Doutrina
A pregação da Sã Doutrina não gera agendas e nem aplausos! O testemunho bíblico é que a pregação da verdade resulta em perseguição e cruz.
Andarão dois juntos se não estiverem em acordo? Nunca! Assim é a doutrina calvinista e a Doutrina Bíblica.
Só esclarecendo: o calvinismo não defende a doutrina Bíblica, mas a doutrina criada por João Calvino e os pontos do diabólico sínodo de Dort. O calvinismo é heterodoxo. Suas especulações doutrinárias não se encontram na Bíblia e nem na Ortodoxia, mas nas religiões pagãs (Maniqueísmo e Gnosticismo).
Se alguém é criado para pecar e peca (doutrina calvinista da dupla predestinação), essa pessoa deveria ir para o paraíso, afinal ela está fazendo a vontade de Deus.
O calvinismo é bizarro!
Não se iluda com a doutrina de amar a Deus por bênçãos que Ele pode te dar. Precisamos adorar e amar a Deus pelo que Ele É e já nos concedeu: O perdão dos nossos pecados!
A teologia cristã ensina a doutrina da graça preveniente, a qual se declara brevemente significar isto, que antes de um homem poder buscar a Deus, Deus deve ter primeiro buscado este homem.
A doutrina da graça preveniente revela que Deus dá o primeiro passo no processo de salvação e cura alguns dos efeitos mais prejudiciais do pecado original
Kenneth Collins, Wesley on Salvation: A Study in the Standard Sermons, 23.
Toda igreja que persevera na doutrina dos Apóstolos, na comunhão, no partir do pão, nas orações e no temor, tem como resultado prodígios e sinais (Atos 2.42-43).
A igreja como sal precisa conservar a Sã Doutrina, conservar a tradição, conservar o amor, conservar os bons costumes, etc...
Dessa forma, manifestamente, esta doutrina (predestinação calvinista) tende a arruinar toda a Revelação Cristã, fazendo-a contradizer-se; dando tal interpretação de alguns textos que o alvo e tendência da Escritura; - uma prova abundante completamente contradiz todos os outros textos, e na verdade todo de que não é de Deus. John Wesley - Sermão Graça Livre
Com o passar dos anos, lideranças sem compromisso com a Sã Doutrina, corruptas, mercenárias e vaidosas, gerará pessoas tão abomináveis como elas mesmos.
Advertências Bíblicas Sobre as Heresias
A Igreja jamais deve abrir mão da Sã Doutrina nesses tempos de relativações e progressismo no mundo. Apenas lembrando algumas recomendações e advertências que a bíblia orienta sobre esse tema.
Cuidado com os:
Falsos evangelhos – 2º Co 11.4, Gl 1.6-9;
Falsas doutrinas – Rm 16.17, 1º Tm 1.3;
Falsos milagres – Mt 24.24, 2º Ts 2.9;
Falsos deuses – Dt 13.2, 2º Ts 2.4;
Falsos cristos – Mt 24.24, 2º Co 11.4;
Falsos espíritos – 2º Co 11.4, 1º Jo 4.1-2;
Falsos profetas – Mt 24.24, 2º Pe 2.1;
Falsos apóstolos – 2º Co 11.13, Ap 2.2;
Falsos mestres – 1º Tm 1.7, 2º Pe 2.1;
Falsos irmãos – Gl 2.4, Rm 16. 17-18.
Mais algumas advertências:
Negar que Jesus tenha vindo em carne é visto como ensino do espírito do anticristo (1ª Jo 4:1-6);
Há também advertências sobre pessoas que causam dissensões ao ensinarem doutrinas diretamente opostas ao que os cristãos já reconhecem como verdade (Rm 16:17; Tt 3:10-11);
Há ainda advertências sobre aqueles que dizem amar a Deus, mas que não amam o povo de Deus (1º Jo 4:20; 5:1) e deliberadamente se desligam da Igreja com base em seus erros (1º Jo 2:19);
Finalmente, há advertências sobre se acrescentar ou retirar qualquer coisa das Escrituras (Ap 22:18-19) e sobre distorcê-las (2º Pe. 3:16).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Em terra de analfabetos bíblicos, valorizar a teologia e ensinar a Sã Doutrina mata; mas o reteté e o coaching vivificam.
A Bíblia de Estudo da Reforma nos comentários de 1º Jo 2.2 diz que a doutrina da expiação limitada é um falso ensino.
“Esses textos repudiam o falso ensino de uma "expiação limitada" (que Cristo não fez expiação por toda humanidade, mas somente para os eleitos)”.
A doutrina da "expiação limitada" é uma consequência lógica da doutrina da "eleição incondicional", e não um resultado de uma exegese bíblica séria e ortodoxa. Ainda bem que a Bíblia de Estudo da Reforma percebeu essa heresia!
" A Doutrina Espírita muda inteiramente a maneira de encarar o futuro.A vida futura não é mais uma hipótese,mas uma realidade;o estado das almas após a morte não é mais um sistema, mas um resultado da observação.O véu está levantado; o mundo invisível nos aparece em toda a sua realidade prática. Não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa,mas foram os próprios habitantes desse mundo que nos vieram descrever sua situação.Nós aí os vemos em todos os graus da escala espiritual,em todas as fases da felicidade e da desgraça Nós assistimos a todas as peripécias da vida de além-túmulo. "
Allan Kardec.
O ser histórico do bem e do mal dificilmente morre pois com tempo parte de sua doutrina mesmo que adaptada ou distorcida reaparece por meio de seus seguidores, aproveitadores e admiradores.