Dias da Semana
PARA OS NASCIDOS EM AGOSTO
Segunda OBS: vários leitores nascidos no mês de agosto, reclamaram da minha fala: segundo a lenda, mês do desgosto...
Mais uma vez vou corrigir a minha gravíssima falha, pedindo perdão aos que se sentiram ofendidos. Mesmo porque agosto me trouxe várias preciosidades: minha bela irmã Eleuza. Minha bela sobrinha Aline, e muitos amigos lindíssimos: verdadeiros presentes de Deus. Portanto, agosto estará no meu coração como um tempo lindo de muito mais ganhos do que perdas.
OBS: muitos leitores entraram no Hangout reclamando do meu egoísmo, por isso acresci um parágrafo para fazer às pazes com eles.
Quarta-feira 13 de agosto, mês em que o menino, posso chamá-lo assim do alto dos meus 60 anos, completou 49 primaveras. Não podia ir tão cedo, que Deus me perdoe pelo destempero. Agosto o trouxe. Agosto o levou embora.
Por coincidência ou ironia, ventos do seu mês natalício, ou uma fatalidade mais perversa derrubou o pássaro de ferro que o acolhia o garoto no seu bojo.
Parecia indestrutível, enganamos... Não protegeu o nosso sonhador.
Um pouco depois das 10 horas, eu navegava na minha rede social como faço nos meus horários livres e como costume, a minha televisão fica ligada, sempre no noticiário para eu, aposentada, me sentir incluída. Se não ativa, ao menos conhecedora das coisas que giram pelo mundo afora.
Uma repórter de fala mansa e pausada anuncia uma nota: O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10 horas, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.
A fumaça negra emergia sufocando os curiosos e os repórteres que já chegavam ao local em busca de informações mais precisas. Dei uma olhada apenas, por curiosidade, e voltei pro meus contatos.
Ah! Caro leitor, não me condene, caem aeronaves quase toda semana. Por que iria me alarmar com mais essa? Depois o que me interessa se tinha algum João ou José lá dentro? Não, não sou fria, apenas sou conformista. O que eu posso fazer para colocar um fim nestes calamitosos desastres?
Chorei copiosamente alguns deles: os sobreviventes, a tragédia dos Andes foi o primeiro, ao menos o que mais ficou marcado na minha alma tenra. Depois, vieram outros tantos dolorosos que seria impossível descrevê-los todos.
Parei de chorar a algum tempo, com a couraça do conformismo vestida e tentando me passar por uma fortalecida diante dos revezes da vida.
Levantei-me, cansada de tanto dizer olá pros meus amigos e voltei para os afazeres domésticos. Quando regressei pro meu quarto, a televisão ainda ligada trouxe a punhalada afiada e penetrante até o âmago da alma.
“Morre Eduardo Campos”, e diante dos meus estupefatos olhos, os destroços gritavam o horror agonizante e fatal.
Parei de chofre, desacreditando nos meus olhos e ouvidos. Chocada, soltei um grito silencioso que ecoou pelo infinito.
Rasga-se a cortina do indiferentismo:
“Nãoooooooooooo! O Eduardo Campos não, não pode ser. Estão enganados, deve ser outro Eduardo. O que importa o seu sobrenome? Silva, Freitas, Nunes... Qualquer outro, não o Campos.
Por que iria o menino partir no meio de um sonho arrojado e grandioso como o seu caráter?
É claro que ele estava nos meus planos de eleitora por razões que passavam pela postura política exemplar, pelo novo olhar que lançava para os problemas do Brasil, pela integridade do homem pai e esposo, governador com a maior aceitação dos eleitores. Enfim, por uma série de motivos sérios e verdadeiros.
No entanto, eu quis, quando da sua oficialização da candidatura, brincar de poetisa e lhe enviei um recado, também pela televisão. Recado que nunca chegou aos seus ouvidos, e, claro, não era mesmo pra chegar.
“Ah! Eduardo, não peça o meu voto me olhando com esses olhos tingidos de mar, pois eu não darei de negar.”
A minha alma de eleitora está em luto e negra como aquela fumaça assassina que levou o nosso Eduardo.
Refeita do choque brutal, reflito: Qualquer ser não merecia tal tragédia, fosse ele o João, ou o José, ou qualquer outra pessoa dona de um sonho, uma família, amigos, um projeto. Repenso e peço perdão pelas minhas considerações egoístas. No entanto, insisto que, minha alma está perplexa e politicamente vazia de esperanças.
Meus escritos se dividem em duas partes: A primeira, não merece sequer reflexão e a segunda também não...
Não espere por uma vida após a morte, não espere uma segunda chance, essa pode ser a sua única oportunidade de ser feliz.
Quem já recebeu uma segunda chance, deve saber o valor que ela tem... eu não sei o que é isso. Nem todos tem a mesma sorte.
No calor do fim da tarde de uma segunda-feira, observando o ir e vir das pessoas no centro da cidade, desfiguradas de quaisquer sentimento de amor ou alegria, sou surpreendida por uma senhora. Devia ser uma mulher na flor dos seus 50, 60 anos... Caminhando a passos rápidos, por um instante vagarou o seu andar e olhou fixamente para o meu rosto. Passou por mim... hesitou. Virou-se para trás. E, com um sorriso meio desajeitado, disse: "Eu parei para observar seu rosto... A sua pele é tão bonita! Quer dizer... Você é linda." E, por um instante, o meu dia esteve completo.
Quando alguém me conta alguma coisa que envolve uma segunda pessoa desconhecida sempre fico com uma dúvida. A verdade tem três lados: a verdade de um, a verdade do outro e a minha, pois ambas podem não coincidir com que penso. A verdade tem múltiplas faces. Cada um que siga com a sua e aprenda a pagar por isso.
Não sou segunda opção de ninguém... não vivo como um servo... não sou um idiota querendo migalhas. E não corro atrás de ninguém por puro capricho.
Segunda chance, dependendo do que aconteceu na primeira, até se tolera. Terceira chance é tolice de ambos.
Bommmmmm diaaaaaaaaaaa...
Meus amigos e minhas amigas...
Nesta primeira segunda-feira do ano de 2016 quero declinar sobre as oportunidades que deixamos passar em nossas vidas e, por diversas vezes batem à porta, mas quase sempre por ignorância ou comodismo, preferimos permanecer na “zona de conforto”, do que irmos à busca do que realmente pode ser o elo da felicidade e crescimento pessoal... Muitos chamam isso de superação e força de vontade, eu particularmente denomino de “AUTO ESTIMA”..
Percebam vocês que uma pessoa quando tem baixa auto-estima, ela quase sempre se relaciona com pessoas que dificilmente lhe suportara e, por sua vez, jamais admitira que parte da culpa disso acontecer, é sua...Diferente da pessoas “inteligentes com auto-estima elevada”, onde seus relacionamentos por mais complexos que pareçam ser, conseguem se superar e seguir em frente...Então, partido deste principio, lhes digo:
Não percam a oportunidade de melhorar a cada dia, pois o tempo passa e se ficarmos tentando mudar as pessoas e não nós mesmos, chegará um dia que as oportunidades se acabarão e talvez seja tarde demais até mesmo para mudarmos os nossos comportamentos pessoais e então, prevalecerá a “BAIXA AUTO-ESTIMA...
Desejo uma semana regada de oportunidades e superação para todos (as)...
Todos os dias passam sem uma segunda reflexão
Vivendo em um projeto perfeito e controlado
Um fantoche de apetite de sua perversão doente
Vou estar preso dentro desse inferno até morrer?
Então caso ninguém se preocupe
O suficiente para fazer uma mudança
Eu dou meu coração por uma só...
Razão!
Eu vou ser seu condenado!
Com nada além de sangue em minhas mãos
Preso em seu país das maravilhas