Divino Espírito Santo
A graça preveniente é a atuação amorosa e graciosa do Espírito Santo dentro do coração humano antes da regeneração!
A plenitude do Espírito Santo foi derramada sobre nós para nos capacitar a fazer a Sua obra na terra e edificar o corpo de Cristo, e não nós promover.
O Espírito Santo é que ilumina o nosso entendimento, retifica a nossa vontade e afeições, renova a nossa natureza, une a nossa pessoa com Cristo, dá-nos a certeza da nossa adoção como filhos, guia-nos em nossas ações, purifica e santificam a nossa alma e nosso corpo para gozo completo e eterno de Deus.
John Wesley - Cartas: "A um católico romano", 8 (III, 9).
Há uma variabilidade irreconciliável nas operações do Espírito Santo nas almas dos homens, especialmente quanto ao modo da justificação. Muitos o encontram derramando-se sobre eles como uma torrente enquanto experimentam o poder dominador da graça salvadora. Esta tem sido a experiência de muitos, talvez mais nesta última visitação do que em qualquer outra época desde os tempos apostólicos. Mas Ele opera em outros de maneira muito diferente: Ele exerce a sua influência de maneira delicada, refrescante como o orvalho silencioso.
John Wesley - Cartas: A Maria Cooke (VII, 298).
O movimento Metodista no Século 18 foi o último Avivamento gerado pelo Espírito Santo depois do Pentecostes em Atos dos Apóstolos. Nesse Avivamento houve restauração das doutrinas Bíblicas, piedade genuína, transformação da sociedade, poder na pregação, tanto como causa quanto como efeito, e manifestação do Espírito Santo nas reuniões. O que veio depois não foram avivamentos, mas efeitos (despertamentos) do Avivamento Metodista do século 18.
É injustificável duvidar de Deus e de Sua Palavra, pois nela reside a vida do Espírito Santo com poder para transformar vidas e circunstâncias.
Deus não faz acepção de pessoas, mas exige cooperação com o Espírito Santo. Arrependimento, confissão e abandono do pecado são nossa responsabilidade.
O Mistério da fé, é a nossa comunhão com Cristo e a sua glória em nós, pelo Espirito Santo. E nesse mesmo espirito de fé, a sua graça se revelará inabalável para aqueles, que usam ela para viverem segundo a vontade de Deus.
Quando nos tornamos um com Cristo, e Ele vêm habitar em nós pelo poder do Espirito Santo, cheio de graça e verdade. Não diremos, vou fazer isso, ou aquilo. Porém vamos dizer, se o meu Senhor permitir, e se for dar sua vontade eu farei isso, ou aquilo. Pois Dele vêm o sim, e o amém, e do trono da sua graça vêm também as fontes da vida.
A morte não é o fim...Mas sim o começo da verdadeira vida, quando o Espirito Santo por meio da obra de Cristo na Cruz, colocou em nós a vida eterna. E desta forma, todos que estamos aqui e que cremos Nele, não veremos a morte, mas já passamos dela para a vida eterna.
A salvação pela graça, que é manifesto pelo poder do Espírito Santo através da fé, quer nos revelar que assim como Deus não deixa que nenhum fio de cabelo caia de nossas cabeça, sem que seja da sua vontade. Nos revela a cada dia, que ela tem os seus fundamentos firmados no seu imensurável amor por cada um de nós, pois tendo Ele nos amado, nos amará até o fim de nossas vidas.
Quando o poder do Espírito Santo, nos leva ao arrependimento e revela a cada momento o amor de Deus, e a sua graça torna-se mais real que o ar que respiramos. Seremos transformados em um relacionamento com Ele, mais que uma vida inteira de religião estéril através do nosso esforço.
A verdadeira libertação que o Espírito Santo produz em nós, e que flui da imensurável graça de Deus, é como o ar que respiramos. Se pararmos de nos alimentar dela morremos um pouca a cada momento.
Quando Deus nos gerou, e nos regenerou pelo poder do Espírito Santo, e nos tormamos os seus filhos através de Cristo. Recebemos unção, e capacitação para vivermos sob a dispensão da sua graça em todo tempo.
O mover do Espírito Santo, só vai avivar e mudar o contexto de uma pessoas, quando ela compreender que o caminho para a santidade, começa com na oração e continua em uma vida de contínua adoração.
Nós somos cheios de Espírito Santo, quando o seu amor e graça que são os fundamentos da sua santidade, fazem parte com um todo da nossa vida diária, e assim manifestamos o seu poder em cada palavra, sentimentos, atitude, pensamento e desejo.
Quando estamos cheios do Espírito Santo, e a sua glória e poder fluem através de nós. Vamos compreender que fomos chamados por Deus, como dispenseiros fiéis do seu amor e graça nesse mundo de densas trevas.
Só encontraremos a verdadeira sabedoria, quando deixarmos o Espírito Santo nos quebrantar interiormente, produzindo em nós o avivamento e o verdadeiro despertamento espiritual.
Se desejamos ser guiados pelo poder do Espírito Santo, é essencial permitir que Seu poder se aperfeiçoe continuamente em nós. O amor e o fluxo incessante da unção da Sua graça constituem o caminho único para isso. Portanto, devemos aprender a nos amar e a amar o próximo como a nós mesmos.