Ditado Tibetano
Existe um ditado bastante popular que diz que a "grama do vizinho é sempre mais verde", no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa.
Neste mundo de aparências instáveis, é importante empenhar-se em edificar uma essência sólida.
Do contrário, basta um sopro de racionalidade para arruinar a casa de palha que sustenta as máscaras da aparência.
Cuidado, no entanto, para que a superficialidade cosmética da vida alheia não seja embaraçada com a veridicidade.
Acautele-se para nunca confrontar o palco dos outros com os bastidores da sua própria vida.
O conhecimento e a experiência me ensinaram que atrás de toda cortina de perfeição existe uma tempestade de dores que habita um imenso vazio.
Conhece o velho ditado que se conselho fosse bom não se dava, se vendia? Concordo com ele em gênero, número e grau. Sempre tive ojeriza àqueles conselhos que me pedem como primeira opção, assim como os que me dão sem que os tivesse pedido. Quando peço é porque já esgotei minha capacidade de solução e aí toda ajuda é bem-vinda. e quando me pedem, pergunto se fizeram a mesma coisa, e então digo que vou trocar o conselho por alguma experiência para que o interessado reflita se serve pra ele ou não, já que pessoas diferentes podem chegar a resultados diferentes. Proporcionar reflexão é menos arriscado do que qualquer solução pronta.
Brasil, 02/02/23
Diz o velho ditado que Deus escreve certo por linhas tortas. Deus foi tão convocado nos últimos 04 anos pelos falsos bem intencionados, da política, que resolveu agir e mostrar que talvez ele seja mesmo brasileiro, por isso Lula foi eleito em 2022. O Brasil vai ensinar ao mundo como se lida com o extremismo da direita.
Ainda vamos ocupar o topo da luta pelo respeito à democracia, no ranking mundial.
O ditado popular diz: "Cada cabeça, uma sentença." No passado era: a cada sentença (do rei), uma cabeça...
Nem tudo que reluz é ouro diz o velho ditado mas o habilidoso vigarista induz qualquer coisa ao mais intenso dourado.
"No funeral de pobre se chora, no funeral de rico se briga" ditado popular.
É verdade; no de pobre prevalece o sentimento, no de rico a racionalidade, se considera que a vida é finita e que um dia a matéria terá fim. Por isso, a preocupação maior é com os bens materiais e sua distribuição equitativa aos herdeiros, o que nem sempre é amistoso"
Esta imagem remete ao famoso ditado popular sobre: “Fazer tempestade em copo d’agua.”
Como o desenho mostra, são copos iguais, cheios com a mesma quantidade de água, mas com duas reações diferentes.
Enquanto uma pessoa se afoga, outra flutua. Sabe por que isso?
Porque não são as situações que roubam a nossa paz, mas a nossa forma de reagir a elas…
Na vida é sempre assim:
Enquanto um reclama do que acontece, o outro agradece; Enquanto um se apavora, outro ora; Enquanto um fala mais do que devia, o outro silencia.
Situações parecidas, reações diferentes…
Aprenda que: Você não pode controlar o que acontece com você, mas pode treinar a forma de reagir diante do que lhe acontece.
"Quando 1 não quer, dois não brigam" Ditado popular.
É muito útil, trazer à tona este ditado, na hora do conflito: evitará muitos inconvenientes, inclusive, prisão e homicídio"
Diz o ditado, que tudo que é bom dura pouco, mas eu discordo disso, o fato ter sido bom, independente do tempo que tenha durado já é suficiente para se eternizar dentro da gente.
Foque no que está a sua frente não no que ficou para trás. Como diz o ditado: "águas passadas não movem moinho".
Tem um ditado que diz: "quem dorme com criança amanhece molhado", então, se você não quer ficar igual não se misture.
Existe um ditado que diz que "quem cala consente", então ficar quieto quando alguém te desrespeita é validar a atitude dessa pessoa, é a dar a ela a chance de na primeira oportunidade fazer tudo de novo.
Diz o velho ditado que felicidade custa caro, felicidade não custa caro, o que realmente custa caro é viver uma vida toda infeliz.
Diz o ditado que "pra bom entendedor, meia palavra basta". Será que basta mesmo? Nem no Google meias palavras bastam porque ele sempre completa com a palavra errada. Eu prefiro as coisas bem claras, definidas e completas para que não fique nenhuma dúvida. Deixar as coisas bem claras é responsabilidade emocional, evita mal entendidos e dores desnecessárias.
Ditado milenar customizado ou personalizado ou ainda adaptado para:
Os pragmáticos - pensar é com a cabeça e não fígado.
Agora, para os românticos – pensar é com o coração, cabeça e fígado depois.
Portanto, cada um com a sua melhor versão.
Há um ditado das vovós que diz: quem gosta de passado é museu. Acho que o ditado virou 'fake', pois o passado nunca esteve tão presente e necessário, como um amortecedor para o nosso hoje. Motivado, fui até 1979 e lembrei-me de Belchior na música 'Medo de Avião', com letra doce, singela e adolescente, assim: '... foi por medo de avião que segurei pela primeira vez a sua mão... não fico mais nervoso... agora ficou fácil, todo mundo compreende, aquele toque Beatle – I wanna hold your hand'. Viva o passado!
. O poder sobe na cabeça mas esquecem que um dia este poder acaba. Como diz o ditado “Tudo o que você faz/ Um dia volta pra você” LEI DO RETORNO.
Acredite, é fato: dinheiro não muda ninguém, apenas revela quem é quem.
Já dizia o ditado: "quer saber o verdadeiro caráter de um homem?
Dê poder a ele."
Poder, fama e dinheiro, impulsionam tudo que uma pessoa é de verdade; observe sempre atentamente quando alguém tiver um desses: saberá com quem está lhe dando!