Ditado popular sobre conselhos
Cabe a todo cidadão a incumbência na preservação da história popular, religiosa e social local de cada lugar. A nossa indiscutível rica diversidade cultural e artística nacional brasileira é composta pelo conjunto das tradições comunitárias tradicionais e originais de cada grupo, que devem ser preservadas em registro para as próximas gerações pelas municipalidades de cada região. Na mesma direção, por sua vez, cabem as secretarias estaduais de cultura a gestão, a promoção e o incentivo para estas ações fortalecedoras da nossa historia, soberania e identidade. Da mesma forma que por meio das indústrias criativas locais desenvolvam uma economia turística, celebrativa e educacional sustentáveis fortalecendo e atualizando ainda mais nossa história cultural e tradição.
A felicidade não é um presente, mas um alívio após algumas lutas.
Se há participação popular é por haver tantas opções de esconderijo.
A realidade tem nos imposto o real, e a cada dia esta mais difícil negar ou "desver".
Diz o adágio popular que cada característica que enxergamos em cada um, as qualidades e os defeitos, tudo o que vemos, é sempre algo que de alguma forma já percebemos dentro de nós. Conversa. Qualidades e defeitos são intrínsecos a cada um. Nem sempre temos uma qualidade que enxergamos no outro e nem mesmo um defeito, pois cada ser humano é único nesse quesito. Vale mesmo é perceber as qualidades que temos e aprimorá-las e os defeitos, como muito carinho, tentar obscurecê-los. Os outros, bem, são os outros. Que vivam em paz ou guerra com suas qualidades e defeitos, que temos muito trabalho com nós mesmos para fazer comparações.
Um crime covarde no Brasil em 2018, contra uma vereadora eleita no exercício do mandato popular na região central da cidade do Rio de Janeiro, bem perto do edifício sede da prefeitura e de comandos institucionais. Isto sim abala as estruturas, golpeia direto todas as bases jurídicas, sociais, politicas e ideológicas da democracia. Estamos diante de um fato grave, o prenuncio de uma temporada de barbárie, a contra mão equivocada de um estado civilizatório, extra posições politicas e partidarismos. Uma só medida, é sobre isto que a nação hoje clama, justiça.Todos os brasileiros livres e conscientes gritam pela ampla liberdade constitucional em uma nação livre e soberana. Todos juntos pela Democracia.
Entre os anos 50 e 60, um estranho fenômeno se apossou da música popular brasileira.
Cansada de passar humilhação ante o coro inumerável de vozes maravilhosas da canção americana -- Elvis Presley, Tony Bennett, Frank Sinatra e não sei mais quantos --, a turma do nosso show business teve a reação inevitável dos complexados em desespero:
Guarda Costas
Eu sei que eu não sou uma pessoa popular, mas eu sou uma pessoa que te protegerá quando você estiver em perigo, te fará feliz quando estiver triste, que ficará horas com você para apenas ver o seu sorriso, te curará quando estiver machucada, serei o seu guarda costas que te protegerá de todos os maus, e a recompensa seria apenas beijos até o entardecer, conversas infinitas, amor inexplicável!
Quem é o culpado?
A alma que pecar, morrerá. - Ezequiel 18: 4
Um conceito popular hoje é a ideia de que os indivíduos não podem ser culpados pelo que fazem ou deixam de fazer. Culpa hereditariedade ou ambiente ou pais ou professores ou o governo, mas não culpe o próprio indivíduo.
Por exemplo, um professor demitido da Universidade Northwestern foi preso por recolher os cheques da segurança social da sua mãe durante 6 anos após a sua morte. Ele culpou "comportamento extremo de procrastinação" causado pela depressão.
A Palavra de Deus desmente esse tipo de mudança de culpa e enfatiza a responsabilidade pessoal. Os israelitas tinham um provérbio popular que afirmava: “Os pais comeram uvas azedas e os dentes dos filhos estão afiados” (Ez. 18: 2). Mas o Senhor disse a Ezequiel que não usasse este provérbio. Em vez disso, Ele disse que todos eram responsáveis por seu próprio pecado e responsáveis por se desviarem dele (vv.20-22).
As Escrituras ensinam que não somos vítimas irresponsáveis das circunstâncias. Nós responderemos ao juiz onisciente por qualquer comportamento que viole a Sua santa lei. Nossa única esperança é confessar que merecemos a condenação eterna de Deus e colocar nossa confiança em Jesus Cristo como nosso substituto. Então podemos ter certeza de que “não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8: 1).
Por Cristo, o Cordeiro sem pecado de Deus,
O precioso sangue foi derramado,
Quando Ele cumpriu a santa Palavra de Deus
E sofreu em nosso lugar. —Anon.
Para escapar do julgamento de Deus, devemos primeiro admitir que merecemos. Vernon Grounds
O dito popular que temos somente uma boca e dois ouvidos dá a ideia de que devemos falar menos e ouvir mais, assim evitaremos uma multidão de desentendimentos.
Movimento não é Marimbondagem,
Popular não é ser Paciente,
Libertação difer de Libertinagem,
Angola é rica Abundantemente!
Um linguajar popular
Meu Deus do céu, como as coisas estão difíceis, casais separando a todo momento, filhos batendo nos pais que lamento, a porcaria da droga em toda esquina, a ação do tempo, a mudança de clima, como essa politicagem aborrece, tanto canalha e nossa nação padece, ora João, o povo não pode reclamar de tanta estripulia da sociedade, pois no berço da intimidade individual, está o conceito fatal, a truculência e insensibilidade, ignorância perante verdades, um povo que descarta lixo na rua, não tem pudor e a integridade nua, que revela a inexistência da capacidade de reverter a situação, o lar sem estrutura, e a essa altura todos reclamam e cobram de Deus, maravilhoso que pela honra e glória do seu nome, não permite que a esperança some, e em meio de caos, miséria e muita dor, se compadece com misericórdia, se excedendo ao amor, é verdade Joana, que nosso povo que clama possa saciar os balaios vazios, nesse febre social que dá calafrios, aqui e lá, entenda a poesia buscando a verdade num linguajar popular.
Giovane Silva Santos
Sou Rian nazareno
Um poeta popular
que é da nova geração
que aprendeu improvisar
E sabe fazer poesia
Do cabelo arrepiar...1
Sou filhos de duas obras
Eraldo e Maria José
que na vida luta muito
Mais no coração tem fé
a agora Eu apresenta
E peço fique de pé ...2
Para mim existe uma diferença radical e invencível entre a música autenticamente popular, ou folclórica, e a música comercial ou industrializada. Só me interesso pela primeira.
“A suposição popular de que ‘o bom remédio tem de ser amargo’ e de que ‘para um tratamento ser eficiente tem que ser doloroso ou complicado’ cai perante o Reiki. A simplicidade do Reiki quebra essa tradição.”
Conceito e definição de racismo no popular:
"Racismo é algo que faz uma pessoa que vai morrer e feder como todo mundo, achar que vai feder mais que os outros."
A emocionalidade expressa na morte do "ídolo" popular, na verdade é racionalidade. Oportunidade do pensamento coletivo, forjar emoções nobres...
“O aparato social relacionado as delicadezas do sofrimento popular constrange a esperança de se estabelecer uma reação.”
Giovane Silva Santos