Doutrina

Cerca de 665 frases e pensamentos: Doutrina

"Desde que se admita a sobrevivência da alma ou do Espírito, é racional que as suas afeições continuem; sem o que, as almas dos nossos parentes e amigos seriam, pela morte, totalmente perdidas para nós.

Pois que os Espíritos podem ir a toda parte, é igualmente racional admitir-se que aqueles que nos amaram, durante a vida terrena, ainda nos amem depois da morte, que venham para junto de nós e se sirvam, para isso, dos meios que encontrem à sua disposição; é o que confirma a experiência.

A experiência, de fato, prova que os Espíritos conservam as afeições sérias que tinham na Terra, que folgam em se juntarem àqueles a que amaram, sobretudo quando são por estes atraídos pelos sentimentos afetuosos que lhes dedicam; ao passo que se mostram indiferentes para com quem só lhes vota indiferença."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)

(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)

"O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz, seu futuro; em suma, o conhecimento do mundo espiritual.
Essas manifestações, sendo averiguadas, conduzem à prova irrecusável da existência da alma, de sua sobrevivência ao corpo, de sua individualidade depois da morte, isto é, de sua vida futura; por isso ele é a negação das doutrinas materialistas, não tanto por meio de raciocínios, mas principalmente por fatos."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)

(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)

"Uma ideia quase geral, entre os que não conhecem o Espiritismo, é a de crer que os Espíritos, pelo simples fato de estarem desprendidos da matéria, devem saber tudo, estar de posse da sabedoria suprema. É um grave erro.

Não sendo mais que as almas dos homens, os Espíritos não adquirem a perfeição logo que deixam o envoltório terrenal. Seu progresso só se faz com o tempo, e não é senão paulatinamente que se despojam das suas imperfeições, que conquistam os conhecimentos que lhes faltam.

Seria tão ilógico admitir-se que o Espírito de um selvagem ou de um criminoso se torne de repente sábio e virtuoso, como seria contrário à Justiça de Deus supor que ele continue perpetuamente em inferioridade. Como há homens de todos os graus de saber e ignorância, de bondade e malvadez, dá-se o mesmo com os Espíritos. Alguns destes são apenas frívolos e travessos; outros são mentirosos, fraudulentos, hipócritas, maus e vingativos; outros, pelo contrário, possuem as mais sublimes virtudes e o saber em grau desconhecido na Terra.

Essa diversidade nas qualidades dos Espíritos é um dos pontos mais importantes a considerar, por explicar a natureza boa ou má das comunicações que se recebem; é em distingui-las que devemos empregar todo o nosso cuidado."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)

(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)

"Sendo admitidas a existência, a sobrevivência e a individualidade da alma, o Espiritismo reduz-se a uma só questão principal: 'Serão possíveis as comunicações entre as almas e os viventes?'

Essa possibilidade foi demonstrada pela experiência, e uma vez estabelecido o fato das relações entre os mundos visível e invisível, bem como conhecidos a natureza, o princípio e o modo dessas relações, abriu-se um novo campo à observação e encontrou-se a chave de grande número de problemas.

Fazendo cessar a dúvida sobre o futuro, o Espiritismo é um poderoso elemento de moralização."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)

(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)

A generosidade intelectual preenche de forma exata e virtuosa as lacunas existentes entre o conhecimento doutrinário acadêmico e o modo certo e profissional de fazer.

Inserida por RicardoBarradas

Todos somos portadores de mediunidade, não se está em livros, seu desenvolvimento, nestes você conhece os porquês e princípios básicos, mas o crescer na doutrina vem do intimo do mesmo e do seu trabalho para com seu semelhante, dia a dia...sempre tem algo novo a se conhecer!

Inserida por Sergio-dos-Santos

"Em todas as lendas e mitos sempre há um fator real".

Inserida por MundoProibido

O relógio é um doutrinador severo, que jamais vencerá o acaso.

Inserida por FagnerPaulino

Invocar o Nome do Senhor não pode ser hábito doutrinário, mais sim pela necessidade, realidade e autoridade que este Nome tem.

Inserida por eliasdesousa

O inferno é o cabresto dos tolos.

Inserida por NiltonSantana

Pedido ao Senhor...
(Nilo Ribeiro)

Peço Meu Pai Celestial,
força, perseverança,
para que eu atinja meu ideal,
para que eu não perca a esperança

peço equilíbrio para mente,
que eu não perca a razão,
que eu seja bom para toda gente,
que não magoe nenhum coração

peço Sua paz infinita,
peço Sua luz divina,
que a Sua palavra bendita
seja a minha doutrina

peço Seu amor sem fim,
peço mansidão e coragem,
não peço só para mim,
mas para quem ler esta mensagem...


Amém...

Inserida por NILOCRIBEIRO

O bom em certas doutrinas é aquela felicidade e sabedoria que encontramos no que não está escrito nelas!

Inserida por RobertoAxe

Os que defendem seus postulados doutrinários como caminho único acreditam-se humildes por se mostrarem inteiramente submetidos à sua fé, imputando aos que não o fazem a pecha de prepotência e presunção. Pode haver, no entanto, maior soberba do que a daqueles que se arrogam possuir a única verdade possível, em oposição a quem se mostra receptivo o bastante para ouvir e tentar entender as de todos?

Inserida por bodstein

Mil supostos crentes adulterarão a Palavra de Deus a sua direita, dez mil negarão Jesus com as suas vidas a sua esquerda. Porém, tu permanecerá fundamentado na pura e sã doutrina

Inserida por PensadorBiblico

A palavra louvor vem do hebraico que significa "elogio". Ok, mas elogiar quem? Elogiar o homem, as suas obras, os seus talentos? NÃO, não é nada disso!
O louvor consiste em elogiar a Deus, em exalta-Lo e mostrar seus atributos através das canções.
Quando as pessoas sabem quem Deus é e o que Deus faz, as pessoas vão até Ele e O adoram. É sabendo quem é Deus que se nasce o louvor. Infelizmente hoje em dia tem se criado louvores que de Bíblia não tem nada, é simplesmente massagem no ego, declarações, profetizações e tantas outras bizarrices que não tem absolutamente NADA DE GLÓRIA A DEUS.

"Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão." (1 Coríntios 15:2)

Cantemos as Escrituras, cantemos doutrinas!

"Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação." (Salmos 119:54)

Clinton Ramachotte - Louvor

Nota: O trecho inicial consta da palesta de Paulo Junior «O que estão fazendo com o Louvor?», disponível em vídeo online desde 2013.

...Mais
Inserida por PensadorBiblico

"Não deixe que o entusiasmo seja o motivo de seu trabalho. Cultive o amor pelo que faz, pois o entusiasmo é da mente e o amor é do coração, do sentimento. O que é da mente, é passageiro, mas o amor é eterno. Procure envolver com amor tudo aquilo que fizer com entusiasmo.
O cultivo da harmonia e fraternidade é o antídoto dos nossos conflitos psíquicos e até de dores materiais, pois eles provêm dos conflitos psicológicos.
A felicidade verdadeira só existe quando estamos desapegados de qualquer interesse particular. Nossa personalidade tem a impressão de que nesse estado, isento de egoísmo, perdemos o interesse pela atividade; isto realmente acontece quando só temos como fim nossa satisfação ou nossos prazeres. Se procurarmos ver, amar e sentir Deus nas suas manifestações, somos inundados por um contentamento puro e de alegria não maculada pelo desejo de satisfação própria. Para mim, isto é a real felicidade.
Para a maioria dos encarnados, felicidade é sinônimo de poder, seja mental ou material, satisfação, ociosidade e prazer.
Entretanto todos esses estados são cultivos de futuras dores que não tardarão a florescer.
Observando tantos encantos que o Pai criou, vislumbrei, como que numa compreensão simultânea, um pouco das dificuldades da vida humana, até que o homem se volte para viver como parte integrante do Universo. Quando esta integração for realidade constante, o ser humano viverá o oposto de todo esse sofrimento."

Inserida por tgralha

Questionar se Deus existe ou não existe, se o aparecer do homem convence mais pelo Gênesis ou pela teoria da evolução das espécies, e até se a terra é produto do Big Bang ou de uma decisão divina é perfeitamente razoável, independente do viés dogmático ou científico, já que não se possuem elementos concretos e incontestáveis para fundamentar qualquer dessas possibilidades. Mas daí a se propagar certas “filosofias” construídas sobre aspectos que a ciência já demonstrou há séculos, a que estudiosos como Galileu e Copérnico dedicaram suas vidas a comprová-lo, e a própria experiência humana revela no cotidiano mais simplório de que eles sempre estiveram certos, que me perdoem seus defensores, mas até os dogmas para embasar qualquer doutrina requerem um resquício de lógica que seja! Aquele tipo de fé que aposta num “surpreendente ineditismo” que contraria a inteligência até mesmo do que se tem diante dos olhos, não só deixa de ser uma hipótese a ser provada como expressa a mais autêntica burrice, pois que até pra ser ignorante há que se ter um limite!

Inserida por bodstein

Aprendi que cultos não dizem muito a respeito de minha crença. A minha igreja é qualquer lugar onde eu me sinta em paz e plenamente a vontade. Tenho consciência que nenhuma doutrina fará de mim melhor ou pior do que já sou. Acredito em Deus, e essa é minha religião.

Inserida por codinomeze

NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA DE QUE OS MINISTROS DA CONFISSÃO POSITIVA SÃO AGENTES DO ANTICRISTO QUE PREPARAM CAMINHO PARA A CHEGADA DE SEU MESTRE!

Inserida por adeniltonmota

⁠Muitas, não todas, e não poucas igrejas atualmente estão longe de estar praticando e pregando como deveriam segundo o legado pré ordenado por Jesus Cristo, em conformidade com as Escrituras Sagradas. E exortar esta verdade não é pecado e nem crime! Trata-se apenas de zelar por aquilo que é de responsabilidade de todo cristão, sendo teólogo ou não. Lembrar-se-á a virtude que nos compete como sérios teólogos: Secundum verbum Dei, ecclesia reformata, semper reformanda!

Inserida por ffqteo