Doutrina
Os conselhos e ensinamentos dos homens quando não seguidos, podem ou não trazer prejuízos para vida, mas as sãs doutrinas quando não obedecidas, trazem prejuízos para esta vida e para eternidade.
Nossa natureza humana é má, ou diríamos, nossa natureza humana é desumana. E como tal, o homem tem um desejo intrínseco e natural pelo ego tirânico. A natureza pecaminosa do homem sem as virtudes do Criador o acarreta ao egocentrismo idealista exercendo forte influência em suas decisões individualistas.
Livro: Servir, o maior dos desafios
Muitas, não todas, e não poucas igrejas atualmente estão longe de estar praticando e pregando como deveriam segundo o legado pré ordenado por Jesus Cristo, em conformidade com as Escrituras Sagradas. E exortar esta verdade não é pecado e nem crime! Trata-se apenas de zelar por aquilo que é de responsabilidade de todo cristão, sendo teólogo ou não. Lembrar-se-á a virtude que nos compete como sérios teólogos: Secundum verbum Dei, ecclesia reformata, semper reformanda!
Eu vejo algumas pessoas profundamente religiosas que vivem na igreja (ou outros locais de culto) e que seguem rigorosamente todos os rituais doutrinários da sua religião (muitas vezes sem compreender completamente o significado, ou real necessidade, de tais rituais).
Mas que, no ambiente de trabalho, não cooperam com os colegas; patrões que não reconhecem efetivamente seus colaboradores; líderes que competem e humilham a equipe; colaboradores com atitudes desmotivadoras e fofocas, prejudicando assim o bom funcionamento da empresa onde todos dependem dela.
Na rua, demonstram intolerância com desconhecidos ou vizinhos; adotam uma postura agressiva, egoísta e inconsequente ao volante. Em casa são folgados e acomodados na relação com seus cônjuges ou outros familiares; não dedicam tempo suficiente aos filhos nem os educam adequadamente; não contribuem para as responsabilidades domésticas necessárias para o bom convívio.
Com os amigos, revelam-se invejosos ou falsos; com clientes, demonstram ganância ou negligência; com fornecedores e prestadores de serviços, agem de maneira mesquinha ou desonesta; e, com atendentes, são autoritários e mal-educados.
Nas redes sociais, projetam uma imagem aparentemente perfeita, mas na vida real não correspondem àquilo que mostram ou à forma como se veem.
A religião e a doutrina não promovem, por si só, uma transformação nas pessoas. Os rituais muitas vezes se tornam ações automáticas, realizadas por repetição, sem um verdadeiro entendimento ou critério.
Se a conversão não partir de um processo interno, não será genuína, e qualquer esforço externo será inútil.
Os frutos dizem tudo sobre a árvore e são mais essenciais do que os dons. Pois os dons podem ser simulados e até o diabo consegue reproduzir. Dons sem frutos são comparáveis a bolhas de sabão: atraentes e brilhantes à primeira vista, mas frágeis e efêmeros, desaparecendo com um simples sopro.
A religiosidade faz com que os olhos, corações e mãos se fechem. Em excesso, ela esfria as pessoas. Alguns chegam ao extremo de cometer atos violentos em nome de um deus, considerando isso como fé.
Se o entendimento não fosse crucial, Jesus teria limitado seu ministério somente à cura, no entanto, sua ênfase na instrução evidencia a importância do conhecimento. Não foi por acaso que seus maiores e principais ensinamentos foram direcionados aos religiosos, que cegos, até hoje permanecem sem ver.
Creio que os seguidores de religiões e/ou doutrinas falsas são muito mais obedientes aos seus líderes religiosos do que nós cristãos. Não seria isto um reflexo do mal uso da liberdade cristã e, por outro, da aceitação dos valores mundanos do pós-modernismo?
Quando estou faxina, minha esposa está na cozinha e assim vamos combinando nossa rotina, sem preocupações com doutrinas.
Isso não está na Bíblia!
Muitos deixam de comer carne na sexta-feira santa como forma de se penitenciarem pela morte de Jesus. Ensinamento da Igreja Católica, não somente para ser aplicado nessa data, mas em todas as sextas-feiras do ano.
Mas a Igreja Católica também criou a terça-feira gorda de carnaval para que as pessoas pudessem extravasar a carne para depois mortificá-la não comendo carne 🥩 🍖 Contradições que não correspondem ao texto bíblico.
Afinal, o que seguir: essa doutrina criada pelo homem religioso ou a palavra de Deus que não tem nada a ver com religiosidades, muito menos com essa? A doutrina que o cristão deve seguir é toda aquela que se encontra na Bíblia Sagrada (não apócrifa).
Jesus Cristo, Jesus = Salvador, Cristo = Ungido, fez-se sacrifício por nós uma vez por todas. Isso significa que não precisamos nos sacrificar por nada. A única coisa que Jesus deseja que façamos é praticar o amor uns pelos outros: isso é muito mais difícil do que se abster de carnes por esse motivo inócuo!!!
“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6:54). Isso é estar em comunhão com Jesus. Estar em comunhão com Jesus é fazer o que ele ensina, todos os dias do ano. Portanto, deixar de comer carne na sexta-feira santa não garante comunhão com Deus.
Comer peixe nesse dia e no dia seguinte comer “carne”, i.e., cometer pecados da carne como o adultério, e mentiras, fofocas, intrigas, traição, invejas, falso testemunho, que valor há nisso? Precisamos lembrar do que diz Jesus:
Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: "'Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras
ensinadas por homens'” (Mt 15:7-9).
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fieis, e para os que conhecem a verdade; a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada" (1Tm 4.1-5).
Deus nos ajude a ser melhores. Amém 🙏🏽
Beba apenas de uma única fonte e achará que só lá tem água limpa sem nunca questionar a qualidade do que você bebe.
Não critique a crença do outro, se quiser entender melhor porque o outro acredita diferente de vocé, pergunte:
- No que você acredita?
- Porque você acredita dessa forma?
"Jesus não pediu para que seguisse uma religião, porque Ele mesmo não seguia uma, nenhuma e deixava claro: Siga-me, independente de sua doutrina"
Quando a religião entra em sua vida e assume o seu destino, você deixa de ser sujeito ativo do seu caminhar para assumir o papel de serviçal de uma doutrina que dita as suas ações.