Diálogo

Cerca de 1306 frases e pensamentos: Diálogo

O silêncio dos cantos

Despertava ao som dos passarinhos
O som que dei à tua voz
Cantavam e me alegravam
Contavam em cantos
Me embalavam
Quanta beleza havia em melodias
Expressões cantadas, não calculadas, sem resultado exato
Mas não é sempre exato?
Não cara flor, era abstrato
Sem seus contos 'en cantos'
Não cantam mais passarinhos
Sequer diálogo
Não mais passarinhos
Apenas pássaros, que voam alto.

Inserida por CristinaMarafiga

Fato pesquisado pela ciência é que devemos ter cautela quando conversamos cara a cara com uma pessoa. Se diz que você tem sinal verde durante os primeiros 20 segundos da troca de ideias. Nesse período o seu interlocutor está prestando atenção e gostando das informações (desde que elas sejam relevantes para o papo). A luz amarela acende nos próximos 20 segundos - você já corre o risco de soar enfadonho e perder o interesse da outra pessoa. Depois de 40 segundos, sinal vermelho - o assunto pode parecer fascinante para você, mas as chances são de que a pessoa já não esteja mais curtindo a conversa. Dê uma pausa para que ela faça suas observações. Não seja como eu que não dou chance para as pessoas falarem, afinal, elas também tem as suas ideias. O enfado é igual para os dois lados, portanto gaste seus 20 segundos da melhor maneira possível. Eu gasto meus 20 segundos, os 20 da outra pessoa e se der chance as próximas duas horas, isso no dia que não estou com vontade de conversar, quer dizer, monologar. Mas me esqueça, não sou referência pra ninguém. E você? Deixa espaço para as pessoas conversarem ou se dá melhor com o espelho, como eu?

Inserida por swamipaatrashankara

- E a felicidade?

- Esse é um tópico muito complexo, talvez você tenha dificuldade para absorver tudo o que tenho pra expor a respeito. Quer mesmo se sentir completamente perdido enquanto explico?

- Sim. Estou animado para te ouvir, Pai.

- Certo, Pequeno, espero atender suas legítimas expectativas:

Sempre reservei atenção especial a tudo que se aproxima desse tema que provoca muitíssima curiosidade. Como você, desde tenra idade, escrevi o vocábulo repetidas vezes sem cogitar dominar seu alcance e significado.

Com maior idade, tive oportunidade de escutar o que os mais velhos diziam a respeito, ouvia com atenção suas reflexões e as reproduzia para quem, estranhamente, demonstrava interesse na mini pesquisa.

Os dias sucediam-se. Julguei-me entendedor. Capaz de produzir material autonomamente.

Pura fantasia. Não conhecia nada, decorei alguns trechos e escrevi alguns outros, mas (no fundo eu sabia), não tinha a mínima noção do que se tratava. Iludia-me. Afinal, era prazeroso acreditar que sabia o que era a felicidade: simples compilação das informações que eu havia colhido.

Imbecilidade.

Novamente em frente ao computador, e agora portando essa lucidez, passei a examinar com maior responsabilidade todo o conteúdo que esbarrava. Com a minha idade, todos já tinham se aventurado escrevendo sobre felicidade. Eu acompanhava a produção dos colegas e, sincronicamente, cultivava ardida instigação: não havia padrão; não respeitava nenhum critério. Tratava-se de um mar de declarações provenientes de pessoas que guardavam maior dedicação na obtenção de respostas, mas não extrapolava os limites que já conhecíamos.

Ninguém escreveu algo extraordinário e convincente. A pergunta permanecia sem resposta. Entretanto, surpreendentemente, alguns já estavam satisfeitos. Alimentaram sua ambição em relação às respostas que buscavam com algo que me escapava.

Isso silenciosa e lentamente provocou-me, mais do que nunca, profundo espírito investigador. O que conheciam que eu não sabia? Por que não dividem a informação para que eu conclua minha averiguação e sinta o mesmo alento que demonstram?

Mais uma vez, com as anotações sobre o colo e os pensamentos inquietos, compreendi: não se trata de um conceito, não tem padrão ou forma delineada. Apenas um nome, palavra vazia, substantivo abstrato sem significado independente. Felicidade é uma caixa grande e vazia. Colocamos dentro dela o que desejarmos e, em seguida, assumimos, de acordo com a mínima noção que temos de tudo, que o conteúdo daquela caixa é a própria felicidade.

Felicidade é o que você quiser que seja. Sinta-se feliz. Isso é felicidade. E só pra você assim é. Foi você quem a inventou. Você é quem a compõe e a sustenta, Pequeno.

- Legítimas expactivas? Não entendi.

Inserida por Azanha

Não ouso definir o que seja "bom senso", porque é um conceito subjetivo e, que reclama apenas o respeito mútuo, entre os que convergem e os que divergem.

Inserida por poetacuritibano

Nunca nada é motivo para discussões e tristezas. Quando as pessoas discutem elas conseguem ouvir mais a si mesmas com suas razões que as razões do outro, portanto, ao invés disso, dialogar é o melhor caminho mesmo que não solucione nada, mas resolve uma coisa: o coração fica mais leve.

Inserida por swamipaatrashankara

Defenda seu ponto de vista utilizando bons argumentos, mas não deixe de ouvir e valorizar a opinião dos outros.

Inserida por persiocordeiro

O que não é bem dito é maldito.

Tudo que você viveu valeu a pena, não menospreze situações ou pessoas que fizeram parte de sua história, e querendo você ou não algum aprendizado você ganhou, seja profissional ou pessoal. Se na época não houve continuidade, é porque tudo tem um final. Talvez por algum motivo algo estava sendo feito de forma incorreta, e hoje você já tem a experiencia para saber o que foi. Nem sempre o erro foi dos outros, mas nosso por egoismo, vaidade ou arrogância e orgulho, reflita. Evoluir é saber reconhecer nosso erros e aprender com eles. Conserve as boas lembranças se achar que deve, perdoe o que te feriu, use sempre do bom senso, da gratidão, da inteligência e mantenha-se leve, e de abertura para o dialogo e reflexões, pois sempre foi o melhor caminho. E passado e presente devem edificar o que pretende para o futuro.

Inserida por valdirventuri

Diferenças, preconceitos e divergências, uma boa conversa com um bom.cafe e tudo fica claro, desde que ambos os lados possuam bom senso e inteligência.

Inserida por valdirventuri

A história de Adão e Eva poderia ser narrada de outra forma, se considerarmos a ideia de que Satanás não existe como pessoa ou ser, mas como parte do ego humano. Dessa forma, o diálogo entre Eva e a serpente não teria ocorrido exteriormente, mas no íntimo de Eva. E o pecado do primeiro casal foi antes de tudo a desconfiança no Criador, por parte da primeira mulher e compartilhada pelo primeiro homem. Eva não foi seduzida por Satanás na figura de uma serpente, mas seduziu seu companheiro a desconfiar, também, do Criador, cometendo ambos a primeira desobediência civil da história.

Inserida por FrancisIacona

Se as pessoas soubessem o quanto é bom falar a verdade, não falariam tantas mentiras.

Inserida por LIlianeDaquino

Discutir com um tolo querendo chegar a uma conclusão, é o mesmo que querer impor regras a uma pedra através do diálogo.

Inserida por GabrielDelfino

Perdoar não é esquecer, mas reconhecer que o mal precisa ser reparado com o bem. Há casos que um diálogo faz muito bem!

Inserida por Gleder

A atitude, os gestos, os silêncios podem falar mais alto que as palavras.

Inserida por diogenespdearaujo

"Amar é saber se comunicar e dialogar."

Inserida por silvia_roldao_matos

"Quem me ama dialoga comigo, assim como quem te ama dialoga com você."

Inserida por silvia_roldao_matos

Se o fato te afetar é fatal.
A falta de tato
e o fraco olfato
da cegueira funcional,
só fenecem na convivência social.

Inserida por GabrielReal

Reconhecimento
Durante vários anos eu me apeguei a diversos cases para usar como base do meu trabalho como líder. Porém, o que mais eu encontrava, nos diversos meios de pesquisas, eram assuntos relacionados à assertividade, voltados aos resultados em extrair o máximo da minha equipe, ou resultados oriundos da administração de conflitos. Em uma breve análise, observa-se um modelo de gestão cujo diagnóstico dá-se partindo apenas da visão do gestor em via única ao seu liderado.

Então, fica a inquietação. Para obter esta assertividade é ou não fundamental a empatia? Sabemos sim que uma boa gestão traz ótimos resultados, mas o que seria uma boa gestão?

Ao conversar informalmente em várias empresas e com diversos funcionários, o que mais se ouvi foram comentários sobre a carência do reconhecimento por parte dos gestores. Em seguida questionei: "Mas que tipo de reconhecimento vocês estão falando? Seria financeiro?". E o surpreendente veio à tona: "Não, claro que o financeiro é importante, mas me refiro a um simples reconhecimento mediante a um elogio". Para mensurar o impacto desta ferramenta nos resultados de um gestor, mediante a uma queixa de um empresário sobre as quedas nos resultados, montamos um treinamento para os gestores da empresa, ao qual eram liderados por eles aproximadamente mil funcionários.

Focamos neste treinamento o modelo mental de liderança, colocando para eles a importância de nos lembrar dos funcionários também no momento do acerto. É claro, como qualquer mudança, o esforço precisou ser dobrado por parte dos líderes, pois absorver a teoria contrária ao modelo mental atual já é um desafio, quanto mais colocar em prática a mudança e para concretizar esta ação é preciso disciplina e flexibilidade. Para facilitar esta mudança, adaptamos um procedimento em que, a cada 15 dias, os gestores iriam fixar seu olhar no reconhecimento. Definimos, então, alguns critérios simples descritos a seguir, ficando também como sugestão a você gestor:

1 - Programar previamente em sua agenda o dia que terá este olhar, a cada mês.
2 - Prestar reconhecimento pessoalmente, não por e-mail, por exemplo.
3 - Elogiar apenas aos funcionários merecedores e em particular, caso contrário, a ação fica sem credibilidade e soa de forma não verdadeira.
4 - Para os funcionários que não atingiram a excelência para o elogio neste período, chamá-los individualmente para uma conversa instrutiva, sem julgamento. Este diálogo precisa ter o intuído apenas de entender o que está acontecendo e o que poderia ser feito para melhorar o desempenho.
5 - Quebrar a barreira entre líderes e liderados, incentivando a funcionário a estreitar a distância, potencializando o diálogo frequente e quebrando este paradigma.

Após implantarmos este modelo de gestão, em 30 dias já foi possível medir o impacto positivo desta ação, tanto no clima organizacional como nos resultados. Vale a pena investir nesta ferramenta. Forte abraço e sucesso sempre!

Inserida por Fabiokubica

- Sabe, talvez isso tudo seja proposital de sua parte. - Sophie tomou seu lugar no lado preferido da cama e arrumou o cobertor na altura do tórax, sendo minunciosamente seguida por Ben, que ainda permanecia de pé, na porta do banheiro - Talvez você não queira que eu te entenda. Cria essa barreira entre nós por pura comodidade e sequer se importa em ser compreendido. Sai andando por aí com seus mistérios e confusões, mas não se interessa em desvendá-los. Quer torná-los amigos? Por experiência própria, posso te dizer. Essa é a maior idiotice que você pode fazer."

Inserida por JoyceSantana

As ideias nem sempre partem da cabeça, muitas vezes, podemos tropeçar nelas.

Inserida por Leitorpensador