Discurso

Cerca de 847 frases e pensamentos: Discurso

O silêncio oportuno é mais eloqüente do que o discurso

É bom ir se acostumando com nosso sorriso.

Caros formandos,

A nossa vida é uma caminhada numa estrada obscura, quase sempre repleta de armadilhas que muitas vezes nos impedem de seguir. Vocês já percorreram um longo trecho desse caminho e com certeza perceberam que não foi fácil chegar aqui, muitos foram os obstáculos que tornaram a jornada cansativa e tantos foram os que desistiram no meio do caminho.

Vocês são vencedores porque estão aqui, e diante de Deus vem louvar em ação de graça essa conquista, vem agradecer e oferecer a Ele essa vitória, porque ele é testemunha da luta que vocês travaram para chegar até este momento sublime.

Com toda certeza, muitas são as pessoas que dividem com vocês a alegria desse momento, pessoas que estiveram ao seu lado e torceram para que você chegasse aqui, é nesse momento que eu peço que vocês ai no fundo do seu coração recordem das pessoas que te ajudaram a alcançar essa vitória, sua família que sempre acreditou em você, seus pais que muitas vezes privaram de si para se doar a você, seus amigos, seus professores e todos os funcionários da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, eles felicitam esse momento de júbilo e torcem por você na continuidade de sua vida.

Nunca esqueçamos que Deus nos criou para sermos vencedores, a caminhada continua de cabeça erguida, enfrentem as próximas batalhas que virão, lutem, estejam no caminho do bem, se coloquem em prol de uma humanidade mais justa e fraterna, se doe para um mundo melhor, efetue suas atividades com alegria, plantem um futuro próspero, regue-o com amor e dedicação e colheras frutos de uma vida nova, de felicidades e realizações, viva e faça a diferença na vida de todas as pessoas que você encontrar em sua vida.

Deus está contigo, muitas felicidades e conquistas é o que desejamos a vocês, acreditem, força, coragem. Vocês podem fazer deste mundo um mundo melhor.
Parabéns, sucesso nessa nova caminhada!

(Natalândia, 16 de dezembro de 2016.
Professor Marcus Pereira
Diretor da Escola Estadual Alvarenga Peixoto)

O verdadeiro espelho dos nossos discursos é nossa vida.

⁠A NECESSIDADE DA PROPAGANDA
“É possível que em nosso país nem tudo ande como deveria andar.
Mas ninguém pode negar que a propaganda é boa.
Mesmo os famintos devem admitir
Que o Ministro da Alimentação fala bem (...)
Um bom propagandista
Transforma um monte de esterco em local de veraneio.
Quando não há manteiga, ele demonstra
Como um talhe esguio faz um homem esbelto.
Milhares de pessoas que ouvem discorrer sobre autoestradas
Alegram-se como se tivessem carros.
Nos túmulos dos que morreram de fome ou em combate
Ele planta louros. Mas já bem antes disso
Falava de paz enquanto os canhões passavam.
Somente através da propaganda perfeita
Pode-se convencer milhões de pessoas
Que o crescimento do exército constitui obra de paz
Que cada novo tanque é uma pomba da paz
E cada novo regimento uma prova de
Amor à paz.
Mesmo assim: bons discursos podem conseguir muito
Mas não conseguem tudo. Muitas pessoas
Já se ouve dizerem: pena
Que a palavra ‘carne’ apenas não satisfaça, e
Pena que a palavra ‘roupa’ aqueça tão pouco.
Quando o Ministro do Planejamento faz um discurso de louvor à nova impostura
Não pode chover, pois seus ouvintes
Não têm como se proteger.”

DIFERENÇA EM: ORATÓRIA, RETÓRICA, ELOQUÊNCIA E PROLIXA.
(artigo próprio)

"As palavras descrita na Bíblia, demonstram a ELOQUÊNCIA de Deus".
Deve ter ocorrido de terem ido a tal lugar como igreja, palestras e discursos onde acabam voltando mais vazios do que foram. Não compreenderam bem sobre o que foi dito, ou até mesmo não refletiram em nada em suas vidas. Isso tem haver profundamente com oratória, retórica, eloquência e prolixidade. Existem casos em que voltam da igreja (culto) e dizem a si mesmo:"o culto estava tão frio" ou "aquele pregador é fogo puro".
Oratória é a forma de falar em público, isso qualquer um pode fazer, independe de dom ou de carisma.
Retórica é a forma de falar BEM em público, palavras fortes, de boa compreensão e bem ordenada, mas não convence ninguém.
Eloquência é a oratória e a retórica juntos, mas o que torna eloquente essa oratória, é que na eloquência você precisa ter carisma, dom vindo de Deus, uma espiritualidade em falar bem e convencer as pessoas. A Eloquência tem o dom de persuadir as pessoas. Faltando a Eloquência, a oratória é morta e sem vida.
Já a prolixa, ou palavras prolixas, é a pessoa que fala muito, fala até bonito, mas no fim não fala nada. Aquela pessoa que se enrola a falar, que não conhece muito bem o assunto e de forma demorada, fica falando e falando e no fim ninguém compreende a mensagem.
Para ser eloquente, necessita que a pessoa saiba exaustivamente sobre o assunto, que o domine completamente e que tenha algo que a maioria não tem, CARISMA, e isso é dom. Mas é óbvio que se pode praticar, desde que parta do coração e que seja verdadeiro.
A Eloquência de Deus quer dizer tudo isso nas passagens bíblicas, elas são verdadeiras, são bem escritas e delineadas, são mansas, convencem as pessoas mas necessita de inspiração no Espírito Santo para que se compreenda, para que não se torne PROLIXA. Por isso muitas igrejas e doutrinas distintas são criadas ao longo dos anos, pois cada um lê da forma que melhor entenda, sem qualquer estudo linguístico e espiritual em Deus. Estudar apenas a bíblia sem estudar a língua nativa, não é tão eficaz e ELOQUENTE quanto os que estudam os dois.

Muitos irão dizer que eloquência, retórica e oratória são sinônimos, mas isso é inverídico.

(Massáo Alexandre Matayoshi)

ÀS BOAS AMIZADES ACADÊMICAS
E de repente, aquelas amizades antigas e alegres vão perdendo a freqüência de ser, cada um vai se casando, se formando na faculdade, tendo seus primeiros filhos ou até mesmo se mudando pro outro lado do mundo...

E aquela amizade vai ser tornando virtual, vamos tropeçando uns nos outros naqueles momentos “online”, ou naquela ligação rapidinha pra dizer: Feliz Aniversário...

Depois de um tempo, nem os aniversários são lembrados, e até são, mas aqueles cinco minutinhos já estão sendo ocupados por outras atividades... Já se ensaiam as desculpas que também nunca mais serão dadas.

Esqueceremos das velhas conversas, procrastinando, sem querer mesmo, é o propósito do tempo... Aprenderemos e ensinaremos uns aos outros até que se esgotará a cota. Aquele braço forte e ombro amigo que ajudou com aquela garota da sala 09, ou com o gatinho do último período, já não se farão presentes quando chegarem as cartas do banco ou dos impostos que também nos farão chorar...

Lembraremos vez ou outra daqueles amigos palhaços, das piadas contadas em grupos, dos apelidos colocados nos professores e naquele grupinho que não se dava bem com o nosso... E iremos sorrir sozinhos, e outra vez, e outras mais enquanto lembrar, até que esqueceremos quem disse tal coisa, e só ficará a sensação gostosa das risadas agora sem motivo [...]

Por isso, deixo um recado: Não permitam que a vida passe sem momentos de tirar o fôlego! E que minúsculos problemas ocasionem o desmoronamento de seus planos... Cada um de nós tem motivos para se orgulhar de si mesmo, das conquistas, das derrotas, das lágrimas no travesseiro e das boas aprovações nas cadeiras da faculdade... Somos mais do que vencedores, sim, pelo simples fato de apesar das reviravoltas da vida, nunca desistimos! E sei que jamais iremos desistir!

Existe um lugar, um momento, um espaço... A espera de jovens como nós, a espera de nossas decisões e ações neste hoje tão frágil e que se esvai a cada segundo enquanto estas palavras são ditas.

Por isso meus amigos, façamos o melhor a cada instante, busquemos ser melhor a cada dia, não melhor que os outros, mas o melhor que podemos ser. Vencer a si mesmo sempre será a mais árdua vitória!

Espero todos vocês num futuro próximo! Grandes Engenheiros! Mas até lá vamos traçando nossa trajetória juntos! Afinal, as pessoas não se conhecem por acaso!

E quando a vida levar cada um pro seu caminho, que o espaço ocupado no coração com este hoje, permaneça sempre limpo, e bem cuidado, para ecoar em suas paredes as sensações da nossa amizade construída neste “agora” com sabor de “para sempre”.

Quando um governo vai bem não precisa de muita propaganda política, pois o povo, que recebe as ações, é a principal testemunha.
Governo que investe muito em propaganda é sinal de que não vai bem ou que tem outros interesses em jogo, como permanência no poder ou mesmo abafamentos de más notícias sobre si.
A principal propaganda de um governo é a sua ação.
Há muita discrepância entre o que os políticos dizem fazer e o que de fato fazem.
Palavras quando não acompanhadas da ação correspondente é pura mentira.
Governo bom é governo ético.

⁠Uma das tendências mais perigosas de nossos tempos é tornar a verdade socialmente inaceitável, ou mesmo ilegal, com leis de "discurso de ódio".

⁠Bons discursos podem conseguir muito ;
Mas não conseguem tudo.

Oceano para Prometeu:
“Abafa, ó infeliz, tua cólera impotente; procura alcançar o perdão... Talvez este conselho te pareça de um velho; mas tu sabes que males pode atrair um discurso insolente”.

(Prometeu Acorrentado)

Mentiras são sempre mentiras mesmo que venham a soar como verdades.

A política não se faz com discursos. A política é feita com a verdade e com a vontade de trabalhar para ajudar.

Saber calar,
Às vezes, se faz bem mais necessário que falar,
E é um ato grandioso;
Quando o momento não é propício para palavras,
Principalmente, quando estas são frias,
E não propagam o contexto
Que se encaixa no preciso instante;
Ou, quando o silêncio se faz elegante,
Definindo que nem sempre,
O discurso é propício.

Sua vida é muito mais impactante que suas palavras. Se usar palavras, que sejam fruto de sua experiência prática!

"Não acredito em fórmula mágica, acredito em mudança de atitude. Essa é a unica maneira de nos tornarmos pessoas melhores e consequentemente um mundo mais saudável para se viver."

A Análise do Discurso busca apreender como a ideologia se materializa no discurso e como o discurso se materializa na língua, de modo a entender como o sujeito, atravessado pela ideologia de seu tempo, de seu lugar social, lança mão da língua para significar(-se).

Eu sei que a gente sempre tem aquele discurso de que dessa vez - só dessa - não vai deixar ir, não vai esperar -como sempre - perder pra valorizar. Mas sempre acaba perdendo. Sabe aquela garota sensacional que você vai encontrar na vida? Você também vai perder.

A gente sempre acaba pensando que tem as coisas - e pessoas - na mão, que elas esperam ali no mesmo lugar até tomarmos uma decisão, que pode fazer com elas o que bem entende e que elas precisam de nós, que sem nós não sobreviveriam. Até aprender que elas talvez vivam muito melhor sem nós.

Sempre deixamos para depois, pra chamar pra sair, pra avisar que vai se atrasar, pra convidar pra passear no parque, pra ligar e dizer "pensei em você", pra dizer o quanto sentiu saudade naquelas poucas horas e o quanto lembrou dela nas pequenas coisas, pra falar que o sorriso dela é bonito e o quanto ela é importante.

É assim que a gente perde.

Você pode até estar certa nas suas ideias, mas não será interpretada assim se o seu discurso estiver impregnado por: revolta, desprezo, nojo, melancolia, desespero....
Isso porque na nossa cultura , felizmente ou infelizmente, quem demostra muita emoção com gritos e excessiva expressão só é valorizado em igrejas, de resto é visto como louco ou imaturo ou "o errado" da historia. E os poucos que sabem ouvir ficam surdos

Um discurso de Albert Einstein que adaptei para expressar o que sinto diante de alguns atuais acontecimentos, envolvendo os defensores e contrários ao governo: "Eu odeio o excesso de sentimento cívico. Um homem que se excede desta forma faz-me sentir desprezo... Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra, seja em qualquer dimensão, é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assassinar a participar desta ignomínia."