Discernimento
Viva da melhor maneira que você entender que deva,
até porque, com ou sem experiência,
o seu destino final será o mesmo.
Porém, adquirindo algumas,
essas lhe trarão discernimentos,
quais poderão lhe fazer
que consiga deixar algum legado...
A verdade mora ao lado da mentira. Ambas são muito próximas. Entender esse processo é necessário atenção e discernimento, pois ambas têm virtudes indistintas. Para sair ileso e saber distinguir uma da outra, será prudente atenção.
O inimigo lembra-se de algo ruim que o ex-amigo fez-lhe e esquece-se de todas as coisas boas que antes o desafeto proporcionou-lhe. A depender da coisa ruim, o inimigo está certo em esquecer das boas.
Em situações embaraçosas, pense bem antes de colocar um ponto final; se isso acontecer algumas vezes, vira reticências.
Algumas críticas são elogios de quem não tem nada para dar. Se você sente-se em segurança, observe apenas.
Em um mundo onde a verdade se esconde nas sombras, é prudente questionar as narrativas que pintam tudo de negro. Tudo o que é demonizado, rotulado como pertencente às trevas, merece um olhar mais atento, pois é nas entrelinhas das condenações que a luz da verdade muitas vezes se revela. Desconfiar da demonização é uma maneira sábia de evitar ser guiado por narrativas preconcebidas, que podem estar distorcendo a realidade.
Por outro lado, a exaltação excessiva também merece nosso ceticismo. Em um mundo de elogios fáceis, onde a superfície brilha com adulações, é crucial não se deixar enganar pela aparente perfeição. Por trás de elogios exacerbados, pode-se esconder uma cortina que obscurece as imperfeições e encobre verdades incômodas. Desconfiar do que é constantemente enaltecido é um ato de sinceridade e discernimento.
A ideia de "pertencimento" também é uma armadilha perigosa. Ao assumir uma identidade atrelada a grupos, corre-se o risco de ceder à estratégia maquiavélica que busca manipular pela imposição do medo do despertencimento. Ser fiel a si mesmo é um ato de resistência contra a pressão social que visa fragmentar e controlar. Não sucumbir ao separatismo imposto é uma forma de preservar a integridade individual.
Neste jogo de narrativas e manipulações, é fundamental permanecer alerta. A desconfiança se torna uma aliada na busca pela verdade, revelando-se uma luz guia em meio às sombras da desinformação. Seja você mesmo, questione as narrativas impostas, e recuse a submissão ao medo. Na sua essência reside o antídoto contra as artimanhas que buscam dividir, desagregar, dominar e controlar
“Sejam fiéis aos ensinamentos. Arranquem a erva má. Lancem ao fogo da transformação o egoísmo, o vício e o desalento. Separem o joio do trigo, andem pelos caminhos luminosos do discernimento supremo.”
Frases de efeito tem o poder despertar seguidores ignorantes que não se atentam a essência da fonte que a produziu.
Chamado Divino!
Hoje, em meu devocional, novamente uma casadinha do Senhor: ”Não há limite para fazer livros“ (Ec 12:12).
Deus está falando: “Quem tem o dom da escrita, o ministério literário, escreva para a glória de Deus”, pois, por meio dos teus escritos, muitas almas podem ser alcançadas para a salvação do Senhor, mas mesmo que apenas uma única alma seja salva, isto já será motivo de alegria e festa no céu, pois o amor de Jesus, nosso Deus, cobre uma multidão de pecados. (Lc 15:7; 1 Pe 4:8). Amemos ao escrever!
O seu ministério de evangelismo literário, físico ou virtual, pode alcançar aqueles que Jesus Cristo quer salvar. Dê o seu melhor! Faça a obra de Deus conforme ele o tem colocado. Não deixe de escrever. Seja muito ou seja pouco, apenas seja fiel ao chamado que Deus tem lhe dado.
ORAÇÃO COM SABEDORIA
Ao de coração verdadeiro, o Senhor dará sabedoria para orar como convém, para orar segundo a sua vontade. Deus lhe dará discernimento para conhecer a vontade de Deus e orar neste sentido.
Deus sabe o que é o melhor para o seu povo e ninguém poderá impedir o seu agir. Por mais que tentem, suas intenções malignas e ações astutas não atingirão seus propósitos.
Quem quer o bem do povo ora pelo povo; não age de maneira contrária, pois tudo o que é contrário ao bem está do lado do mal.
Os fariseus da época de Jesus eram hipócritas e Jesus bem os conhecia, sabendo que as intenções do seu coração eram impuras e cheias de veneno para envenenar o povo contra todo aquele que se levantasse contra eles. Por isso, ensinavam tudo de acordo com a sua própria vontade, deixando de lado a verdade de Deus.
Precisamos aprender a respeitar a vontade e a direção de Deus porque ele sabe o que faz, mas nós não. Estranho dizer isso, né? Mas é verdade! Pois as verdades ocultas e a realidade que não conseguimos enxergar em determinadas situações costumamos interpretá-las e executá-las segundo nosso entendimento e muitas vezes o resultado é negativo, mas se agíssemos sob a direção de Deus, recebendo dele a sabedoria, faríamos, com certeza, o que é certo e o resultado seria positivo.
Leitura recomendada:
“Os fariseus mandavam o povo fazer.
Jesus respondeu:
— Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus.”
E continuou:
— Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
E Jesus terminou, dizendo:
— Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta” (Mc 7:2,6-9,13).
É O SENHOR!
O Senhor está falando realmente porque está confirmando na palavra; não tem como não ser o Senhor.
O Senhor está falando comigo sobre prosperidade, mas ela vai acontecer do jeito de Deus e não do meu jeito; eu penso que vou conquistar isto, mas Deus vai me dar aquilo.
É por isso que nos confundimos, pois Deus fala uma coisa e a gente interpreta outra; falar ele fala, revelar ele revela, mas as coisas não acontecem do jeito que a gente pensa, e sim do jeito que ele quer e do jeito que ele já planejou, diferentemente dos nossos pensamentos ou do nosso entendimento. Como está escrito:
“Os meus pensamentos são muito diferentes dos seus; a minha maneira de agir é muito diferente da sua”, declara o Senhor. Assim é a minha palavra. Quando eu falo, ela sempre produz o fruto que desejo, sempre traz o resultado que determinei” (Is 55:8,11).
É aí que está o mistério divino: o Senhor nos revela o que vai acontecer, mas quando, como, o quê, só ele sabe; o que nos cabe saber é que vai acontecer na esfera que precisamos, e isso pela fé e paciência para aguardar a hora designada por Deus (Sl 40:1).
O que você sonhou e nunca teve você vai ter agora. O senhor revela o certo, mas costumamos enveredar pelo caminho duvidoso, pois não é exatamente aquilo que Deus está falando através da sua revelação; ele está fazendo uma revelação — ”Você vai ter isto agora”, ou seja, você vai ter a prosperidade tão desejada agora, esta é a revelação, mas o meio como ela vai se concretizar não foi revelado por Deus.
Porém, no seu pensamento, na sua imaginação, você pensa que Deus está falando sobre aquilo que você está pensando, sobre um determinado objeto de conquista, algo que você pensa que é o que Deus vai usar para fazer você alcançar a tão sonhada prosperidade.
Pode até ser isto, mas não é necessariamente isto. Pode ser outra coisa que talvez você nem imaginasse. Mas a palavra de Deus não volta vazia de modo que, se ele falou, ele vai cumprir e vai acontecer do jeito dele, no tempo determinado por ele, e a única coisa que você tem a fazer é permanecer firme na fé de que Deus vai cumprir a sua palavra e você vai alcançar a prosperidade tão desejada do jeito de Deus no tempo de Deus.
Não basta estarmos bem informados, precisamos apurar o senso crítico para assimilarmos o que for pertinente para o nosso crescimento.
Se o 'ontem' não foi lição,
o 'hoje' é a oportunidade
que o 'amanhã' precisa para acontecer,
sem frustrações!...
Mas, aprender é preciso.
07/02/2023