Discernimento
Não basta estar em paz com a sua consciência. É preciso pacificar também as consciências atingidas por suas atitudes.
Naturalmente existe a honra e o orgulho. Contra a natureza da minha honra eu não luto, e a deixo me orientar. Entretanto, contra a natureza do meu orgulho eu travo uma densa batalha. É preciso discernimento para identificar onde toca sua honra e onde amarga seu orgulho.
Convencer não é provar. Convencer é premiar o ego. Provar é não deixar espaço para que se convença do contrário.
Já se foi o tempo de bater boca. Depois de experiências desagradáveis, a gente aprende a cair fora e ainda deixar a outra parte sentindo-se estrela.
"O que nos acontece não é por acaso, nem mera contingência. Em tudo há um sentido dentro da história maior do Soberano, que conduz os fatos, os acontecimentos, para cumprir os seus propósitos. Encontramos paz e entusiasmo para viver, quando sabemos discernir essa verdade; quando há um eis-me aqui, faça-se a tua vontade, dito com fé e sinceridade." (F C. Cunha)
A reflexão é a virtude que nos auxilia a nos tornarmos Seres Conscienciais, fundamental para fazer escolhas com discernimento, ou seja, escolher o que é melhor para nós como Espíritos imortais e não para o nosso ego. Desenvolver essa virtude é imprescindível para que nos libertemos da impulsividade e irreflexão.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Devemos ficar alertas àquilo que nós analisamos frente a algum imprevisto desagradável,antes que isto tome proporções desnecessárias.
Se pensarmos bem, todas as vezes que passamos por algum tipo de privação, em seguida surge alguma solução acompanhada de uma ideia melhor do que aquela que tínhamos antes.
Discernimento é tudo.
(teorilang)
O exercício da virtude da reflexão é muito importante, porquanto quanto mais autonomia reflexiva nós desenvolvermos, maior o discernimento para que possamos fazer escolhas conscienciais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Maturidade remove tolices. Idade sem maturidade capacita tolos profissionais. De novo, maturidade remove tolices.
A 'razão divina' insuflada nos homens, é a 'sabedoria' divina, que nos capacita a reconhecer, que os verdadeiros valores da vida, devem ser aplicados à mesma, uma vez descobertos quais são.
O problema de comprar briga dos outros é que, muitas vezes, eles fazem as pazes e esquecem de contar a você.