Doar-se
Amar de verdade significa doar-se sem esperar nada em troca, nutrindo o outro com generosidade e abnegação.
(2 Coríntios 9:7, 1 Pedro 4:10, Filipenses 2:3-4 e João 15:13)
... tão complexo
quanto aprender a doar-se,
seria aprender a receber - lembrando
que tanto a espontaneidade em doar quanto uma sensata postura ao receber
são influxos indissociáveis compondo
a mais audaciosa das leis:
a reciprocidade!
A gratidão é um dos sentimentos mais dignos que existe. O doar-se sem exigi - la, ou mesmo esperá - la, o mais nobre!
Por que nos focamos em certas coisas em detrimento de outras? Estamos dispostos a arriscar nossas vidas para salvar alguém de um afogamento e, no entanto, não fazemos a doação que poderia salvar dúzias de crianças da fome.
Um dia me disseram: 'Fulano é muito abençoado. Por isso ele doa e ajuda'. Na verdade é o oposto. Somos abençoados quando dividimos o pouco que temos. Reter é abrir mão de ser colocado sobre o muito de Deus.
“Que nossa escolha se faça pelo Amor, que amemos sempre, amemos até transbordar. Escolha o simples, escolha o caminho que te faz feliz, que te realize e ame sempre, ame muito, ame cada dia mais, cada vez muito mais, não se canse de dar amor, na certa receberas amor de volta, . Ame primeiro a si mesmo, ao próximo, ao marido, a esposa, os filhos, os irmãos, os amigos, tolere os vizinhos, os estranhos, não seja rude, e seja gentil com todos. Enfim doe-se, ame. Ame cada um e cada vez de modos diferentes. E não fique se perguntando como amar pensando no que fazer, reaja, sinta, se doe, faça! Porque um dia você morrerá e quando isso acontecer, você morrerá orgulhoso de ter feito algo. Ou seja; de ter amado. Pois não levará consigo nem um chinelo velho, mas levará os amores vividos, e todo amor que recebeu de volta”
É no momento que você não tem nada para oferecer, que vai aprender, a não doar seu tudo, quando tiver (...).
A gente complica a vida por abrir os olhos com veus da ilusao, abrir os ouvidos com ruidos no coração, abrir uma mão escondendo a outra. Queremos muito e pouco estamos dispostos a doar. O caminho do amor é um só. Abdicar mais do que receber. Porque o amor não dói o que dói é porque não sabemos amar.
Sempre quem dá sabe o exato valor do que ofertou mas muitas das vezes em muitos casos quem recebe sem precisar faz pouco caso da dadiva e nem imagina o aproximado valor que custou. Como lição de vida a qualquer tempo creio eu hoje que só devemos dar alguma coisa a alguém quando nos pedem.
Ser imitador de Cristo é fazer parte de Seu amor sacrificial, doador.
É deixar o 'eu' e se importar com o 'nós'.
É abandonar o 'para mim' e focar no 'para Ele'.
Que muitas vezes, a vontade de ajudar é tão grande, que nos tornamos invasivas demais...
Mas existem tantas pessoas que ficam com os braços cruzados a vida toda sem dar nada a alguém, nem os ouvidos para ouvir...Quem está certo???
As pessoas que gostam realmente de voce, preocupa com voce por inteiro. As que nao " tá nem ai" com nada e com ninguém, só sugam.
Fui nas pontas de areia procurar,
... mais do que o meu Amor para te dar
... lá nas ondas do mar, só havia,
pérolas!
De tanto me doar à quem só soube subtrair e nada somar, me tornei metade.
De tanto amar mais à mim e à quem só chega para somar, voltei a ser inteira.
Certa vez eu tive um sonho. Sonhei que uma alternativa não anulava a outra, que a bondade era sempre reconhecida e o companheirismo prevalecia.
Que coisas materiais não nos prendiam, nossos ouvidos eram libertos de frases preconceituosas e imbecis, auto estima vinha de berço.
Crianças não ficavam doentes nem passavam frio/fome/abandono.
Ser mãe não era uma questão de DNA e pai e mãe eram sempre um porto seguro.
As pessoas reclamavam menos e se doavam mais, o apoio substituía a crítica, cor da pele só representava quantidade de melanina.
Um sonho que ultrapassou as barreiras do sono e me faz companhia nas noites frias.