Discernimento
Frases de efeito tem o poder despertar seguidores ignorantes que não se atentam a essência da fonte que a produziu.
O homem espiritual consegue discernir o que há de errado e o que se é correto, mesmo sem enxergar o resultado final.
“A diferença entre o bem e o mal são as consequências em praticá-los, mas existe uma linha tênue entre eles, você é quem escolhe quais as consequências que quer ter, mas, lembre-se: você não terá nenhum controle sobre elas.”
Jesus ensinou o caminho estreito; a religião conduz à mentalidade estreita. Discernir a diferença é mergulhar no Espírito do Evangelho; confundi-las, porém, é a receita para o fundamentalismo reacionário
Muitas vezes o seu inimigo é capaz de lhe revelar suas maiores fraquezas, assim como um espelho, posto em frente a sua face.
É mais fácil conseguir alcançar o favor de alguém quando a mesma está de bom humor, do que quando a pessoa está enraivecida, o tempo deve ser discernido nesse caso e a oportunidade não deve ser perdida quando for o momento certo.
Os ciclos se desenrolam, repetindo-se, como uma sinfonia inaudível. Nas entrelinhas do quotidiano, a superficialidade obscurece a visão, impedindo que as pessoas percebam a sutileza dos ciclos que moldam suas vidas. A falta de consciência e discernimento age como uma venda nos olhos, tornando-as subjugadas pelo automatismo, inconscientes dos matizes da existência. Nesse estado de letargia, perdem oportunidades que poderiam transformar simples atos em experiências profundas. Romper com essa inércia é desvendar a riqueza escondida na essência, é despertar para a vida além da superfície, onde cada ciclo é uma oportunidade de crescimento e compreensão mais profunda.
Em situações embaraçosas, pense bem antes de colocar um ponto final; se isso acontecer algumas vezes, vira reticências.
Algumas críticas são elogios de quem não tem nada para dar. Se você sente-se em segurança, observe apenas.
É fácil averiguar os fatos, depois do golpe ter ocorrido, o difícil é discernir os perigos bem antes.
"A vida ensina, há muitas coisas que não conseguiremos mudar, outras coisas que precisaremos de força e coragem para mudar , mas o principal de tudo, é ter a capacidade e o discernimento para poder diferenciar-las.
A mansidão te deixa dócil, mais não frágil, é bom combinar a mansidão com a Prudência e discernimento.
É importante desenvolver uma sensibilidade mais profunda ao Espírito de Deus, a fim de compreender prontamente sua vontade e agir de acordo com ela.