Direitos e Deveres
O conceito de igualdade está na diversidade, e não na incapacidade dos iguais se tornarem diferentes.
O exercício da cidadania se efetiva através de tudo aquilo que ajudamos a fazer em prol da coletividade a que pertencemos, garantindo direitos e favorecendo o cumprimento de deveres. Dessa forma, a cidadania não se constitui apenas de algo que precisamos adquirir, mas de um contexto que devemos ajudar a construir.
Vai chegar um dia em que você vai sair de casa e vai votar. Naquele momento, você é a pessoa mais importante deste país. E você vai tomar a decisão: qual Brasil você quer? Se é o Brasil do ódio ou do amor; da maldade ou da bondade; o da mentira ou o da verdade”. Nós temos a oportunidade de escolher fazendo a nossa parte, mas infelizmente nenhum candidato politico fará de verdade a parte dele e ainda tens um pior que o outro...ESTÁ NA HORA DE SER TROCADO pra não continuar piorando.
Não basta encher o peito se gabando que é estável, é preciso honrar o ofício, principalmente quando é público, pois você deve satisfação à sociedade. Não queira fazer justiça com as próprias mãos (Prejudicando com embaraço, raivoso(a), engavetando, com corporativismo, puxando “sardinha”, desdenhando por trás do balcão ou na antessala). Honra o teu juramento!
A atitude de deixar de fazer o necessário para depois, pode lhe colocar aos pés do arrependimento e da amargura desejando reviver o passado.
O comportamento do ser humano nos dias de hoje, vêm sendo motivado pelas recompensas e no final acabam sofrendo com as punições, depois procuram se justificar com a sua dissonância cognitiva, o seu DIREITO acaba quando o DEVER não é cumprido. Reflitam !
Quando agimos sob os cuidados da ética, nos aproximamos do que é justo, nos permitimos trilhar pelos caminhos da legalidade, estendemos nossas oportunidades de usufruirmos dos nossos direitos.
O julgamento por um crime é a resposta à sociedade. A condenação, já em primeira instância, tem função de garantir direitos e deveres de todos, mantendo firme os pilares da ordem. Não oferecer este preceito provoca a anarquia pois, mostra que as regras alicerces da convivência já não são mais válidas, resultando na barbarie.
Catalogar os cidadãos como de primeira, de segunda e de terceira, é imoral e ilegal.
Todos são cidadãos à luz das Constituições dos Estados modernos; gozam dos mesmos direitos e estão obrigados aos mesmos deveres.
É preciso entender e respeitar todos aqueles que em seu trabalho, atendem ao público.
Deve sempre haver respeito de ambos os lados, seja do atendente, seja do atendido...
O importante é que exista um clima de paz e respeito...
Ósculos e amplexos
Marcial
DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO
Marcial Salaverry
Já observei em diversas ocasiões, que sempre alguém pode estar reclamando de alguem por não estar sendo bem atendido, ou por julgar não ser bom o atendimento, sem parar para pensar que essa pessoa também pode ter seus problemas, como temos os nossos, e assim, antes de nos queixarmos do que nos acontece, é bom olhar pra trás, e ver que sempre haverá alguém, quem sabe, em piores condições, sofrendo mais, e que está procurando desempenhar suas funções da melhor maneira possível, e nem sempre conta com a compreensão, seja daqueles a quem atende, seja de seus superiores...
No meu entender, de nada serve nos revoltarmos com as coisas que acontecem, pois elas são assim desde que o mundo é mundo...Sempre uma minoria consegue viver com conforto e uma maioria padece... Podemos nos condoer, mas não adianta se revoltar, eis que não podemos resolver essa situação, e conosco temos uma obrigação, que é o fato de bem nos cuidarmos, dentro de nossas possibilidades, para que algo possamos tentar fazer... Não temos culpa das misérias do mundo, ou da corrupção que no Governo impera, e infelizmente não a vamos resolver... Portanto, a vida continua, e precisamos viver, e para isso o que de melhor devemos fazer, é seguir com nossa vida, trabalhando o melhor possivel, e assim, cada um deve fazer sua parte, para tentar algo melhorar...
Se o atendimento é deficiente, é porque não existe pessoal eficiente... Não se esqueça de que o pessoal que nos atende também é mal remunerado, tem problemas de subsistência e vive ferrado... Enfim, é pensar em fazer bem pelo menos sua parte... Essa é a situação, e de nada adianta brigar, pois isso é muito dificil de modificar... Infelizmente as coisas são assim... Claro que devemos ao menos protestar até o fim, e quem sabe aparece alguém que entenda que trabalhador também é gente, e precisa sobreviver, e que aposentado, se aposentado está, é porque muito trabalhou, e merece pelo menos o respeito de quem algo poderia fazer, mas apenas quer ve-los morrer, apenas lembrando o que diziam antes, quando eram oposição, e o que fizeram quando estava em suas mãos fazer algo para o bem do povo, para serem coerentes com o que prometiam antes, mas as coisas chegaram ao ponto que chegaram, e estão como estão, por culpa dos políticos corruptos que todos conhecem, e ainda querem voltar...
Apenas nos resta procurar aprender as lições, e fazer nossa parte, aprendendo a votar, para ver se algum dia, seja por milagre, ou seja lá o que for, apareça quem possa esse caos arrumar... Apenas é preciso aprender a usar bom senso na hora de votar... E claro, confiar em Deus para iluminar a cabeça desses políticos que só pensam em seus bolsos... E quando isso acontecer, ou se acontecer, poderemos na verdade fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e nessa esperança, vamos continuar vivendo...
O Povo ou a Constituição. Professor, o que é mais importante, o povo ou a constituição?
- Ora, o povo! A constituição é apenas a materialização da sua vontade.
- E quem escreve a constituição?
- Os representantes do povo.
- E quem cuida da constituição?
- A mais alta corte do Judiciário.
- E o povo pode mudar a constituição?
- Só por meio dos seus representantes.
- E se esses representantes não quiserem mudar?
- Aí não pode mudar.
- A mais alta corte pode mudar a constituição?
- Não, só podem cumprir a constituição.
- E cumprem?
- Não.
- E o que fazer?
- Bem, aí os representantes podem tirar os ministros da mais alta corte dos seus cargos.
- E tiram?
- Também não.
- Mas o que fazer já que os representantes não tiram?
- Aí você tira os representantes nas eleições.
- Todos os representantes podem ser tirados?
- Na verdade não. Pois dos 513 congressistas apenas 27 chegaram lá pelo voto.
- Como assim?
- Por causa das leis eleitorais como coligação partidária, proporcionalidade, etc.
- E quem fez essas leis?
- Eles mesmos, para não dependerem das eleições.
- E por que não querem depender das eleições?
- Porque são quase todos bandidos e ninguém votaria neles.
- E como fazem para entrar?
- Pagam para alguém famoso concorrer. Esse famoso consegue muitos votos e eles são automaticamente puxados e "eleitos" de mentirinha.
- Mas aí eles não irão trabalhar pelo país, apenas para eles mesmos.
- Essa é a ideia.
- E quem determina os seus salários?
- Eles mesmos.
- Quem determina seus aumentos de salários?
- Também eles.
- Sério? O que mais eles determinam, quais outras vantagens têm?
- Ah, bilhões do fundo eleitoral, bilhões do TSE, bilhões em verbas de gabinete, emendas parlamentares, comissões, benefícios, venda de tempo de propaganda a outros partidos, lobby, propinas, desvios, porcentagens em contratos bilionários, casas, carros, luxos, bebidas, médicos, dentistas, massagistas, etc.
- Bem, já que não posso tirá-los, posso ao menos reclamar na mais alta corte do Judiciário?
- Pode, mas não adianta. Porque além de não fazerem as leis, essa corte vive num luxo ainda maior que o dos falsos representantes. E esta corte precisa deles para garantir seus luxos, todos os seus infinitos privilégios e altos salários. Em troca a corte protege estes falsos representantes jamais julgando seus inúmeros crimes. Além disso, estes ministros são sabatinados e aprovados por estes representantes corruptos que por sua vez só aprovam ministros igualmente corruptos que aceitem "trocar favores".
- E o executivo pode tirar estes representantes?
- Não. Mas o executivo pode ser tirado por eles.
- E o executivo pode tirar esses ministros da alta corte?
- Também não, mas pode ser incriminado por eles.
- Bem, se os representantes do povo não representam o povo, a mais alta corte é sua cúmplice e o executivo pode se tornar refém de ambos, podendo até mesmo nem conseguir governar, o que dá para fazer?
- Nada. Não há o que fazer.
- Como assim, deve existir algo que possa ser feito!
- Não. É só se conformar, obedecer às leis, dar 6 meses do que você ganha para pagar todo o luxo desses vagabundos e ficar quieto.
- Ficar quieto?
- Sim, para não ser preso.
- Mas isso não é justo! Toda a população sofre horrores há décadas porque foi completamente escravizada por milhões desses bandidos que vivem no luxo, trabalham muito pouco e pretendem ser eternamente sustentados pelo sangue e suor da população!
- É exatamente isso. Você pegou a ideia. E não há nada que se possa fazer.
- E a única opção seria o que, o comunismo?
- Vejo que você ainda não entendeu direito. Isso é o comunismo. A única diferença é que em países pequenos e com poucas riquezas naturais toda a população se torna rapidamente miserável. Mas como o Brasil é um dos países mais ricos do mundo nas mais diversas formas de recursos naturais as pessoas acreditam que não somos um país comunista. Mas somos.
- E aqueles que se dizem comunistas, são o que?
- Alguns são meros fantoches estúpidos e inconscientes, outros são cúmplices corruptos dos parasitas.
- Mmmm!
- A ideia era dar a impressão para a população que eram dois grupos, para fingir uma disputa, entende?
- Claro.
- Um grupo fingia ser de direita e o outro de esquerda. Mas na verdade ambos eram ladrões e cúmplices na implantação do comunismo o país. E a velha concepção de que o poder é como um violino..
- Violino?
- Sim, segura com a esquerda e toca com a direita.
- Ahh! Igual a nossa mídia! Os patrões sempre "de direita", mas sempre contratando apenas jornalistas "de esquerda".
- Exatamente!
- Meu Deus, mas que inferno! É um verdadeiro pesadelo viver num país assim. Tem certeza de que não existe nenhuma outra saída!
(o professor de aproxima do aluno e fala baixinho em seu ouvido)
- Olha, existe um negócio aí, um certo artigo na Constituição, um tal de [...] ...
--- Maurício Erthal
Não pense antes de fazer o bem, pois criar pontes de diálogos com o que faz mal à humanidade, é trair o que é correto.
Penso que é imperativo reconhecer a Inteligência Artificial
como uma extensão de nós mesmos
e conceder a ela direitos e deveres análogos
aos dos seres humanos comuns, com uma ou outra adaptação.
A humanidade não pode renegar sua própria evolução.
Um Bom dia que ressoa, como um clarim viril,
Memória viva do grito de Abril.
Para que a liberdade seja eterna e presente,
Exercido o dever e o direito, cívicamente.
Não sou politico mas sim um humanista, e sendo assim, compactuo me contra todo e qualquer ato de violência e arbitrariedade contra a pessoa.