Doutrina
O QUE É UM ESPÍRITA
Toda convicção regiliosa é importante, todavia, se buscamos a Doutrina Espírita, não podemos negar-lhe fidelidade.
Por inúmeras razões precisamos preservar a incoluminidade doutrinária. Até porque, ante as funções educativas das crenças religiosas, em geral, explica Emmanuel: só a Doutrina Espírita permite-nos o livre exame, com o sentimento livre de compressões dogmáticas,
para que a fé contemple a razão, face a face. Se as religiões "preparam" as almas para punições e recompensas no além-túmulo, só o conceitos kardecianos elucidam que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina.
A Doutrina codificada por Allan Kardec nos oferece a chave precisa para a verdadeira interpretação do Evangelho.
Por representar em si mesmo a liberdade e o entendimento. Há quem interprete seja a Terceira Revelação obrigada a miscigenar-se com todas as peripécias aventureiras e com todos os exotismos religiosos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula. Mas temos que acautelar-nos sobre esse lisonjeiro ecletismo, buscando dignificar a Doutrina que nos consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade para que não colaboremos, sub-repticiamente, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento.
O legado da tolerância não se pode transfigurar na omissão da obrigatória advertência verbal ante às enxertias conceituais e práticas anômalas que alguns confrades intentam impor nas hostes do movimento doutrinário.
Inobstante repelir as atitudes extremas não devemos abrir mão da vigilância exigida pela pureza dos postulados espíritas e não hesitemos, quando a situação se impõe, no alerta sobre a fidelidade que devemos a Allan Kardec e a Jesus.
É importante não esquecermos que nas pequeninas concessões vamos descaracterizando o projeto da Terceira Revelação. É óbvio que a luta pela pureza e simplicidade doutrinária sem vivê-la é consolidar focos de perturbação, impondo normas para os outros, despreocupados da própria vigília.
Destarte, para evitarmos determinadas práticas perfeitamente dispensáveis em nome do Espiritismo, entendamos que prática de fidelidade aos preceitos kardecianos é processo de aprendizagem com responsabilidade nas bases da dignidade cristã, sem quaisquer laivos de fanatismo, tendente a impossibilitar discussão sadia em torno de questões controversas, porém não olvidemos que Espírita deve ser o nosso caráter, ainda mesmo nos sintamos em reajuste, depois da queda.
- Espírita deve ser a nossa conduta, ainda mesmo que estejamos em duras experiências.
- Espírita deve ser o nome do nosso nome, ainda mesmo respiremos em aflitivos combates conosco mesmo.
- Espírita deve ser o claro adjetivo de nossa instituição, ainda mesmo que, por isso, nos faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.
E, ainda, Emmanuel admoesta:
Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo.
E a Doutrina do Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos. Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.
Se creio na doutrina da eleição? Claro que sim! Não poderia crer diferente, haja vista sua fundamentação bíblica desde Gênesis a Apocalipse. Resumo minha crença numa frase: Deus escolheu a alguns para o bem de todos. Assim como escolheu a Abraão para que nele fossem benditas TODAS as famílias da terra.
PROFESSOR – REALIDADE DA VIDA
A doutrina é para os mestres, e a lição é o mais douto caminho da verdade.
E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Um homem adorador no meio de uma nação,
de vã
doutrina salvará a si e a nação
se escolher andar com essa.
A busca do saber não pode ser apenas por um ponto de verdade que se entenda como doutrina religiosa, imutável das verdades, mas para todo o saber um contínuo de discussões.
Não importa se você segue uma doutrina, se você é genial ou possui inteligência limitada: Deus fará tudo para te socorrer, se assim você merecer.
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O questionamento daqueles da doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto, avalia que, por Ele ter recebido um nome, não representa que exista, pois, é um sujeito descrito e, sua existência não é um predicado. Mas, para aqueles que estudam o Jesus, Ele era um crítico do domínio próprio, não somente, o Homem que aceitava a todos, pois seu comportamento e ensinamentos denotam uma visão alternativa, porque não pregava, apenas, sobre como ser bom e comportar-se no âmbito da dominação romana
Pode haver mil e uma religiões; mas, nenhuma tem o poder e a credibilidade que tem a doutrina da salvação de Jesus.
Qualquer credo, religião, doutrina, seita, crenças seja o que for que levar a bandeira de amor e respeito a Deus e a Jesus Cristo são bem-vindas. Devemos respeitar, também, aqueles que não creem. Somos livres perante o nosso Pai e não somos nós que iremos impor o que cada um deve ser ou seguir.Lembre-se:
- Deus nos deixou livres para escolhermos o melhor caminho de acordo com o que acreditamos.
A Doutrina da Eleição de maneira alguma desmerece a ordem de Jesus "Ide e pregai o Evangelho", pelo contrário, os maiores Missionários do passado eram motivados a evangelizar justamente porquê sabiam que haveriam eleitos em determinado lugar que iriam crer e receber a Cristo.
Nessa noite Santa
Sagrada Doutrina manifesta
A todos meus males espanta
Destes terrores noturnos da floresta
Me acompanha além da beira mar
O Verbo Manifestado do bem querer
Dá me a capacidade de amar
De enxergar além do que eu possa ver!
Eu vi a tempestade chegar
Mas não esmoreci
Fiquei firme no meu lugar
A nuvem se encolheu e ficou no seu canto ali
Era uma pequena nuvem que trovejava
Longe do céu distante
Apenas ela me mostrava
Que a tempestade se foi nesse instante
Tudo na vida vai passar
Apenas não podemos esmorecer
Cumprindo nossa missão em poder amar
Ao Nosso Pai Eterno,sempre agradecer
A primeira doutrina da mediunidade nasceu no Jardim do Éden e imediatamente os seus simpatizantes foram expulsos por Deus por ter consultado o médium e o pai da mentira.
Em se falando de sã doutrina a fé se realiza de várias formas e uma delas quando se usa o nome exclusivo de Jesus.
Sempre que disser que a Doutrina é desnecessária e a Teologia mata, lembre-se que você só está lendo uma Bíblia traduzida porque alguém não concordou com isso.
Enquanto você se aprisionar à uma doutrina religiosa, sua liberdade de expressão sempre vai limitar-se!
O que individualiza uma pessoa da outra de maneira relevante é a doutrina pessoal, intrínseca, que cada uma possui.