Doutrina
Smooth Talkers
Fale as coisas apropriadas para a sã doutrina. - Tito 2: 1
Escritura de hoje : Tito 1: 5-16
Um homem que estava tentando explicar o significado da palavra oratório comentou com a língua na bochecha: “Se você diz que preto é branco, isso é tolice. Mas se você diz que o preto é branco, você ruge como um touro, bate na mesa com os dois punhos e corre de uma ponta à outra da plataforma, isso é oratório! ”
Podemos rapidamente nos deixar levar pela maneira como as pessoas se expressam, apesar de termos algumas perguntas sobre a mensagem delas. Judas nos alertou sobre aqueles cujas bocas falam "grandes palavras inchadas" (v.16). As massas são frequentemente movidas mais por estilo do que por conteúdo.
Segundo Paulo, chegará o tempo em que as pessoas se afastarão da verdade da sã doutrina e tolerarão apenas aqueles que entretêm e fazem as pessoas se sentirem bem (2 Tim. 4: 3-4). Portanto, devemos analisar e avaliar cuidadosamente à luz das Escrituras tudo o que ouvimos - mesmo o que é ensinado e proclamado pelo mais eloquente dos oradores. Não devemos nos deixar levar pelo mero oratório - especialmente na igreja! Precisamos ter certeza de que os professores da Bíblia que ouvimos estão “falando a verdade em Cristo e não mentindo” (1 Tim. 2: 7).
Não deixe que “faladores e enganadores ociosos” (Ti 1:10) o confundam. A eloquência nunca substitui a verdade.
Refletir e orar
Devemos tomar cuidado com os oradores que
distorcem e distorcem a Palavra de Deus;
Eles vão divertir e motivar,
e chamarão a verdade de absurda. —Sper
Para reconhecer as mentiras de Satanás, concentre-se na verdade de Deus. Richard DeHaan
Se sua igreja lota em dia de festa e esvazia no culto de doutrina, o povo está mal acostumado e sua igreja está doente !
Vamos ler!
Toda a Escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça. -
2 Timóteo 3:16
Escritura de hoje : 2 Timóteo 3: 10-17
Depois de 30 anos como pastor, um ministro de Nova Jersey concluiu: “A Bíblia é o livro mais vendido, menos lido e menos compreendido”. Na sua opinião, “o analfabetismo bíblico é galopante”.
George Gallup, o principal pesquisador de religião dos EUA, concorda: "Nós reverenciamos a Bíblia", diz ele, "mas não a lemos". Em uma pesquisa recente, 64% dos entrevistados disseram que estavam ocupados demais para ler a Bíblia. A família média tem três Bíblias, mas menos da metade das pessoas nos EUA pode nomear o primeiro livro do Antigo Testamento. Uma pesquisa descobriu que 12% dos entrevistados cristãos identificaram a esposa de Noé como Joana d'Arc!
A solução? Leia a Bíblia! Junte-se a mim em um compromisso de ler toda a Bíblia no próximo ano. Levará cerca de 15 minutos por dia para seguir o guia de leitura deste livreto. Estamos ocupados demais para isso?
O objetivo não é informação, mas transformação. Alguém resumiu 2 Timóteo 3:16 dizendo: “A Palavra de Deus nos mostra qual caminho seguir (doutrina). Nos diz quando saímos da pista (reprovação); como voltar (correção); e como permanecer (instrução em justiça). ”
A Palavra de Deus é um presente precioso. Então, vamos ler este ano.
Refletir e orar
Se você nunca leu a Bíblia,
há uma alegria especial à sua espera:
você pode começar o ano novo exatamente
andando com o Senhor e à Sua luz. —Hess
A Bíblia: Quanto mais você lê, mais você ama; quanto mais você ama, mais você lê. David C. McCasland
"[...] segundo uma doutrina aceita por todas as correntes islâmicas, aos cento e vinte dias da gestação o ser humano recebe de um anjo o decreto divino que determina a forma da sua vida, aí incluído o seu destino final: céu ou inferno. Só faz sentido falar de uma 'via' de salvação se há alguma incerteza quanto ao destino final. Caso contrário, não há via nenhuma, apenas a execução inelutável do decreto.
Argumentar que a presciência divina não elimina o livre arbítrio é um jogo de palavras, pois reduz o decreto a mero conhecimento em vez de comando e determinação."
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4:3,4
A reflexão da sã doutrina causa-nos entusiasmo, mas o fanatismo
religioso condena-nos a ser reféns de
ideologias fúteis e desnecessárias.
A prática de doutrina religiosa se baseia em livros sagrados, que unem questão ética e moral para seguir e praticar e não para oprimir e julgar.
Defesas apaixonadas sobre um determinado tema, ponto de vista ou doutrina, só revelam uma coisa sobre o defendente: ele não estudou profundamente o assunto.
A Conscienciologia não é uma doutrina para ser propagada, mas uma ciência que deve ser estudada por todos que à procuram. Portanto, manter-ser preso apenas às ideias e às convicções da Conscienciologia é sinal de fanatismo.
É possível que uma obra permaneça com Cristo em doutrina e, ao mesmo tempo, permanecer com Satanás em princípio.
O abismo entre a doutrina e a vida é a causa primária do declínio espiritual de um ministro da Palavra.
As epístolas Paulinas são, junto aos ensinamentos de Jesus, a base da doutrina bíblica cristã. Seus escritos divinamente inspirados, levam o leitor a uma profunda compreensão daquilo que o Senhor ensinou.
“A Igreja tem autoridade e doutrina sobrenatural, antigamente não sabiam explicar certos fenômenos e então os católicos atribuíam aos demônios. Os espíritas, aos espíritos dos mortos e assim por diante, cada uma atribui ao que quiser, pode ser às fadas, ondinas, salamandras... 56 mil explicações, todas erradas.”
“Repetindo. A Igreja não tem autoridade em fatos do nosso mundo. A Igreja analisa a doutrina sobrenatural, inobservável, revelada... Fatos pertencem à ciência e fatos incomuns pertencem à Parapsicologia (CLAP e hoje IPQ – Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia). Dizer que os espíritos andam por aí, dizer que há espíritos obsessores... Tenho cinco livros sobre isso, sobre os chamados espíritos dos mortos, que não são espíritos dos mortos... Cinco volumes (Total de 1.568 páginas: ‘Os Espíritos e os Fenômenos Parafísicos’; ‘Há Provas de que os Mortos Agem?’; ‘Identificação de Determinado Morto?’; ‘As Provas da Ciência’ e ‘Palavra de Iahweh’, Edições Loyola).”
SOBRE A REENCARNAÇÃO:
“A doutrina católica ensina que Deus permite o sofrimento para colaborarmos com Jesus Cristo na Redenção do mundo. ‘Não tem comparação possível os sofrimentos desta vida com a futura glória que se manifestará em nós’ (Rom 8,18), conquistada colaborando com Cristo na Redenção até com o heroísmo dos mártires.”
Ele aprendeu que homem não chora, não sente dores e não pode amar uma mulher. Foi essa doutrina que destruiu todas as áreas da vida dele por décadas. Cientificamente, homem também chora, sente mais dores do que as mulheres e um homem de verdade, ama a sua mulher.
"No Judiciário, não trabalhamos só com Leis, doutrina e jurisprudência, muito mais que isso, trabalhamos com egos..."