Discernimento
Renunciar a si mesmo, tomar a cruz todo santo dia e seguir rompendo em fé - exercitando a virtude, a resiliência, o livramento e o discernimento...
O atributo da onisciência pertence somente a Deus
Somente Jesus conhece o meu coração e o teu coração. Somente Jesus sabe se servimos para servi-lo ou não. Homem algum tem capacidade para alcançar este entendimento se não for pelo poder do Espírito Santo mediante o discernimento espiritual concedido. Porém, muitas vezes, o homem natural se sobrepõe ao homem espiritual, atribuindo a Deus pensamentos, palavras e decisões provenientes de sua própria mente, e, por ser uma pessoa religiosa, atribui a Deus as suas ações com o objetivo de alcançar credibilidade.
Muitos cristãos verdadeiros ficam tristes quando não são chamados pelos líderes das igrejas, mas, logo depois, eles entendem, através do discernimento espiritual e da leitura bíblica a voz de Deus que lhes diz que os homens podem não tê-lo chamado, mas ele tem o chamado de Deus que ninguém tem poder para anular, e é o próprio Deus quem os escolhe, e não o homem. Por isso, não devem ficar tristes quando não são chamados pelo homem, mas ficarem muito felizes por serem bem-aventurados de terem o chamado de Deus, e é Deus quem os coloca nos devidos lugares de acordo com a sua vontade que é soberana, pois cada pessoa tem um dom dado por Deus para um chamado ministerial na Igreja.
Todos os cristãos podem desenvolver várias tarefas, habilidades, nos diversos ministérios da Igreja. Contudo, cada um possui um dom específico para atuar em um ministério específico, pois a Igreja é formada por membros, assim como o corpo, onde cada um tem a sua função, o seu ministério, para desenvolvê-lo segundo a vontade e a direção de Deus. Deste modo, não há motivos para sentimentos de rejeição ou exclusão que lhes entristeçam a alma ou lhes rebaixem a dignidade pelo fato de não ter sido chamado para executar o seu dom na Igreja, pois não foi o homem quem deixou de escolher você, mas este foi usado por Deus para não te escolher porque Deus não te quer ali; Deus te quer fazendo a obra dele em outro lugar que ele vai te mostrar, e de outra maneira que ele vai te mostrar.
www.monicacampello.com.br
Alguém sempre se incomoda quando alguém expõem o que pensa,
por isso são poucos os alguéns que se arriscam.
Se tudo está sujeito a múltiplas interpretações e
nenhuma regra está imune a exceções então vemos como são
sutis as razões e fúteis as competições.
Nossas percepções são únicas, compostas por experiências diferentes,
Elas são como um tecido, uma camada sobre camadas formando noções,
expandimos conforme esse discernimento se desenvolve, mas
de nada valem as noções sem a humildade.
Enquanto não se respeita esse princípio não há como sair do princípio,
o crescimento será uma ilusão cheia de pretensões confundindo os conhecimentos.
Se você tem do lado alguém que te levaria no colo durante uma chuva (não que você fosse cobrar isso, mas ainda assim se de coração a pessoa fizesse), valorize e a mantenha... Sentimento puro e verdadeiro não está atualmente disponível no mercado de forma ampla, sendo raro, vigorando cada dia mais o oportunismo e a conveniência das pessoas, revestindo-a das palavras "reciprocidade" e "amor próprio", e que, com o passar do tempo, no fundo revelam a antes guardada face egoísta e individualista, câncer desta atual sociedade.
Pra ser verdadeiro não necessariamente precisa ter desejo... Isso nasce e se desenvolve com o tempo, confiança, vontade de fazer dar certo... "Os DISPOSTOS se atraem", e disposição é uma questão de decisão, determinação... Simples assim!!
Na infância e adolescência não provocava briga, mas quando ela surgia encarava para mostrar que sabia brigar, ate porque isso era a atitude que dignificava o proceder do sujeito homem.( cabra macho).
Hoje com a cabeça branca, descobri que é melhor correr que ficar e apanhar!
Que a vida me dê o suficiente para continuar minha caminhada. Que nada atrapalhe o que foi determinado por ela. Se assim tiver que ser, que eu tenha discernimento para perceber, entender e aceitar.
Vontade rege o ato, se há vontade, há tudo...
"Vontade é a energia modificadora que produz os resultados mais inacreditáveis, se há vontade, até aquilo que estava fadado a dar errado, dá certo, pois, quem quer arruma um jeito, não foge e não dá desculpas".
Entre duas falas precisa haver uma pausa, um momento de silêncio, assim como existe entre a execução de duas melodias, inclusive para saborear cada uma, para aprecia-la o mais possível; no caso de falas o ouvinte precisa de tempo para exercitar o discernimento, uma vez que todos temos um critério de princípios e de valores aos quais buscamos ser fieis, inclusive, também, por questão de segurança da maneira de viver e de se conduzir na vida.
Se uma pessoa não concede tempo de reflexão a seu interlocutor, este ou esta acaba perdendo o interesse pelo diálogo.
Aos olhos do tolo, o leão é apenas um cordeirinho, mas o homem prudente enxerga até sombras na escuridão, e sabe discernir o perigo.
Nem tudo é um mar de rosas na vida, mas pode perfeitamente ser um espelho do que você enxerga: se de um lado tem o problema, do outro a imagem invertida (ou a solução).
Tenho me vigiado, mas feliz pelas minhas imperfeições, pois assim, dentro de um juízo qualificado, passo a não julgar ninguém.
Nas chuvas de prata,
Nas sombras da noite,
Ou no céu azul,
Teus olhos são a fonte de toda minha luz,
Nas trevas eternas,
Solidão intérmina,
Caminhando nas ruas do destino,
Calando a verdade,
E dispersando o nada,
Às vezes nos sentimos sós,
Sozinhos e sem nada , nem ninguém
Mas as vezes o caminho não nos deixa se perder,
Nossa benção é aquilo que nos faz crescer,
Mas muitas vezes, nos vemos perdidos nas ruas solitárias do destino
Devaneio discernimento,
Filosofia acontece do lado de fora da situação. Para tomar a melhor decisão para todos na hora h, é preciso estar dentro.
Ainda há tempo para escolher viver melhor. Mas é preciso ser tolerante, inovador, sensato, discernente... É preciso saber ouvir e perdoar.
Sem isso não há esperança de sermos felizes...
O homem natural é impossibilitado de entender as coisas de Deus, pois elas não se entendem de forma “intelectual”, pois as coisas de Deus só podem ser discernidas de forma espiritual. E para se discernir algo espiritual, o homem tem de ser espiritual.