescimento, mas iria exigir algumas mudanças.
Por vezes, teríamos inclusive, que reorganizar nossa vida, o que talvez fosse nos obrigar a certas renúncias em nosso modus vivendi. Claro que sempre teremos receio de encarar mudanças assim tão radicais. Esse receio é normal, já que teríamos de começar tudo de novo, com algo que se nos afigura incerto, e sem as seguranças já adquiridas, e é preciso considerar que nunca é fácil um recomeço. Mas, por vezes esse é o caminho. Aquele que vínhamos trilhando já se mostra desgastado. Só temos que saber pesar bem os prós e os contras, para poder tomar a decisão correta, ainda mais quando uma crise surgida do nada nos impõe a necessidade de fazer algo de novo...
Nunca se devem fazer mudanças radicais, sem um bom estudo da famosa lei das probabilidades. Mas nunca é tarde para mudanças radicais, desde que elas se revelem profícuas. E uma vez que a decisão for tomada, é atirar-se a ela sem mais hesitações, para não perder o bonde da história.
Como experiência pessoal, posso dizer que já mudei tudo e recomecei minha vida diversas vezes. Sendo que em algumas me saí bem, mas em outras não, quando não soube avaliar bem a situação, mas sempre foram experiências de vida, que se revelaram muito válidas, e me valeram muito com certeza... Nunca tive tempo para me arrepender ou não de algumas delas, pois o arrependimento é difícil de ser admitido. Cheguei a me arrepender, algumas vezes, por não ter tomado uma decisão, ou por ter demorado a tomá-la.
Destino, livre arbítrio, escolha... bonitas palavras, que dão mesmo muito em que pensar. A vivência nos vai ensinando a viver, desde que saibamos aproveitar as lições que ela vai nos deixando, e assim, para chegar a um estágio ideal, apanha-se bastante, e ainda depois, continua-se apanhando, pois nascemos, vivemos e morremos, sempre aprendendo algo, e sempre devemos saber tirar proveito dessas lições, procurando retificar erros e ratificar acertos...
Quando tais dúvidas surgem em nossa vida amorosa, penso que a linha de conduta deve ser a mesma. Se um relacionamento estiver desgastado, e chegar-se à conclusão de que não tem mais jeito, o ideal mesmo é partir para outro. Mas é claro, antes de uma medida radical, há que se pensar e analisar bem a situação, para ver se realmente a solução é essa. Quantas vezes um bom diálogo, um bom acerto de contas endireita situações que estavam tortas, e se tivessemos nos precipitado, perderiamos a chance de um gostoso recomeço... Ponderação, é a palavra de ordem, para ajudar quando as dúvidas surgirem...
Pensemos, pois, e com esses pensamentos, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, ficando em casa se necessário for, mostrando que sabemos nos amar e amar aos demais...
Eu quero alguém para ficar do meu lado, alguém que me abrace e diga que tudo vai ficar bem, quero ser de alguém mesmo que essa pessoa não seja minha. Eu não quero um namorado, amante ou ficante eu quero alguém que fique comigo não um amigo ou melhor amigo.
Eu não quero um amor eu só quero alguém, pensando bem eu não sei o que eu quero eu só sei que quero algo.
"Na vida não existem certezas. Apenas dúvidas das escolhas não feitas. A dúvida só se transforma em certeza quando a dúvida do não ter escolhido dar lugar a dúvida do escolher. Mesmo que o fato de escolher gere dúvidas."
Ivanildo Sales
Tema: Porque ?
Do que adianta
Mostrar o sol, a quem não pode ou não quer ve-lo.
Do que adianta
Fazer sentir a brisa do mar, a quem não a percebe
ou não a quer sentir.
Do que adianta
Levar uma flor, a quem não quer ou não pode
observar a beleza ou abrandar a alma com seu perfume.
Do que adianta
Mostrar as estrelas, a quem não quer ou não pode
mensurar, a pequenez do ser humano mediante o universo.
Do que adianta
Falar e mostrar o amor, a quem não pode ou não é capaz
de senti-lo na alma.
São Paulo escreveu:
- Ainda que eu falasse a língua dos anjos e do homem, sem amor nada eu seria.
Divago então, do que adianta amar, a quem não pode ou não é capaz de amar e ser amado ?
Do que adianta
Ter como princípio de vida a frase:
“O mais importante na vida a aprender, é amar em troca amado ser” .
Se o amor sentido só demonstra ter caminho de ida.
As religiões, filosofias, seitas e grupos que pregam o bem, ensinam:
“É amando que se é amado.”
Mas a vida te prova, que você amará mas não será amado,
Isso se for capaz de amar.
Os dias te provam, que você promoverá o cultivo do amor, porém perceberá que as sementes que você planta, apodrecerão antes de germinar, ou germinarão porém o mundo e seu cotidiano, a sufocarão e matarão, sem dó nem piedade.
Amar-se, é primordial, base de toda vitória no planeta, a vida te ensina isso, e você a duras penas aprende.
Mas tua alma te cobra “amar-se e amar alguém”, você então ama, materializa o sentimento em atitudes, palavras, atos, mas sente-se amando sozinho.
Qual a ciência, comprova e ensina onde está o correto ?
Qual teorema, tese, elementos químicos, podem te ajudar a compreender essa “lógica ilógica”.
As liturgias, literaturas e ensinamentos dos que chamamos e consideramos “com mais experiência”, nos ensina a lutar por este amor “lógico e ilógico”.
Mas os dias te ensinam que isso é correr em um circuito redondo, sem largada e sem chegada, que você estará sempre atrás, e o máximo que conseguirá é alcançar por segundos o amor que corre a sua frente, e estes segundos são tão ínfimos, que muitas vezes nem se pode senti-los ou vivencia-los, pois a vida vai impor que se seja mais veloz, e você ficará para trás novamente, impelido pelo devaneio de amar e ser amado, de dar as mãos a este amor e seguir em frente lado a lado, “sendo isso dentro de você, não um devaneio e sim uma certeza”, correrá mais rápido, utilizará todas as forças do corpo e da alma, para alcança-lo novamente, e novamente por poucos segundos tentar vivencia-lo.
E assim se vai vivendo, se pode-se chamar isso de vida, pois nem o que é vida na realidade sabemos com certeza, então chamemos de existência.
Assim se vai existindo, dia após dia, hora após hora, segundo após segundo, gritando a plenos pulmões aos quatro cantos do universo,” o que desejas de mim ?”, pois se faço o que desejas me deixas na solidão... se não faço condena-me a solidão novamente.
Um pergunta que não cala na alma é, como fazer alguém que não enxerga e não entende o que é ser amada apenas por ser amada, sem outro mais e nem porque, compreender e “apenas” enxergar isso?
Não falo nem em vivenciar, falo apenas em “compreender e enxergar”.
Mas a reposta é sempre a mesma, o silêncio total do universo, de Deus, da natureza ou seja de quem for.
Um silêncio gélido, ferino, mortal, que te joga novamente no turbilhão de sentimentos e sensações que somente ferem mais ainda a alma, ofuscando e apagando paulatinamente os resquícios de Luz que ainda possam existir dentro de você.
Uns chamariam se exposto tais argumentos sentidos e vivenciados no coração e alma de insegurança, fraqueza e até mesmo de bobeira.
Outros , bem outros não sei...
Somente sei o que sinto e penso, não posso escrever sobre o que outros sentem e pensam, pois cada um sabe de si, somente sabemos sobre o que há ou acontece dentro dos outros, quando em sincera conversa se é deixado claro.
Mas de sentimentos verdadeiros, só se fala a quem realmente confiamos, pois é arma certa a ser usada por quem não é verdadeiramente amigo e confiável.
Assim vamos seguindo “em frente”, acho eu, não compreendendo, mas, não se pode “acabar” com tudo, a obrigatoriedade de ficar no planeta vivendo ou sobrevivendo sem um solo firme, composto de verdades imutáveis é imperioso, porém inalcançável.
Passasse por um planeta, por uma existência, em busca não da Pedra Filosofal ou dos Segredos Universais, mas sim em da co-existência ou da vivência, lado a lado em equilíbrio com “aquela” pessoa, que sentimos na alma que nos completa e que a completamos.
Filosofia ? Utopia ? Divagações ? Devaneios ?
Não sei, somente sei, o que tenho dentro de mim, e o que tenho como verdade IMORTAL E IMUTÁVEL.
Creio na busca e no encontro com um outro ser que está neste planeta, e que ao ser encontrado, apenas com seu olhar, saberemos no mesmo instante que a “odisseia”, chegou ao seu fim, que a busca terminou, e assim uma nova existência se iniciará, a busca pelo equilíbrio perfeito, tão desejado, mesmo que passível de ser utópico, possa ser alcançado.
Problemas exitem, existiram e existirão sempre, pois fazem parte da vida no planeta, mas os problemas do mundo, de forma alguma em momento algum poderão afetar, nem mesmo arranhar o sentimento entre essas duas almas que se encontraram.
Pois sentimento é éter, é intocável, e problemas sejam eles quais forem, é mundano, físico, palpável.
Para vencer os problemas do mundo, tendo encontrado esse verdadeiro porém “lógico ilógico” amor, ganhamos mais força, pois não estamos mais lutando sozinhos, temos agora um parceiro ou parceira para vencermos gradativamente os problemas que o mundo nos impõe.
Seja lado a lado nas batalhas do cotidiano, seja no silêncio de um olhar, seja em um abraço forte... não à uma receita universal para o sucesso, o que há, é o “não haver” da solidão da alma.
Romantismo literário ? Divagações de um sonhador ? Bela imagem, porém inviável ?
Chamem do que quiser, para os poucos seres no orbe que tem a coragem de expor sentimentos sem véus, isso é uma certeza.
Para outros que sentem porém não se expõem, um sonho calado, obscurecido pela obrigatória física do planeta.
E para outros... um monte de bobagens, que não levam a nada e não passam de ilusões e falácias.
Como um velho ditado diz:
Somente sei, que não sei.
E assim foi, é ... porém espero que um dia não seja e nem será mais, um dia o sentir apenas por sentir, o amar apenas por amar, vencerá os porquês, poréns e senões... as lógicas, pois amar não tem lógica, não tem porque, nem porém e muito menos senão, AMAR É APENAS, AMAR, SER AMADO É APENAS, SER AMADO, e ponto final.
O resto é apenas resto, não é imutável, etéreo, imensurável, é apenas resto.
Englobando por resto, a luta pela vitória no mundo, social, econômico, financeiro, e chamando tais situações de resto, pois não são transcendentais, são do mundo e aqui ficarão quando nossa existência no planeta findar, porém os sentimentos verdadeiros e acima de todos o VERDADEIRO AMOR, transcenderá a passagem ou se preferir chamar assim... transcenderá a MORTE.
Do planeta nada de leva, como algumas pessoas falam, caixão não tem gavetas e mortalha não tem bolsos.
Termino por aqui, em meio ao turbilhão de pensamentos, sentimentos e dúvidas.
Deixando apenas uma pergunta ao universo:
Porque ?
Duvidei um dia do amor.
Duvidei que pudesse tocar.
Duvidei consentir te hospedar.
Duvidei me deixar abraçar.
Abeirou- se e me encantou.
Acreditei novamente no amor.
Sou um girassol 🌻...
Sempre girando em busca da luz...Encher-me de luz e não escuridão.
Tudo que é banhado pela luz se torna evidente e não deixa dúvidas desnecessárias...
DUVIDAS
A dúvida é fundamental numa relação entre humanos, pois ter certeza absoluta de tudo chega a ser irresponsável.
Todos os nossos conflitos pessoais giram em torno destes momentos de incertezas. As pessoas com alguma cultura ou discernimento, sempre estarão vivendo este dilema, imposto pela dúvida, enquanto que para os mais simplórios e ignorantes isto não acontece, pois estes sempre estão na certeza de tudo. Para que cada certeza razoável possa existir terá que haver dezenas de outras razões para que a dúvida prevaleça. Ou seja, fica muito difícil usarmos de sensatez dentro de um mundo, beirando a insanidade. Se passarmos a acreditar naqueles que prezam e buscam pela verdade, confiaríamos neles, após as encontrar? Sempre iremos nos abalar frente às dúvidas de nossas próprias convicções. Em nossas conveniências, muitas vezes preferimos nos enganar, se isto nos render algum prazer do que termos certeza daquilo que possa nos desagradar. Nossa sabedoria é avaliada pelo tamanho da lista de nossas dúvidas, por isto procuro ficar sempre no equilíbrio entre duvidar de tudo e acreditar em tudo, pois de um lado ou do outro minha ignorância seria totalmente escancarada. É preferível a angústia de uma dúvida do que a morte pela mentira e até a insuportável dor da verdade, porém pior do que a dúvida de um talvez, ou a certeza de um não, será tua constatação da falta de “apenas um triz” para ter vencido. Será muito melhor termos uma incerteza na mente do que a fatalidade de uma certeza consumada. Saberás estar no caminho da certeza ao encontrar a dúvida de sua dúvida. Para aqueles que nada sabem, como poderão duvidar de alguma coisa? Nada mais nos dará tanta certeza quanto à certeza de uma incerteza. Se uma despedida pode ser tão sentida, imagine se ainda tiveres na duvida de um retorno?
(teorilang)
Use as dúvidas e as descrenças das pessoas ao seu redor como combustível para você alcançar o que tanto almeja. Nunca se esqueça que os humilhados serão exaltados.
Sentimentos e dúvidas
*Ju Assunção*
O medo de magoar alguém
Pode lhe fazer refém
Você luta porque acredita
E torce para sua prece ser atendida
Você desabafa
E rasga sua alma
Na esperança que
Isso lhe traga
Um pouco mais de calma
Suas emoções foram despidas
Suas angústias reveladas
O medo lhe deixa apavorada
Será o início de uma
Nova jornada?
O silêncio já revelou
Que essa batalha
Ninguém ganhou
O amor que você jurou
Será que acabou?
As emoções que existem aí dentro
Se tornaram um tormento
Transformando cada momento
Em um enorme sofrimento
Deixar você ir
Passou a ser uma opção
Mesmo que isso
Arrebente seu coração
Não sei qual seria
A outra opção!
O silêncio fala por si
Será que é hora de partir?
Só basta refletir!
TODOS IMPORTAM
Eis o fato, todos importam.
E estamos sem opção totalmente ligados, uns dependendo dos outros, os suportáveis e os insuportáveis.
E comeremos os frutos de nossa ignorância ou sabedoria, da inércia ou das ações, das verdades ou das mentiras, do egoísmo ou do altruísmo, enfim... estamos todos ligados por um fio quase que invisível para uns, totalmente invisível para outros e visivelmente assustador para maioria:
o bom senso.
O fato não é se somos ou não insuportáveis em nossas convicções, o fato é que quando se trata do coletivo nem sempre não suportar a situação é uma opção, afinal a morte não respeita vaidades, e querendo ou não, despertará a todos para a realidade de que no fim o sentimento é único
" TODOS IMPORTAM! "
Sê a tua inspiração. Cada caminho com seus percalços e dúvidas. Siga com sabedoria e conseguirás alcançar o teu objetivo.
Eu te desejo...
Que um beijo te traga a calma;
Que um beijo te limpe a Alma;
Que um sorriso te contagie;
Que um abraço te religue; te reinicie através da pureza de um coração;
Eu te desejo que a imensidão deste mundo vasto, te faça perceber que o inefável as vezes pode ser tocado;
Que a intenção de um bem querer, supere todos os maus quereres;
Que você aprenda que, nem sempre é um bom motivo, mas que em meio a tudo isso, podem existir motivos bons;
E quando houver um encontro, que seja de Alma pra Alma, e que te lembre de deixar de lado, as máscaras que ainda precisa usar.
Que você encontre alguém, que o eleve mentalmente, emocionalmente e espiritualmente, alguém que ressoe com a tua frequência;
Transformando tudo, em uma só essência;
Que você esbarre em alguém que compreenda seus medos e defeitos, e que mesmo assim, te ajude a se elevar, que beije suas cicatrizes, até nunca mais sangrar;
E que você ao receber, também saiba retribuir, ajudando a transcender, toda escuridão em luz, e todas as dúvidas em certezas.