Diálogo entre duas pessoas

Cerca de 1130 frases e pensamentos: Diálogo entre duas pessoas

Quantas vezes acontecem dramas terríveis por faltar algo
tão necessário como um diálogo, uma conversa para dirimir
dúvidas e esclarece-las...
Dramas que poderiam ter sido evitados...
Recordar é viver, e pensar que tudo poderia ser diferente...
Ósculos e amplexos
Marcial

CERTAS RECORDAÇÕES TRISTES
Marcial Salaverry

A vida por vezes nos reserva algumas surpresas, e assim, por mera obra do acaso, tive hoje uma melancólica lembrança do passado, ao cruzar com uma figura triste, com a expressão de quem já desceu quase todos os degraus da vida, chegando naquele ponto de onde não mais existe volta. Apenas uma saída. A porta para o Além.

Seu porte, outrora altaneiro, de moça fina, de família de recursos, estava alquebrado, vencido por uma triste vida desregrada, pelo uso de drogas, pelo fumo, pelas bebidas... Enfim, o verdadeiro fim da picada. O quadro desenhado no tango “Esta Noche me Emborracho”, que diz "Hoje te vi passar, e causou-me pena ver-te nesse estado triste, toda alquebrada pela vida..." Não consegui fugir das recordações que me assaltaram a mente.

E pensar que muito a amei, chorei ao lembrar os doces momentos que passamos juntos. Como doem essas recordações. E a busca das explicações, como se para a vida explicações houvessem. Simplesmente certos fatos acabam acontecendo porque acontecem.

Éramos namorados. Para a época, nosso namoro era muito avançado. Não tínhamos limite para nossas intimidades. E foi essa liberdade, ou melhor, essa liberalidade que causou tudo, por faltar um diálogo esclarecedor.

E aquele baile de formatura. Triste baile. Ela queria ir sozinha. Não me queria naquela noite, depois vim a saber o porquê. Quando descobri, saí a campo para arrumar um convite. Queria surpreendê-la, e o consegui.
Não esqueço sua expressão de surpresa quando me viu entrando no salão, impecável em meu smoking alugado. Sorriu-me. Magoado, fiz que não a vi, e comecei a dançar com outras, fazendo par constante com uma moça que conhecera lá. Reparei que ela não dançava com ninguém, e apenas me olhava.
Apenas no fim do baile, empertiguei-me e fui tirá-la... Ela, olhando tristemente, recusou-me e saiu... Nunca mais a vi... Fiquei muito ofendido com a recusa, e não a procurei mais.
Depois vim a saber dos fatos. Ela estava suspeitando estar grávida, e queria conversar com algumas amigas para ter certeza. Quando soube, uma das amigas disse-lhe que eu não mais a procurava porque estava sabendo de tudo, e não queria saber mais dela, por estar grávida. Bela amiga... Desesperada, e com vergonha de encarar seus pais, fugiu de casa, caiu no mundo, e na vida.
Nunca mais soube dela, e essa mesma amiga me disse que ela havia fugido com um namorado. Jamais soube o que realmente aconteceu, e tampouco procurei saber.
Apenas a reconheci naquela noite, porque sempre a tive em um cantinho da memória. Seus olhos eram inesquecíveis, bem negros, brilhantes, fogosos. Negros ainda estavam, mas o brilho, o fogo, completamente apagados. Chorei muito, perdido nas recordações, e em como podem ser estranhos os rumos de nossa vida. Amamo-nos muito e muito amamos, porém a vida nos separou, ela seguiu por um rumo, e eu por outro. Poderia ter sido diferente? Claro, se ela tivesse me dito tudo, ou se eu tivesse confiado mais, ou mesmo se ambos não tivéssemos sido tão orgulhosos, cada qual julgando-se magoado, assumindo postura de vítima, e, principalmente, se aquela falsa amiga não tivesse sido tão “amiga”...
Enfim, coisas da vida, que nos prega peças as mais loucas possíveis. Seu nome? É lembrança. Lembrança daquilo que poderia ter sido, daquilo em que se transformou.

Bem crianças, ouvi esta história em um desses papos de botequim, quando alguém precisa falar, e alguém gosta de ouvir, para contar depois.
Nomes? Para que? Quantos de nós conhecemos muitas histórias semelhantes, em que tristes fatos acontecem, em que vidas podem ser destruídas, apenas porque não houve um melhor entendimento. Em que as pessoas se deixam levar pelo orgulho, pela vaidade. Quando se prefere ouvir inverdades, porque a verdade talvez nos incomode.
A história desses dois poderia ter sido muito diferente. Apenas coisas do destino? Não creio que se possa atribuir ao destino certas falhas da personalidade do "bicho gente", que por vezes pode atrapalhar a vida.
Sinceramente, espero que a história dessas duas almas sofredoras possa servir como alerta, lembrando que a melhor maneira de se dirimir dúvidas, é através do diálogo. Conversando é que se entende, ou não, mas de qualquer maneira chega-se a melhores conclusões, podendo evitar futuras lamentações...

Nessa expectativa, vai aqui meu desejo de que todos possam ter UM LINDO DIA, e que jamais possamos nos esquecer da importancia de um diálogo sincero para aparar certas arestas que surgem pela vida...

Inserida por Marcial1Salaverry

Minha mente está a milhão tentando recordar o diálogo verificando se disse algo que desse a impressão errada.
Pareci esnobe? Humilde demais?
Insegura?
Se ele não viu a insegurança em mim, ele não viu nada.

Inserida por amyricher

Um relacionamento sem diálogo é o mesmo que um carro sem combustível. Pode até ser bonito mas nunca sairá do lugar.

Inserida por profmarcelorocha

Havendo respeito, amizade, compreensão e diálogo, pode perfeitamente existir o tão decantado CASAMENTO PERFEITO,
podendo chegar aos 40, 50, 60 e mais anos...
Ósculos e amplexos
Marcial

O CASAMENTO PERFEITO PODE EXISTIR
Marcial Salaverry

Pode não ser muito comum, mas na realidade existem diversas maneiras para que um casamento seja considerado perfeito. Há que se considerar ainda que nos dias de hoje, basta que os parceiros vivam juntos para que possam se considerar casados, mas modernismos à parte, vamos considerar o que pode ser efetivamente chamado de casamento perfeito.

Na teoria, é aquele casal que mantém um relacionamento estável, que vive junto, sem maiores brigas ou discussões, mas será que realmente vivem bem, ou apenas mantém as aparências, ostentando uma fachada de amor e carinho, mas no recesso do lar não é bem assim. Podem existir insatisfações sufocadas, e estas são as mais perigosas, pois quando vem à tona, arrasam com tudo.
Assim sendo, nem sempre o fato de estar junto, quer dizer que exista ainda o mesmo carinho, o mesmo amor.

Existem alguns fatores que podem determinar essa espécie de cisão interna, e um deles ocorre quando uma das partes (geralmente a mulher), sofreu uma espécie de amputação de sua personalidade, para ser adaptar à personalidade de seu companheiro. Essa anulação, sendo mantida por muitos anos, poderá causar muitos problemas para o futuro.

No que diz respeito tudo se dar jeito, como dizem, não é bem assim, pois um amor para ser verdadeiro tem que casar, mas não é apenas casar na igreja e cartório, não é apenas isso, ambos tem que se encaixar, precisam entender que é uma parceria, e o que é uma real parceria, quando os dois devem os mesmos direitos.

Na verdade, casar é um encaixe a palavra já diz, é um casamento, uma junção, mas como somos seres humanos, é difícil entrar um encaixe perfeito, é preciso uma adaptação, cortar as arestas, é preciso haver um ajuste, uma adequação entre ambos, pois é só assim que haverá o encaixe, e certamente, com muito amor, carinho, amizade, cumplicidade, pois assim com certeza estas duas peças, homem e mulher, vão se casar de verdade. Assim, dificilmente vão se separar...
Acontece que muitas vezes o homem se esquece de fazer sua parte, obrigando a mulher a adequar-se à vida dele, fazendo com que ela fique completamente podada, omitindo sua personalidade, para se encaixar na vida dele como uma luva. Ocorre que um dia ela se cansa por algum motivo, e infidelidade é um deles. Então se rebela, quer começar a ter também seus direitos, e viver sua vida, e ele fica perguntando “o que poderá estar faltando pra você? Você tem tudo que uma mulher precisa", na opinião machista dele pelo menos, mas na verdade não é assim. Ela pode ter o que precisa materialmente, mas e o carinho? O direito à vida? O respeito pela condição humana? Onde fica isso?

Infelizmente essa maneira machista de pensar ainda predomina, o homem não percebeu ainda que ele tem mais condições de ser homem caminhando lado a lado com a parceira, do que a subjugando, seja pelo físico, seja pelo financeiro. É muito mais interessante e gratificante, ter ao lado uma companheira que está conosco por nos amar com sentimento, com carinho, dentro de sua personalidade, do que ter alguém que vive ao lado, por não sentir-se em condições de viver sozinha, ou então por causa dos filhos, ou mesmo apenas por aquele velho e superado conceito do “ruim com ele, pior sem ele”.

Sempre é tempo de rever velhos conceitos, de uma adaptação à vida. É preciso haver basicamente um respeito mútuo entre os parceiros. Não pode e nem deve haver aquela sensação de predomínio, de quem manda em casa.
Uma das expressões mais rançosas que sempre escutei maridos machistas falarem, foi a tradicional: “Mulher minha não faz isto ou aquilo... Só faz o que eu quero.”

Um dia a casa cai, crianças, e quando a “mulher tua” acordar, as consequencias poderão ser desagradáveis, pois aí então ela será apenas dela...

Esperando que com estas palavras possa trazer alguma luz, abrindo margem para algum entendimento, desejo a todos UM LINDO DIA, na compreensão de que casamento perfeito é aquele em que os parceiros caminham lado a lado, de mãos dadas, ambos com os mesmos direitos e deveres, em clima de perfeita amizade e respeito total, para uma felicidade plena...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Se você é contra o fascismo deves ser a favor do diálogo e da diplomacia. Não adianta ser militante de causas nobres com atitudes que inspiram mais indiferença e segregação. O ódio mora em pequenos detalhes e se alimenta de várias interpretações, assim como o amor floresce com belas atitudes e se transformam em um campo fértil em milhões de novos corações.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Na onde há diálogo, onde há conflito de ideias, há progresso.

Inserida por Gabriel_F_Freitas

Na política é necessário diálogo, civilidade e respeito as instituições democráticas. Na anti política ocorre o uso da manipulação, violência, medo e intimação.

Inserida por fabio_oscar

Antes de tirar conclusões,
certifique-se,através do diálogo franco,
se determinadas palavras são mesmo
dirigidas a você...
Muitas infelicidades e mágoas seriam
evitadas, se pudéssemos nos olhar nos
olhos e falar com o coração.

Inserida por CikaParolin

⁠Bom dia!

Que hoje possamos valorizar o poder de uma boa conversa, pois é no diálogo sincero que encontramos caminhos para crescer. Que tenhamos humildade para ouvir e aceitar opiniões diferentes, força para respeitar pontos de vista contrários e sabedoria para aprender com cada troca.

Que Deus nos guie com amor, nos dê clareza para agir com firmeza e bondade, e que a amizade e o respeito sejam as bases de todas as nossas relações. A cada passo, que possamos subir mais um degrau rumo aos nossos sonhos, sempre com fé e coração aberto.

Um dia abençoado e cheio de luz para você!

Inserida por MDP007

Quando o contexto do seu diálogo é forte e verdadeiros é certo que você não precisará alterar a sua voz.

Inserida por reisec

⁠Em um verdadeiro diálogo, ambos os lados estão dispostos a mudar.

Thich Nhat Nanh.
Viver Buda, viver Cristo. Petrópolis: Vozes, 2023.
Inserida por JeffinFreitas

Quando um diálogo é verdadeiro, ambos os lados estão dispostos a mudar.

Inserida por JeanRavagnan

⁠Converse

Diálogo muitas vezes resolve
Algumas vezes te comove
Com algumas palavras nos move
E para onde vamos às nove?

Inserida por lucianodasartes

Se em um diálogo, em uma conversa
Sobre um tema complexo você não tiver um domínio profundo sobre o que diz, então isso não passa de opinião de massa e de ideologias coletivas de um seguimento , criados para polarização da ignorância. Domine ou se cale.

⁠Eu te convido à paz, a zelar da essência, a praticar a paciência, a optar pelo diálogo, a crer no poder do perdão.
Eu convido o mundo, aos corações endurecidos, aos ânimos exaltados a pensar mais nos ensinamentos de Deus, no valor imensurável da vida, na graça que é poder dar um sorriso, se distanciar da lágrima.
Eu digo não a Guerra e sim para Paz, para o afeto, para o amor!
Inteligente mesmo é ser do bem, e não poupar esforços para evitar a dor...
Para o mundo eu desejo o entendimento, a calma necessária, a força do recomeço.
Para o teu coração eu hoje trouxe afeto,
cor e uma flor!
Lanna Borges ......
Que Deus plante nos corações sementinhas de paz...e que logo ela floresça!

Inserida por lanna_borges

⁠Declarar guerra é autêntica manifestação de fracasso; a inabilidade do diálogo conduz as grandes potências às trincheiras da desumanidade; morte de crianças, pessoas idosas, vítimas inocentes, tudo isso constitui-se em grave violação dos direitos humanos.

⁠Não há humanização sem diálogo. E não há diálogo se não houver espaço seguro. Espaços de convivência seguros aos homens para seu aprimoramento pessoal são a solução para a edificação do masculino no homem.

Inserida por brunocidadao

⁠A habitação da paz é o diálogo. E a casa do diálogo é a segurança.

Inserida por brunocidadao

⁠" Um casal conviver com seus defeitos é fácil;
DIÁLOGO E AMOR;
Difícil é sobreviver ao desrespeito mútuo;
OFENSAS E ÓDIO. "

Inserida por luisfernandosilveira

A democracia ganha maior expressão social, quando os seus fundamentos são argumentados com o diálogo permanente entre os vários playeres da cosmoplatura política e social.

Inserida por EdgarFonseca