Discernimento
Quando as coisas e as pessoas parecerem mais complicadas, maior deve ser o seu discernimento, suas habilidades e sua força intelectual para trazer à sua existência soluções e reflexões para compensarem a sua vida familiar, profissional social e espiritual.
Deus troca o espírito do entendimento, da santidade e do discernimento espiritual pelo espírito maligno, quando um cristão desonra Seus mandamentos durante a vida cristã, restando-lhe apenas o caminho à sensatez e ao arrependimento para falar com sabedoria àqueles que precisam de Seus santos conselhos.
Quando as coisas aparecerem muito complicadas, exija de você mesmo maior discernimento, paciência, reflexões, maiores esforços, criatividade, habilidades, inteligência, determinação e perseverança, pois estas atitudes podem lhe tornar um profissional de sucesso, um ícone social ou um líder espiritual em busca de soluções, por meio de conhecimentos funcionais e de aplicação prática da sabedoria.
Mulheres casadas devem ter bastante discernimento espiritual para reconhecer qual o acordo feito para manter a sua fidelidade conjugal aos seus maridos, quando testemunharam a sua confissão pública no ato da cerimônia.
Entre os incluídos e os excluídos procure identificar com fé, discernimento e sabedoria em qual das duas eternidades que sua alma deseja entrar, viver e desfrutar dos termos e da garantia que ela oferece, pois uma vez aceito o acordo antes da morte, não há como negociar com Deus a sua troca, os seus recursos ou as suas disposições.
Use o seu tempo, seu ânimo, sua sabedoria e seu discernimento, quando as pessoas de seus relacionamentos passarem pela sua vida com sérios problemas espirituais, dando sinais de tristezas, friezas e fraquezas, ajudando com sua paciência e compreensão, com seu apoio e encorajamento, aconselhando-as naquilo que for possível para alcançarem o equilíbrio, a saúde e a confiança devida a Deus, através do seu testemunho, da sua coragem e do seu amor ao próximo.
Um bom policial ouve com discernimento, mantém o profissionalismo, preserva a segurança pública, fala com sabedoria e age com cautela, respeito e determinação, no cumprimento de seus deveres, observando as leis nacionais e as de Deus para o bem de todos.
Em quem opera a vida está implícito o discernimento público, olhando os corações dos pecadores para que saibam da desgraça da ignorância espiritual e do poder da morte, mostrando-lhes como alcançar o ministério da vida.
Seja prudente e sábio ao revelar seus planos às pessoas, tendo discrição e discernimento com que você se relaciona, pois alguns criticarão, interferirão e terão inveja do seu trabalho, queimando o filme da sua produção, em vez de lhe compartilhar com você outros elogios e sugestões.
Seja apenas um sábio e ouça a ignorância dos outros com discernimento, pois para cada erro há uma saída: paciência, educação e respeito.
Muitas mulheres, mesmo sendo educadas, costumam ser bagunceiras, sem juízo e sem discernimento em relação às prioridades da vida; por isso, é necessário reeducá-las para que não sintam remorsos depois de tomar sérias decisões irreversíveis.
Passe o que você sabe de lógica, de discernimento espiritual e de como aconselhar o melhor para as pessoas que desejam crescer e se projetar na sociedade, pois um dia alguém lhe atribuirá novos valores às suas habilidades.
Use luz, discernimento e sabedoria quando se relacionar com o mundo dos homens, porquanto nele há escuridão, dispersão e aversão à boa educação na justiça divina.
Quem tem discernimento no Espírito reconhece o mentiroso pela língua, pois fala o que está cheio o coração e a perícia divina revela suas intenções.
O homem natural não tem discernimento para sentir a presença do Espírito, cujo manifestação só é dada ao homem espiritual em Cristo.