Dor da Perda
Convivendo com o luto.
A dor da perda é insuportável!
Porém poucos pensam que todos nós um dia iremos perder alguém. Haverá para todos o dia da separação, será algo que todos temos em comum, mas de forma incondicional em todos.
É impossível não sofrer pela morte, mas imprescindível nos permitir esquecer que está em nós sofrer pela vida, e não apenas se prender ao sofrimento, mas se abrir e que caiba em nossas emoções diárias a luta e a gratidão exatamente pelo simples fato de estarmos aqui.
Cabe a cada um como iremos encarar as perdas, as mudanças.
Pensar em tudo isso dói, mais dói tanto que desejamos não pensar, nos condicionando a uma farsa imaginária onde tudo não acontecerá, a dor não vira, as perdas não aconteceram e talvez quem sabe as coisas sejam diferentes. Mas isso não é um filme de romance com uma bela história no final. Aqui raramente os finais são felizes, e o tal “ Felizes para sempre” jamais deveria ser dito, pois o para sempre pode ser agora, exatamente entre piscar de olhos, tudo pode e muda realmente instantaneamente.
E quando você aprende o que é respirar é no exato momento onde já quando se dói tanto que não se pode respirar.... alguns os mais fortes neste instante duela com a dor e sobrevive.
Enquanto você está lendo este texto tenha certeza que alguém estará lutando, clamando, chorando, e tendo consciência que o seu maior pesadelo se tornou realidade.
Porém como sobreviver a uma dor continua?
Existe algum tempo para o luto?
Eu particularmente considero que não pois só quem convive com a ausência possui a capacidade de olhar para o tempo e viver em seu tempo a sua dor.
Podemos fazer algo? Absolutamente não!
Então o melhor é termos a honestidade de sermos verdadeiros com nossos próprios fantasmas!
Pois não temos o controle, não temos a chave , então é se permitir sentir toda dor e ir aprendendo dia após dia como suporta-la, tendo a certeza que quando você achar que tudo passou, tudo foi superado ela voltará e poderá vir a doer muito e tudo de novo.
Mas uma única coisa é certa em qualquer circunstância o luto em cada um de nós trará estágios distintos, que caberá a cada um discernir e se enxergar, serão eles a negação, irá, a infame mas veraz tentativa de barganha, a depressão e a aceitação.
Tudo isso fará parte de seus dias e noites.
Tudo mudará constantemente em você e verá que os cinco estágios poderão estar dentro de ti em instantes, por dias, alguns permaneceram por um longo e indeterminado tempo.
Re Pinheiro
Texto e imagem: Re Pinheiro (Copyright©) -
Texto protegido pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98 - Por favor, reposte com o crédito! Imensamente grata
Reaprender a ter fé após uma batalha, uma dor, uma perda, um sofrimento é o primeiro passo para o equilíbrio, o aprendizado, a maturidade e a esperança.
“Se tu amares profundamente, não suportarás a dor da perda.” - Julieta Cappuleto - Shakespeare
Concordo em parte com Julieta, consigo enumerar pelo menos uns 5 tipos de luto. 1- Luto iminente: você sabe que irá se sofrer uma perda só não sabe quando, mas sabe que não está pronto pro adeus. 2- Luto hermético: Você bloqueia seus sentimentos, pra não se sujeitar a mais dor. Você é incapaz de enfrentar a situação, se fecha, acaba paralisando sua vida por medo de se permitir. 3 - Luto inveterado – Você resiste a aceitar o acontecido, cria uma fortaleza impenetrável, e tenta a todo custo e obsessivamente manter viva a lembrança. 4 – Luto retrógrado: Você ignora sua dor, mas ela emerge no momento menos esperado. ressurge de modo devastador, é você é obrigado a sentir. 5- Luto refutado: Você não consegue deixar a pessoa partir, não experimenta o sofrimento, não aceita que o que foi enlutado, mas precisa fazer é deixar partir a quem já foi embora. Enfim... Vivemos em um luto constante, a cada conquista que fazemos algo precisa ficar para trás, seja coisas, sentimentos ou pessoas. Em algumas situações teremos que atravessar o luto por alguém que ainda está vivo, perder algo que está em nossas mãos, engolir nossos sentimentos e seguir, simplesmente seguir. Simples assim!
Não tenho palavras para descrever a dor, a perda de uma mãe é algo irreparável mais na maioria das vezes só valorizamos depois que não temos mais ao nosso lado, hoje se eu pudesse te dar todos os presentes do mundo, eu juro como te daria. Mais infelizmente as lágrimas é apenas o que resta, não sei como vou conseguir viver sem seu sorriso, suas brincadeiras e até mesmo quando ia falar passava a mão no rosto, gesto este que levarei por toda minha vida. Não existem palavras que definam a intensidade da dor... da perda. Ela é tão intensa que perdemos a definição e a expressão do que sentimos. Nada mais importa. Nada. A dor da perda é pesada demais. Impossível de se carregar solitariamente.
Por isso, por tudo isso, havemos de buscar forças para suportar a dor da perda, por mais profunda, e dolorida que seja, por mais aterradora e insensível...
as vezes me perco nas palavras e nos pensamentos só em saber que aquela que é meu tudo já posso mais abraçar, que pela manhã não receberei sua ligação ou até mesmo dizer, jovem levanta... hoje quando olho pro seu brinquedo preferido o seu telefone me bate a dor em saber que não ouvirei o seu sorriso como os olhos fitados nos vídeos e sorrindo... UFA não sei se essa dor será passageira, mais apenas que ela me esmaga a cada dia e assim vou vivendo sem um norte, pois a minha bússola ficou no caminho, mais sempre será guardada no meu coração MÃE TE AMO.
Você que compreende que a dor da perda de um ente querido nos faz mais humilde, simples, humanos. Você que sente suas dores e aprendeu a sentir que, diante da sua resignação, a dor que dói mais é a dor do outro. Você que já não se ilude, sabe que tudo passa, até mesmo a mais forte tempestade. Você que já viveu dias difíceis que parecem não ter fim. Eu daqui lhe agradeço por ter sido quem você é.
A dor da Perda
Perder alguém, dói, mesmo que seja aquele ente mas distante.
A dor é a mesma.
Mas pense comigo, talvez ele(a) só esteja vivendo em outra dimensão, onde nossos pensamentos não podem alcançar. Onde nossa imaginação não é capaz de ir.
Perder quem se ama dói, qualquer esforço feito para esquecer a dor é inútil.
Haverá um dia nublado, que te levará para a tua mais profunda memória, e te levará de volta Onde aquela pessoa está. Um simples cheiro te fará lembrar, voz ou gesto. Vc ira se sentir sugado pelo passado.
E eu digo pra você o que é isto.
É A DOR DA SAUDADE.
O vazio se instala em nosso coração quando alguém que amamos se vai, a dor de perda é irreparável principalmente quando se trata dá perda de uma mãe, essa dor não se compara a nenhuma outra.
Mãe é alguém q nos ama antes mesmo de nós conhecer, alguém q deixa suas noites de sono de lado para se dedicar as nossas, quando se perde uma mãe se perde a vida, eu perdi!... Todos nós iremos partir um dia mas nunca aceitaremos a dor de perder uma mãe, mãe é alegria, calmaria mãe nos dá a vida é quando ela se vai nos tira tudo isso de volta as saudades serão eternas e o amor também
A dor da perda sempre machuca, é uma lição a se aprender, por isso, dê sempre valor a sua família e a seus verdadeiros amigos.
Deixe seu orgulho em esquecimento e não dê a oportunidade de ser ferido por ele.
Todos nois já perdemos alguém importante, todos nois já choramos pela dor da perda, apenas aqueles que choram sabe o valor de um sorriso, anos se passam sem você ao meu lado um dia sem você parece uma eternidade, um dia irei me encontrar com você e juntos construiremos um novo amanhã.des do dia que te perdi me vejo preso num abismo sem fim você era minha luz nesse abismo escuro que estar dentro do meu coração, saudades é um sentimento tão intenso que chega a doer, sei que um dia verei você de novo e então ficaremos juntos por toda a eternidade.
Enquanto a dor, a perda, a violência, a tragédia for a mola da mudança de postura de uma sociedade seremos uma espécie fadada aos caos. Enquanto a hipocrisia, a omissão, o egoísmo for a chave mestra da sobrevivência individual sem comprometer a paz de espírito dos seus praticantes estaremos fadados a entregar nossa alma ao divino como forma de mascarar os nossos verdadeiros sentimentos para sobrevivermos ao submundo da existência.
Escrever me faz voar
Escrever me alivia a dor,
Dor essa que nem sempre
É a dor da perda, nem mesmo
Mal de amor...
É uma dor sem explicação,
Alguns chamam de frescura,
Outros chamam, de depressão!
Escrever me faz voar,
Até mesmo de encontro ao vento,
Me faz sorrir, me faz feliz
Mesmo sendo por um momento.
Trás quem amo, bem na minha mão, então transformo cada momento, em poesia ou em canção.
Wsrjunior
É certo que a dor da perda ameniza os defeitos e ressalta as qualidades. Um sábio chamado amigo, me ensinou que isso acontece, porque defeitos só se pode tratar em vida.
A dor da perda é algo que parece que além da pessoa ir embora ela leva um pedaço de você junto com ela o qual deixa um grande vazio. E o tempo não preenche esse vazio.
Em estado de desalento, dor e perda há sempre um Deus desumano. O homem está situado entre o céu e o inferno, entre os poderes de Deus criador da fortaleza e da ruína, “Deus é a essência do amor contida na pequenez humana”. Ao mesmo tempo em que Deus aparenta um viés desse amor.
A dor da perda é realmente algo insasiavel
é algo tão estranho é um sentimento imutavel
não imaginamos essa dor até sentirmos de verdade
porque nunca queremos que as coisas boas acabem
o fim, pode significar um novo recomeço
novos erros, novos acertos, nova vida!
a vida nem sempre é servida como o prato mais caro daquele restautante chique
como também nem sempre é sofrida como a guerra do vietnã
não pense no amanhã como um compromisso, muito menos como um serviço
pense nele como o recomeço que não pode ser feito hoje
nunca é tarde para mudar, nunca é tarde para perdoar, nunca é tarde para sorrir
mas como irei sorrir, se não estarei mais aqui?
carrego a solidão e todo seu peso em meu corpo
e como a escultura de "David" de Miguel Ângelo
corro o risco de ruir e desabar por esse peno não aguentar
são tantos anos sem resposta achando que vivo numa icognita
pouco tempo me resta até encontrar a resposta
pois esse peso, está fechando minha porta.
Todos errarão, todos sentirão a dor da perda, todos se sentirão humilhados, e é nessa hora que conheceremos quem é quem. Os fracos usarão essas coisas como motivo para as suas frustrações, enquanto os fortes a usarão como força para o seu sucesso.
Para todo fim, um recomeço!
para cada lagrima um sorriso!
para a dor da perda ,uma esperança do ter de novo!
para cada amigo que se vai um novo que chega!!