Discípulos
Filosofia, amor a sabedoria. Como a relação entre Sócrates e seus discípulos, nenhum escrito, mas não podemos deixar os pensamentos do mestre morrer com ele. Assim fizeram, discípulos como Aristócles e Xenofonte escreveram sobre o velho Sócrates.
O próprio Cristo, mesmo diante de seus discípulos, que posteriormente se tornaram apóstolos, vivenciou a maioria dos atos só com Deus! Só com o Espírito Santo! Desde os momentos de profunda oração no jardim do Getsêmani, onde suou sangue em agonia, até sua tentação no deserto, onde enfrentou o maligno sozinho, Jesus demonstrou sua íntima conexão com Deus Pai e o Espírito Santo. Mesmo em sua crucificação, ele enfrentou a agonia do abandono divino, exclamando 'Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?' Esses momentos solitários e impactantes revelam a plenitude da relação divina que Jesus compartilhava, tanto como Deus encarnado quanto como homem.
O batismo no Espírito Santo que os discípulos experimentaram nunca se tronou uma mera lembrança de algo que aconteceu no passado distante. Foi uma realidade sempre presente.
Teologia Arminiana
"Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos." (Mt 28.19-20)
Foi o próprio Jesus, ao ordenar a Grande Comissão, que destacou a importância do ensino como parte fundamental do discipulado. O ensino faz parte tanto da ação evangelizadora, de conquistar novos discípulos para Jesus Cristo, quanto do discipulado, que visa a formação do caráter de Cristo na vida do novo discípulo. Sem a educação cristã não há como fazer novos discípulos! (Pr. Gersé Jordão)
"Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele." (Pv 22.6)
A educação cristã é para todas as idades, pois Jesus manda fazer discípulos de todas as idades! (Pr. Gersé Jordão)
João Batista não sofreu de ciúmes e nem de frustração por perder discípulos para o verdadeiro Mestre. Sua voz e postura, testificaram quem de fato era Jesus, o único Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Se a maneira como os discípulos de Jesus vivem não for diferente da maneira como os incrédulos vivem, então não servimos para nada. Ou somos verdadeiros cristãos, ou somos apenas uma multidão sem rumo.
Alguns anos depois da morte e ressurreição de Jesus
Os discípulos de Jesus saíram e pregaram em vilarejos com muita tensão devido as perseguições e prisões que ainda ameaçavam todos seus seguidores e os que se convergiam eram numerosos
E pessoas atraídas pela boa nova (evangelho)
E os sinais milagres eram grandes os novos convertido sofriam perseguições e eram presos e muitas vezes mortos
De várias formas até por animais ferozes nos espetáculos de Roma
Mas ainda assim vinham pessoas de muitos lugares e neste ponto os discípulos haviam se dividido em pares e ido em direções opostas pelo oriente médio espalhando as novidades do tal messias o Cristo "o salvado" depois de muitos anos estas células ou grupos já crescidos e seus líderes logo que os discípulos começaram a serem mortos
Começaram a surgir muitos escritos contando a história de Jesus com versões diferentes interpretações diferentes e até distorcidas
Alguns justificando uma ideia liberal de Cristo outros discriminando a lei do criador uns influenciados por culturas e tradições pagãs
Outros se isolando do resto do mundo
E assim surgiram ideias teorias e crenças rituais cerimônias fechadas ocultas outras liberais e radicais
No fim do terceiro século bispos são convocados para uma reunião na cidade de niceia da bitinia (atual Turquia)
Este concílio em 325 sob a ordem e promovido pelo imperador Constantino I
Para definirem uma única igreja como foi chamada ekklesia ou eclesia ou uma assembleia como era chamado em Atenas capital da Grécia
Apartir desta primeira assembleia
Ou concilio muitas outras reuniões foram realizada em datas diferentes ao longo dos anos foram aproximadamente 22 concílios
Pra coexistir o que ficou conhecido como igreja cristã ou cristianismo
Bom a história trás manchas e deformidades
E a ideia inicial da mensagem do verdadeiro Cristo talvez tenha meio que se perdido no caminho entre as influências e interesses e políticas
O que ficou que não pode ser corrompido foi a fé
E a busca ao verdadeiro conhecimento
Como uma pérola escondida no fundo do oceano de interesses e mentiras
Mas ela está lá intacta incorruptível
A fé
Emoções!
Jesus buscou tratar e levar cura para as emoções dos seus discípulos em várias situações.
Na pesca maravilhosa, após a frustração de Pedro, Jesus vem trabalhar suas emoções. Após uma palavra de vigor e encorajamento, a mesma pessoa frustada volta para onde estava e tem sua vida transformada. Após uma pesca bem sucedida.
Talvez o que está lhe faltando neste momento é justamente isso.
Dar uma marcha ré e tentar novamente.
Você pode, você é capaz…
A rejeição não fala sobre o caráter do rejeitado. Jesus e os discípulos foram rejeitados sem haver neles culpa alguma.
Os primeiros discípulos de Jesus foram os personagens das histórias que lemos hoje na Bíblia. Eles deram suas vidas por causa do evangelho em obediência ao MESTRE JESUS.
O mínimo que podemos fazer hoje, como discípulos também, é dar continuidade à PROCLAMAÇÃO do EVANGELHO, que é PoDER DE DEUS para salvação de todo ÀQUELE que CRER
Então os fariseus e os mestres da lei questionaram a Jesus: “Por qual razão os seus discípulos não andam em conformidade com a tradição dos anciãos, mas tomam o pão com mãos impuras?” 6Ele, entretanto, lhes afirmou: “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas; pois assim está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; as doutrinas que ensinam não passam de ordenanças humanas’. E assim abandonais o mandamento de Deus, apegando-vos às tradições dos homens”.
Não há maior questionamento da moralidade humana maior do que foi de Jesus Cristo
Os primeiros discípulos de Jesus, consideravam uma honra, serem perseguidos por causa de Cristo. O que importava pra eles, era cumprir fielmente o IDE do Mestre Jesus. Paulo é o maior exemplo dessa realidade. De perseguidor dos cristãos, foi o que mais sofreu afrontas por causa de Cristo.
Bom dia
Como os discípulos de Jesus
Que morreu por nós na cruz
Anunciemos a palavra do Senhor
E reconheçamos o Seu amor
Somos discípulos do Ressuscitado, é bem verdade, mas a verdade às vezes não basta, precisamos de mais!
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus"
Mateus 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
Mateus 5,33-37
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito:'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Mateus 5,38-42
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo:Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudai somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".
Mateus 5,43-48
- Relacionados
- Frases Discípulos
- Faça Discípulos