Dizeres sobre Aliança de Compromisso
Mentes líquidas, vidas líquidas, amor líquido, diria o sociólogo Bauman. Tudo se evapora num instante quando o amor não conta com alguns suportes sólidos que o determinem. Quais? Um compromisso inteligente equilibrado, incluir o outro sem autoritarismo e sem bombas incendiárias.// Livro: Amores de Alto Risco.
Prometer é fazer sem ter feito, chegar sem ter saído, acordar sem ter adormecido. Prometer é sentir o pôr do sol pelo amanhecer.
Mais reflexões sobre meios e fins
Ideias simples produzem medidas simples. Resultados avançados de medidas simples são poderosos, mas embora o poder seja sempre referência, o valor do compromisso se atrela sempre além no processo e não na entrega.
Esteja perto de pessoas que respeitam sua individualidade e queiram somar com altruísmo, amor, benevolência e compromisso. Fora disso é miragem.
Os que só se preocupam com quem dormir, se privam da graça de descobrirem com quem valha a pena acordar.
Sou capaz de correr atrás de você, se estiveres disposta a caminhar do meu lado.
Só, Não te prometo tudo, mais se caminhares comigo, talvez tudo poderemos.
Não é fácil conviver com uma memória que é vista como um caso perdido. Eu vivo esquecendo das coisas, com uma facilidade fora do comum. Mas veja bem, não é por mal. Ela apenas faz uso do seu direito de escolha. E quanto a isso, eu quase nada posso fazer.
Confesso que por muito tempo e por tanto ter escutado críticas a respeito desta bendita memória, eu passei a vê-la como algo ruim. Uma parte de mim que não merecia nem mesmo um espaço pequenino no letreiro final do filme da minha vida.
Felizmente, todo o contexto mudou, quando, um dia, eu me dei conta de que sim, existe o outro lado da moeda. E foi por observá-lo com um pouco mais de calma que eu me dei conta de que se apaixonar exige um pouco de esquecimento, também.
Outro dia eu vi uma foto bastante simples, mas que me chamou a atenção. Nela, uma mulher se encontrava sentada, encostada numa parede, e ao seu lado existia uma frase que dizia: “Para conquistar uma mulher, você precisa estar disposto a perdê-la.”
No primeiro olhar, a ideia central até passa despercebida. Mas quando se observa uma segunda vez, mas agora com um pouco mais de cautela, é possível perceber que a frase faz muito sentido. Nós, homens, temos o péssimo hábito de investirmos grande parte do – senão todo – nosso potencial, na conquista da mulher desejada. E nesta jornada não costumamos medir esforços para obter o seu “sim, eu aceito!”, como uma espécie de troféu pelo empenho.
O problema é que após ouvi-lo (ou recebê-lo por outro meio), grande parte desse todo, acaba embarcando na tendência do comodismo. Na mente masculina, a ideia de ter recebido o sim já parece suficiente para mantê-la (conquista) sob uma espécie de custódia, pelo resto da vida.
Naturalmente isso acaba gerando um problema de dimensões incalculáveis, visto que, na cabeça da mulher, o “sim, eu aceito!”, representa apenas o início de uma – nova – vida, e não o todo, como acontece na cabeça do homem. E é ai que entra a utilidade do esquecimento.
Quando um homem tem a oportunidade de acordar pela manhã e ver ao seu lado a mulher que, apesar de todos os defeitos tão naturais da raça humana (isso inclui os dela), sempre esteve ao seu lado, aceitando-o como é e respeitando-o pela mesma razão, muitas vezes até deixando seus sonhos e suas metas de lado para acompanhá-lo onde quer que ele fosse, não como uma visão distorcida de submissão, mas como prova de lealdade ao compromisso firmado quanto á permanência na saúde, na doença e afins, ele precisa abandonar aquela falsa ideia de que o sim era o todo, e lembrar-se sempre de que aquele foi apenas o ponto de partida.
Então, irmão, se você tem a oportunidade de viver a experiência de reencontrar alguém que segure na sua mão pelo prazer de estar ali, esqueça a ideia de que o sim você já recebeu e que tá bom assim. Esqueça que no dia dos namorados você disse que a ama (caso a ame, mesmo!), e faça a sua parte para que ela, vez ou outra, acabe encontrando o caminho que a faça relembrar como é gostoso sentir-se amada na segunda pela manhã, na quarta á tarde, no meio da madrugada do sábado para o domingo e assim por diante. Esqueça aquele tom de voz meio azedo, quando ela não estava muito bem contigo, consigo ou com o mundo, e procure usar esta oportunidade para ressaltar o que ela tiver de mais bonito e que talvez só você veja porque somente a você foi entregue a chave de acesso ao que ela tem de mais sagrado.
Enfim, tudo o que você precisa fazer para que ela continue lhe vendo como seu melhor amigo e porto-sempre-seguro, é lembrar-se de que a manutenção do brilho nos olhos da sua mulher, depende da decisão diária por ficar. E isso exige atitude. Então, lembre-se: “O pior erro de um homem é deixar que outro homem faça sua mulher sorrir.”
E eu com isso, se o povo não vive disso, uma vez que eu tenho Cristo, sei para onde vai o meu compromisso.
Liberdade não tem nenhuma relação com descompromisso, contanto que sejamos livres para associarmo-nos e perpertuarmo-nos com o que desejarmos.
A vida é preciosa,
Logo passa,
Não posso perder tempo desperdiçando a minha com alguém que vive indecisões,
Não quero ficar, quero compromisso,
Para de me enrolar
Estou indo para a Guerra
Estamos em uma estação de trem
Espero por aquilo que poderá levar para o meu fim
Em minha mente nada mais tem
Queria muito ficar, mas isso não depende apenas de mim;
Estamos aqui, cara a cara
Parados, sem nada dizer
Enquanto a chuva cai e molha minha mala
Penso se conseguiremos viver;
Fomos treinados nos campos de batalha
Aprendemos muito bem a atirar,
Mas minha emoção é falha
Não fui treinado para te deixar;
Não sei me despedir de ti
Nunca fiz questão de aprender isso
Mas, meu bem, eu preciso ir
Isso é um dever dos homens, não apenas um compromisso;
Estou indo para a Guerra
Mas desejando um dia vivo voltar,
Estou indo para a Guerra
E te deixo aqui, com muita dor, a me esperar;
Estou indo para a Guerra
Vou em nome da nação,
Estou indo para a Guerra
Levam-me o corpo, mas fica-lhe meu coração.
Estava pensando hoje que nunca havia perguntado aos meus avôs como eles se conheceram...
Depois cheguei à conclusão que deveriam ter se conhecido desde sempre. Na cidade em que moravam,todo mundo conhece todo mundo!
É... A vida, definitivamente, não é o romance que a gente espera!
Depois de ter este pensamento, reconsiderei... Acho que a definição de romance foi distorcida pelas novelas mexicanas açucaradas a que assistimos.
Mais lindo que um romance à moda José de Alencar, é um romance cheio de compromisso.
O compromisso é o que faz as pessoas não irem embora, é o que faz as pessoas serem fieis, é determinante para que se coloque rédeas nas vontades passageiras, que não levam ninguém a lugar algum, além da destruição de tudo que se conquistou; é o que faz cumprir aquele juramento que repetidamente ouvimos nos casamentos... “na saúde, na doença,..., na alegria, na tristeza,... até que a morte nos separe”... Não deve ser fácil continuar com alguém que mergulha numa tristeza profunda, ou que está terrivelmente doente. Mas quando se ama, quando há compromisso, as pessoas ficam... Tal como meu avô ficou com minha avó quando ela teve cancer, e ela com ele quando ficou doente.
Pergunto-me às vezes se encontrarei alguém assim, que não me deixe... Acho que a dor de ser deixada é a maior que existe, mais do que perder alguém que morreu!!!
Enfim, o que quero dizer é que relacionamentos verdadeiros são regados pelo compromisso... A paixão dos primeiros tempos sempre acaba!!!!
A liberdade de perder-se do outro durante a vida , faz parte de uma escolha baseada em um momento,
enquanto que a obrigação de achar a si mesmo durante a existência faz parte de um compromisso pessoal e intransferível...
Não se preocupe com o encontro, mas se responsabilize pela busca, pois é através dela que você achara o mapa das respostas e conhecera o caminho para chegar ao seu destino!! .
Quer ser uma pessoa de sucesso em todos os sentidos de sua vida?
Primeiro conheça o abençoador,
Se apaixone por Ele,
Tenha uma experiência ,
Tenha um compromisso,
Tenha uma relação de filho com o Pai.
Ame-o sem interesse algum,
Ame-o, pois antes de você nascer, Ele já te amava,
Mesmo quando você o desprezou, Ele te amou grandiosamente.
Se entregue totalmente nas mãos de Deus.
A receita para se conquistar a
confiança de alguém tem muitos
ingredientes. O principal é a
verdade. E você coloca também
amizade e algumas colheres de
responsabilidade. Aí, tem que
deixar cozinhar em fogo baixo,
porque ela leva tempo para
ficar pronta. Mas, quando você
perceber que a confiança está
firme, tire-a do fogo e jogue uma
calda de compromisso por cima.
É isso que vai dar um toque
especial. Esse prato acompanha
bem a tranquilidade, a felicidade
e suas conquistas.