Doutrina
Uma igreja que não tem zelo pela Sã Doutrina, já se desviou do Evangelho faz tempo.
(1° Tm 6.3-5; 2° Tm 4.1-4; Tt 2.1)
Quanto ao Teísmo Aberto:
O teísmo aberto é uma doutrina pela qual Deus não controla meticulosamente o universo e não conhece todas as coisas efetivamente, absolutamente e exaustivamente!
Tampouco Sua presciência seria absoluta, infalível ou inevitável. Ou seja, o futuro realmente está aberto, pois ele ainda não ocorreu, e por não ocorrer da perspectiva humana ele está aberto.
Segundo os teístas abertos, o futuro não está disponível a exaustiva presciência de Deus. Trocando em miúdos, o que eles estão afirmando é que até Deus pode ser surpreendido pelo futuro. Partindo desse pressuposto, quando ocorreu a queda, Deus levou um susto, foi pego de surpresa pelos atos de Adão. Fica claro que esse ensino é antibíblico e heterodoxo!
Os criadores dessa heterodoxia foram os teólogos pós-evangelicais americanos da década de 90, Gregory Boyd, John Sanders e Clark Pinnock.
Quais os problemas do teísmo aberto?
1° ele prejudica nossa confiança na crença da Bíblia.
Como entenderemos o Salmo 139? E todas as passagens que afirmam o conhecimento e a presciência de Deus (Jó 24:23; Sl 33:13-15; 139:13-16; Pv 15:3; Jr 16:17)?
Deus não conhece somente o passado, o presente e o futuro, mas também os contrafactuais (contingências), o reino das hipóteses; como se tivesse acontecido X teria ocorrido Y; se tivesse ocorrido Y teria acontecido Z. Portanto, Deus não conhece somente o passado, presente e futuro de modo exaustivo e pleno, mas também todas as milhares de combinações hipotéticas que poderiam ter ocorrido, mas que por N razões não ocorreram (1° Sm 23:9-13; 2° Rs 13:19; Sl 81:14-15; Is 48:18; Mc 11:21). Portanto, Deus sabe de tudo.
2. O teísmo aberto prejudica a reputação de Deus como governante supremo do universo!
Um dos pré-requisitos óbvios é necessários para que um ser governe absolutamente todo universo, no caso Deus, é que Ele conheça absolutamente todas as coisas, porque senão, Ele corre o sério risco de ser surpreendido por um evento qualquer a todo momento ou instante. Portanto, o Deus da Bíblia não é pego de surpresa por nada! Deus conhece exaustivamente e absolutamente todas as coisas, e até as contrafactuais.
Deus sabia que Adão cairia? Lógico que sim! Sabendo dessa queda Deus provisionou desde (ou Antes) a fundação do mundo (1° Pd 1.18-21; Ap 13.8) o remédio para o pecado! A criação já nasce no ambiente da redenção, com graça para todos! Deus não é pego de surpresa!
3. O teísmo aberto prejudica a nossa confiança em Deus.
Como podemos confiar em um Deus que não conhece todas as coisas? Como confiaremos em Deus limitado? Um Deus onde o futuro o surpreende? Como podemos confiar em um Deus que não sabe o que vai ocorrer no futuro ou com nossas vidas? Como podemos confiar nossas vidas a esse Deus? Pois ele pode ser pego de surpresa com algum evento?
Dito isto, o deus do teísmo aberto não é o Deus bíblico e ortodoxo!
Pense nisso e cuidado com as heresias!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Toda pessoa rasa na doutrina Bíblica se torna fonte de renda ou mão de obra barata nas mãos dos falsos profetas e dos camelôs da fé.
Todo líder sem intimidade com Deus e sem compromisso com a Sã Doutrina usa o entretenimento e o ativismo para substituir a presença de Deus e a pregação da palavra nos cultos. Quanto mais entretenimento e ativismo eles dão para o povo, menos o povo sente a falta da presença de Deus e da palavra nos cultos.
Todo teólogo, líder ou cristão liberal, está de alguma forma tentado relativizar a Sã Doutrina, para que ela se adeque aos padrões imorais desse mundo caído.
A insanidade da doutrina calvinista da expiação limitada é que se Deus não amou a todos
(João 3.16; Rm 5.8; 1° João 2.2), logicamente, você também não precisa amar a todos
(Mt 5.43-48; Mt 22.36-40; 1° Ts 3.12).
Esta doutrina manifesta e diretamente tende a subverter toda a Revelação Cristã, a mesma coisa ela faz, por evidente consequência, ao fazer a Revelação contradizer-se. Pois ela está fundamentada em tal interpretação de alguns textos (mais ou menos, isto não interessa) que categoricamente contradiz todos os outros textos, e de fato toda a extensão e tendência geral da Escritura.
A doutrina de que Deus é o autor do pecado não é encontrada na Bíblia, na Ortodoxia primitiva, nos concílios gerais da igreja, na escolástica e nem na tradição reformada de primeira geração (Luteranos); mas somente na tradição reformada de segunda geração (calvinistas), no ateísmo e nos filhos de satanás.
A doutrina calvinista é uma espécie de
milk-shake de interpretações confusas, contraditórias e heterodoxas.
Sugerir que o Misericordioso, longânime, gracioso e amoroso Deus da Bíblia inventaria uma doutrina terrível como o CALVINISMO, querendo que acreditemos que um ato de "Graça" selecionar somente certas pessoas para o céu e, por exclusão, outros para o inferno (arbitrariamente), chega perigosamente perto de blasfêmia.
Teologia Arminiana
Concordamos com os cessacionistas que nenhuma profecia verdadeira estabelece uma doutrina pós-bíblica. Mas, visto que a Bíblia não ensina que a profecia cessaria antes da volta de Jesus, concluímos que o cessacionismo é uma doutrina pós-bíblica.
Craig Keener - Abertura do 11º Congresso de Teologia das Edições Vida Nova.
Assim como a cultura woke é um cavalo de Troia destruído a cultura ocidental, a doutrina calvinista também é um cavalo de Troia destruído a Ortodoxia Bíblica.
Se a igreja abandonar o entretenimento e voltar a doutrinar seus jovens na Sã Doutrina, eles permaneceram santos quando forem estudar no Palácio de César. Caso contrário, voltaram secularizados.
O testemunho de Calvino ao Amor de Deus foi atrapalhado por sua doutrina da predestinação, e sua ideia do Amor estava um pouco racionalizada pela influência do Estoicismo.
Emil Brunner – Pastor calvinista
O calvinismo trás em seu bojo o liberalismo teológico e uma doutrina heterodoxa, gerando mais cedo ou mais tarde o fim do cristianismo. A Europa é um exemplo vivo disso, e os EUA estão a caminho do mesmo processo de falência da fé.