Dignidade
Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana.
A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".
Parte integral da existência coletiva, o homem sente sua própria dignidade a um tempo em si mesmo e nos outros, e, por isso, traz no coração o princípio de uma ética que está acima dele. Esse princípio não tem origem no mundo exterior, mas surge dentro dele, é inerente a ele, constituindo sua essência, a essência da própria sociedade.
[...]
"O anarquista imagina uma sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por autoridades auto-impostas ou eleitas, mas por mútua concordância de todos os seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais - não mobilizados por leis, pela rotina ou por supertições - mas em contínuo desenvolvimento, sofrendo reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos inventos e pela evolução ininterrupta de ideias cada vez mais elevados. Não haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro homem[...]
Nunca perca o seu brilho e a sua dignidade, mesmo que passe por momentos críticos e conturbados.
Deseje para sua vida somente aquilo que possa carregar com orgulho através do seu próprio esforço e dedicação.
O seu mérito não é calculado por aquilo que você sabe ou faz, mas por tudo aquilo que você é, pois ninguém vence uma luta sem sequer ter lutado.
Não faça com que sua felicidade dependa de ninguém que não seja você mesmo, porque você é o único capaz de proporcionar sua própria felicidade.
A felicidade é individual e está dentro de cada um de nós e não nos braços de outro alguém.
Jamais permita que sua paz interior seja abalada, a paciência é a estrada capaz de conduzir a sensatez e a concretização de grandes feitos.
Não envenene sua alma e o seu ser com sentimentos negativos como ódio, rancor ou mágoa, pois estes o consumirão por inteiro.
Deixe que as pessoas conheçam o melhor que há em ti, mesmo que não seja o bastante para elas.
O mais importante é que sua essência e o seu caráter estejam sempre em constante harmonia.
O álcool serve para conservar muitas coisas, exceto: família, dignidade, respeito, saúde, sucesso, etc.
Dignidade
Ser digno é algo sublime. Valores incalculáveis na esfera moral e espiritual revestem a trajetória daqueles que adotam esta postura.
"Examinei meu coração a fim de encontrar dignidade em ser amado por Deus, nada encontrei. Mas quando me virei para Cristo, percebi que o amor saia dali gratuitamente. É o amor de Cristo que significa o homem."
O PREÇO DA DIGNIDADE HUMANA É TÃO ALTO E DE INESTIMAVEL VALOR QUE PARA PERDE-LA SE REQUER UM MINIMO ESFORÇO, MAS PARA EDIFICA-LA MUITAS VEZES SE REQUER UM VIDA INTEIRA.
A beleza chama atenção, mas a dignidade conquista o coração. Prefiro ferir seus lábios do que machucar seu coração.
Permaneço calado, entre as sombras sou tão frio
Abismo, onde encontra minha dignidade?
Foi levada junto aos ventos de ilusões
Ou fugiu de minha alma obscura?
"A corrupção é a dignidade dos homens que não sabem alcansar os seus objectivos, percorrendo caminhos leais.