Discípulos
A Igreja de Jesus Cristo foi criada para manter seus discípulos reunidos ajudando mutuamente e partilhando do pão. Também a cumprir o " Ide e batizai". O líder dessa organização mais tarde nomeada IGREJA deve ser conduzida e administrada por um Pastor de ovelhas e não por um empresário ou pelos ricos da Igreja.
Os discípulos como homens de Deus também tinham divergências entre si imagina os meros mortais como nós!
“Os discípulos do Reiki, embora convivam com o mestre no início, não vos pertencem. Os discípulos estão com o mestre, mas são totalmente livres para buscar novos rumos. Da mesma forma que um satélite precisa largar o foguete para entrar em órbita, no momento certo, o discípulo precisará largar o seu mestre e trilhar o seu próprio caminho.”
disse Jesus a seus discípulos: 'Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida'" (Lucas 21,25-34).
A perseguição dos cristãos é uma realidade, Jesus Cristo já alertava seus discípulos:
"Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês."
João 15:20
“Os discípulos andaram com Cristo por três anos antes de pregar; hoje, muitos pregam sem antes terem andado com Ele.”
Damon e Pythias ou Phintias, viveram em Syracuse no século IV, eram discípulos de Pitágoras e, em viagem à Sicília, ultrajaram o rei Dionísio, que condenou à morte Pythias.
Ele pediu ao rei que permitisse ir até sua família para dela se despedir e o amigo Damon ofereceu-se para ficar em seu lugar.
Embora Pythias tivesse encontrado uma série de contratempo retornou no dia marcado, pouco antes de Damon ser executado.
O rei ficou tão impressionado a lealdade e com a amizade que eles tinham e o perdoou Pythias.
Que nossa amizade esteja sempre baseada, como no relato acima, na fidelidade, no respeito mútuo e no amor que une amigos verdadeiros.
"Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos." (Mt 28.19-20)
Foi o próprio Jesus, ao ordenar a Grande Comissão, que destacou a importância do ensino como parte fundamental do discipulado. O ensino faz parte tanto da ação evangelizadora, de conquistar novos discípulos para Jesus Cristo, quanto do discipulado, que visa a formação do caráter de Cristo na vida do novo discípulo. Sem a educação cristã não há como fazer novos discípulos! (Pr. Gersé Jordão)
"Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele." (Pv 22.6)
A educação cristã é para todas as idades, pois Jesus manda fazer discípulos de todas as idades! (Pr. Gersé Jordão)
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus"
Mateus 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
Mateus 5,33-37
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito:'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Mateus 5,38-42
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo:Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudai somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".
Mateus 5,43-48
Alguns anos depois da morte e ressurreição de Jesus
Os discípulos de Jesus saíram e pregaram em vilarejos com muita tensão devido as perseguições e prisões que ainda ameaçavam todos seus seguidores e os que se convergiam eram numerosos
E pessoas atraídas pela boa nova (evangelho)
E os sinais milagres eram grandes os novos convertido sofriam perseguições e eram presos e muitas vezes mortos
De várias formas até por animais ferozes nos espetáculos de Roma
Mas ainda assim vinham pessoas de muitos lugares e neste ponto os discípulos haviam se dividido em pares e ido em direções opostas pelo oriente médio espalhando as novidades do tal messias o Cristo "o salvado" depois de muitos anos estas células ou grupos já crescidos e seus líderes logo que os discípulos começaram a serem mortos
Começaram a surgir muitos escritos contando a história de Jesus com versões diferentes interpretações diferentes e até distorcidas
Alguns justificando uma ideia liberal de Cristo outros discriminando a lei do criador uns influenciados por culturas e tradições pagãs
Outros se isolando do resto do mundo
E assim surgiram ideias teorias e crenças rituais cerimônias fechadas ocultas outras liberais e radicais
No fim do terceiro século bispos são convocados para uma reunião na cidade de niceia da bitinia (atual Turquia)
Este concílio em 325 sob a ordem e promovido pelo imperador Constantino I
Para definirem uma única igreja como foi chamada ekklesia ou eclesia ou uma assembleia como era chamado em Atenas capital da Grécia
Apartir desta primeira assembleia
Ou concilio muitas outras reuniões foram realizada em datas diferentes ao longo dos anos foram aproximadamente 22 concílios
Pra coexistir o que ficou conhecido como igreja cristã ou cristianismo
Bom a história trás manchas e deformidades
E a ideia inicial da mensagem do verdadeiro Cristo talvez tenha meio que se perdido no caminho entre as influências e interesses e políticas
O que ficou que não pode ser corrompido foi a fé
E a busca ao verdadeiro conhecimento
Como uma pérola escondida no fundo do oceano de interesses e mentiras
Mas ela está lá intacta incorruptível
A fé
Tendo, Jesus terminado de orar,
Partiu com os seus discípulos...
E atravessaram o Vale de Cedron, sem exitar.
No jardim, onde entrou, contra o mal orou, ao Pai pediu auxílios.
Judas, também conhecia aquele lugar
E foi lá ter, para o entregar,
Com uma escolta de guardas,
Que traziam também, armas...
Vinham apanhar, Jesus Cristo,
Que logo lhes perguntou:
A que vieste, com tudo isto?
E tornou a perguntar: A quem buscais?
E disseram-lhe, em voz que entoou.
A Jesus Cristo! Que disse: Eu Sou; Porque não me apanhais?
SOBRE AMAR NOSSO SEMELHANTE.
Disse Jesus, ao ensinar seus discípulos sobre o alcance do verdadeiro amor, que eles deviam amar seus inimigos e orar por aqueles que lhes perseguissem. Amar nossos irmãos deve ser algo provável para muitos, amar pessoas desconhecidas, talvez seja uma aventura prazerosa, um ótimos desafio para alguns.
Contudo, amar nossos inimigos, pessoas com quem não temos nenhuma relação nem afinidade, mas por quem temos repulsa e preconceito, é algo de fato inatingível para seres humanos imperfeitos, sobretudo para quem não consegue superar o medo de mar incondicionalmente seus semelhantes, independente da suas preferências ideológicas, etnias, costumes e crenças.
Pensando assim, a quantos anos luzes estamos distante do Cristo, e quantos caminhos ainda temos de trilhar na prática genuína do amor cristão.
Se hoje é natal para muitos que professam seguir as pegadas do Mestre, o nosso senhor Jesus Cristo, devemos nos perguntar: “As minhas ações refletem verdadeiramente a minha crença e o meu conhecimento teórico nesta seara?”
"Os grandes pedagogos educam para a generosidade, que na alma dos discípulos serve como precondição psicológica para a contemplação e posterior partilha da verdade — numa escala de conhecimentos que vai do menos abstrato ao mais. Em breves palavras: ser generoso é a nota essencial do verdadeiro mestre, e para percebê-la convém olhar os seus discípulos. Se sabem muito e amam pouco, o mestre fracassou porque sabem mal. Se amam muito e sabem pouco, o mestre fracassou porque amam mal.
O amor é o motivo, é o instrumento e é o fim do saber. Se o amor permear o conhecimento do princípio ao fim, é porque o mestre ensinou tudo na ordem ("ordo"), na forma ("species") e no modo ("modus") devidos. Mas não se chega a tais resultados sem doses de preciosa generosidade.
Amor e saber ou estão juntos ou são malogrados. Sua perfeição é literalmente co-incidirem.
A verdadeira erudição sabe a amor, e o amor é a mais sublime devoção ao bem apetecido pela vontade iluminada pela inteligência. Por isso, o bom mestre gera almas devotas do saber; o mau mestre gera almas devotas do próprio umbigo. Esta última devoção chama-se soberba, o anti-amor em ato.
Se alguém chega a esse triste ponto, é quase impossível que reordene os saberes e os hierarquize. O contato de sua inteligência com a realidade estará decisivamente depravado".
"Maldita é a época em que os mestres bajulam seus discípulos para obter vantagens financeiras ou favores pessoais".
Estando os discípulos de portas trancadas e com medo, Jesus apareceu no meio deles e disse: paz seja convosco, e ao sair repetiu; paz seja convosco. João 20:19a21. As pessoas, mais do que nunca , hoje estão trancadas e com medo, lá fora estão os ladrões e as doenças, mas ainda outro agravante humano são as pessoas de corações trancados, sem amar, sem amor e sem serem amados, Emanar paz , amor e irradiar a luz divina, é a missão para a qual Cristo nos chamou e confiou a cada um de nós.
- Relacionados
- Frases Discípulos
- Faça Discípulos