Difícil é Definir Amigo

Cerca de 7 frases e pensamentos: Difícil é Definir Amigo

Amigo, um Ensaio

Difícil querer definir amigo. Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas aguas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.

Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

(Marcelo Batalha, 20 de outubro de 1996 - texto registrado)

Marcelo Batalha

Nota: Texto muitas vezes repassado como sendo de autor desconhecido, de Rachel de Queiroz, ou de Vinicius de Moraes. A autoria do texto é reclamada por Marcelo Batalha, que afirma tê-lo registrado em 1996 na seção de Direitos Autorais do Ministério da Cultura.

...Mais

DEFINIR AMIGO

Difícil querer definir amigo.
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão,
quando é de terra firme que você precisa,
ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo,
é mão estendida, mente aberta,
coração pulsante, costas largas.

É quem tentou e fez,
e não tem o egoísmo
de não querer compartilhar o que aprendeu.

É aquele que cede e não espera retorno,
porque sabe que o ato de compartilhar
um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz.

É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.
É a compreensão para o seu cansaço
e a insatisfação para a sua reticência. (...)

Amigo é aquele que te diz "eu te amo"
sem qualquer medo de má interpretação:
amigo é quem te ama "e ponto".

É verdade e razão, sonho e sentimento.

Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

Marcelo Batalha

Nota: Adaptação de Link

Difícil querer definir a palavra Amigo: Amigo é aquele que te da um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do Céu, se é o sonho que te faz falta. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria e medo. Amigo é aquele que te diz EU TE AMO sem medo de causar mal impressão. Amigo é quem te ama e “pronto”. É verdade é a razão, sonho é sentimento. Amigo é pra sempre. Amo.

Nossa, estes amigos são os melhores ...difícil querer definir amigo, ainda mais em relação a vocês, pessoas mais q especiais para mim. Dizer q admiro e gosto de vcs é mto pouco, pq uma amizade como a nossa merece mais, então prefiro agradecer, agradecer a Deus pela nossa amizade e dizer a ele q foi um dos melhor presente q recebi em minha vida...

É bem difícil definir amizade e mais ainda porque tem o tal de amor que esse não se sabe dizer!

Inserida por douglasmeloideias

Amizade certamente é o sentimento mais importante de nossa vida,
e possivelmente o mais dificil de ser explicado...
Sempre vale mais uma tentativa para pelo menos tentar definir
essa coisa tão importante chamada AMIZADE...
Osculos e amplexos,
Marcial

DEFININDO A AMIZADE
Marcial Salaverry

Podemos pensar que parece ser muito fácil definir o que vem a ser Amizade, pois, embora seja coisa meio fora de moda, é algo que ainda tem alguns adeptos. Ainda existem pessoas que prezam uma amizade. Ainda bem, pois o mundo sem amizade seria mais triste ainda do que sem amor...

Convenhamos que a Amizade é um sentimento completamente inexplicável. E que, apesar de sua “inexplicabilidade”, é capaz de unir duas ou mais pessoas de sexos os mais diversos (atualmente existem muitos), pois é um sentimento totalmente assexuado, e há que se considerar que até pode existir entre e com animais. Quem nunca teve um "cachorro ou gato, ou algum animal de estimação?"

A amizade, cria uma situação de carinho sem qualquer outro interesse, que não seja o bem estar recíproco. Apenas desejamos saber que nossas amizades estão bem. Caso contrário, sempre nos preocupamos.

Por razões de difícil explicação, existem algumas pessoas com quem simpatizamos e esse é o primeiro passo para que surja ela, A AMIZADE. Muitas vezes somos mais irmãos de um amigo, de que de nosso próprio irmão. Por que será que isso acontece? A melhor explicação é um segundo sentimento, chamado Afinidade. Bem, o que será Afinidade, então? É o primeiro passo para que surja a Amizade.

Tentando explicar, podemos dizer que afinidade é um, digamos, encontro de opiniões, de gostos, de preferências musicais, culinárias, artísticas, seja lá o que for. São pessoas que sequer se conhecem, mas gostam das mesmas coisas, ou quase. Começam a trocar idéias, e vão descobrindo seus "pontos afínicos" , e assim inicia-se uma amizade. Não chega a ser necessário um conhecimento físico, pois é algo que se transmite de alma para alma...

Pode-se desenvolver uma bela amizade, mesmo à distancia, o que muitas vezes, até facilita o seu desenvolvimento, e com certeza essa amizade, automaticamente traz uma certa intimidade, levando fatalmente a uma troca de confidências. Muitas vezes o grau de amizade permite alguns desabafos, que nem sempre podemos fazer às pessoas que nos cercam, até mesmo para não melindrá-las.

Para isso são excelentes essas amizades que podem ser chamadas de virtuais. Chega-se a “sentir” a presença ao nosso lado, sendo aquele gostoso sentir de "juntos ainda que distantes", e atualmente mais ainda...

Vocês podem ter certeza de que tais desabafos são importantíssimos, pois a pior coisa é ficarmos com alguma coisa "entalada" na garganta. Sapo é bicho de difícil digestão. Então, termos alguém com quem desabafar, é certamente um muito bom "digestivo" para o batráquio em questão...

Por vezes são problemas pessoais que consideramos insolúveis, mas alguém, de fora, com isenção total de ânimo, pode por vezes dar uma opinião que ajude na solução. Ou então, se "estamos de maré baixa", super aborrecidos com algo que está nos perturbando, só o desabafo com alguém que está longe, e não participa dos fatos, já alivia a tensão. Por vezes esse amigo, além de escutar o desabafo, ainda encontra uma palavra de apoio ou conforto para conosco. Aí então o benefício é duplo. Desabafamos e ainda por cima somos consolados. E isso é muito bom. Acredito que seja bom para os dois lados, pois para quem escuta, é altamente confortador saber que goza da confiança dessa amizade.

O maior de todos os benefícios da Internet é a criação dessas "correntes de amizade". Afinal, penso que a solidariedade é o melhor sentimento que pode existir, e essa troca de amizade é a maior demonstração de solidariedade que existe.

Por vezes, sentimos um carinho um pouco maior por algumas dessas amizades, e, automaticamente acabamos dedicando um pouco mais de atenção a certos "alguéns". Por que isso? Sei lá...É um sentimento íntimo totalmente inexplicável, que não se pode "traduzir", uma vez que é algo que vem lá de dentro. São pessoas com quem afinamos mais, mesmo sem nenhum outro interesse além de ser AMIGO. E isso é muito bonito.

Enfim, Amizade é uma estrada de duas mãos. Para que possamos ser amigos de alguém, é preciso que essa amizade encontre reciprocidade, e principalmente, muita sinceridade. É algo assim como o Amor.

Não podemos esquecer também que temos ser solidários, e que mesmo "em distanciamento", braços existem para abraços...

Bem meus amigos, por essas e outras, desejo a todos UM LINDO DIA, com o coração pleno de uma sincera amizade...

Inserida por Marcial1Salaverry

Amizade... sentimento estranho...
Difícil de explicar, mas verdadeiramente
indispensável para nossa vida...
É muito difícil viver sem ter ou sentir amizade...
Ósculos e amplexos,
Marcial

ENCONTRANDO A DEFINIÇÃO PARA AMIZADE
Marcial Salaverry

Tentei encontrar essa definição, mas na verdade, a amizade é algo totalmente indefinível, contudo, uma possível definição, é aquela que afirma que "Sem dúvida a Amizade é o mais belo sentimento que pode unir as pessoas." Vamos entender que na realidade, não se pode afirmar categoricamente o que vem a ser amizade, e tampouco saber quando podemos definir alguém como sendo verdadeiramente nosso amigo...Realmente é algo controverso...E muitas vezes nos enganamos sobre esse sentir...

De autoria de L'Inconnu, encontrei uma linda definição de amizade, sobre o que é ser amigo. Vejam:
"Amigo é quem te acolhe na realidade de suas desesperanças, te aconchega em palavras sinceras quando necessitas. E se quando dormes tens pesadelo, ele te acorda com um sorriso e te convida a sonhar de novo."

Efetivamente, quando as coisas correm bem, sempre temos bons amigos, pessoas que compartilham de nossos êxitos, que inclusive nos citam como “alguém especial” e até mesmo se vangloriam de nos haver ajudado, de nos ter dado o famoso “primeiro empurrão”, mesmo que não tenha sido nada disso. Mas após uma sessão de tapinhas nas costas, sempre ouvimos o indefectível: “Você se lembra daquele dia que...” e vai por aí afora, sempre lembrando de alguma ajuda especial, não registrada muitas vezes em nossa memória, e que certamente nunca aconteceu...

Contudo, quando estamos na pior, os amigos ocasionais são os primeiros a se afastar, a nos voltar as costas. Claro, e se formos pedir ajuda? Os ratos são sempre os primeiros que abandonam o navio afundando.

Os verdadeiros amigos estarão ao nosso lado, nos dando a mão, ou até mesmo apenas um apoio moral. E como é necessário termos alguém a nosso lado quando as coisas correm mal. Alguém que nos ajude a carregar o fardo, ou que ao menos tente nos estimular, não nos deixando simplesmente entregar os pontos, e desistindo de tudo...

Uma verdade realmente indesmentível, é saber que para termos bons amigos, é necessário que também o sejamos, pois amizade é algo que vai e volta, e assim sendo, não podemos olhar apenas para nosso umbigo, portanto, muitas vezes precisamos nos esquecer de nossos próprios problemas, quando precisamos socorrer um amigo, cujo problema ainda é de solução mais difícil que o nosso. Aliás, uma vez resolvido o dele, ele poderá nos ajudar no nosso. É a famosa troca de favores entre amigos, sendo uma estrada de duas mãos, o que vai, volta...

Muitas vezes estamos tentando realizar um sonho, algo que muito desejamos. É quando conseguimos ver quem realmente está ao nosso lado. São aqueles que nos ouvem e procuram ajudar de alguma maneira. Seja com atos, seja com palavras. Realizar um sonho sozinho, sem ninguém para trocar idéias, para compartilhar seus ideais, para emprestar aquela colaboração, dar aquela força, sempre é mais complicado.

Chega-se muitas vezes a desanimar, quando percebemos que as pessoas com quem mais contávamos, são justamente aquelas que retiram o apoio em horas decisivas. Ou que não sabem compartilhar nossos momentos, nem sempre por má vontade, mas apenas por não considerarem nosso sonho como algo importante. Nessa hora, é lindo quando surgem os verdadeiros amigos, pessoas que jamais poderíamos suspeitar que nos poderiam ajudar, e que vem em nosso socorro, trazendo aquele ombro amigo onde poderemos nos apoiar...

Isso, crianças, é amizade de fato e de direito. Não é necessário proclamar sempre que é amigo, uma vez que é com ações que isso é demonstrado. Foi isso que L'Inconnu quis dizer com o “te acorda com um sorriso, e te convida a sonhar de novo”. Vamos convidar nossos amigos a “sonhar de novo? E poderemos ser convidados também...

E com essas palavras, complemento, desejando que todos possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, um dia sempre cheio de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR...

Inserida por Marcial1Salaverry