Deus Zeus
Quando algo é inicialmente concebido com intenções e propósitos negativos, mas é interpretado de maneira positiva e usado para fins construtivos, a influência negativa original ainda permanece, embora de forma sutil e pouco perceptível. Isso ocorre porque o que foi criado carrega consigo a carga espiritual do propósito inicial. Portanto, a advertência divina para evitar influências e práticas mundanas é altamente significativa. O sistema do mundo é dominado pelas forças negativas do Diabo, e tudo o que tem origem negativa tende a manter essa característica, mesmo quando é interpretado e empregado de maneira que aparentemente pareça benéfica.
Lógica terrena e Lógica espiritual
É impossível usar as mesmas regras de pensamento e raciocínio que empregamos no nosso cotidiano (lógica terrena) para compreender o funcionamento do raciocínio e das regras no contexto espiritual (lógica espiritual). Os princípios que orientam esses dois universos são consideravelmente diferentes.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades ao tentar compreender a lógica de Deus e do mundo espiritual, uma vez que buscam entendê-la a partir da lógica humana. Como o Apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 2:14: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
O raciocínio espiritual é incompreensível para uma mente humana, por isso dependemos do Espírito Santo para compreendê-lo.
A interpretação humana da palavra de Deus resulta em várias correntes de pensamento dentro da comunidade cristã. A revelação da palavra pelo Espírito Santo elimina a possibilidade de múltiplas interpretações.
A fé é comparável a uma planta que necessita de adubo e água diariamente, já que pode enfraquecer. Cuide da sua fé, nutrindo-a com as escrituras sagradas todos os dias e fortalecendo-a através da oração. A Bíblia ensina que os justos viverão pela fé.
Imaginemos alguém adotando uma criança e alimentando-a apenas com fast food, cedendo a todos os seus caprichos na tentativa de agradá-la. Essa pessoa busca preencher as carências emocionais da criança com diversão constante, entretenimento e evita qualquer forma de correção. Em vez disso, sempre elogia e apoia. Provavelmente, isso levaria a problemas de saúde sérios ou ao crescimento de um adulto com desvios relevantes de caráter e fraco emocionalmente. Esse cenário pode ser comparado à maneira como algumas igrejas estão cuidando das almas que atraem.
A teologia é frequentemente estudada como uma busca pela erudição, e não como uma busca pela santidade.
Nossa consciência forma-se a partir de valores e princípios que aprendemos. A mentira frequente pode gradualmente desgastar esses alicerces morais, chegando a um ponto em que enganar não provoca constrangimento nem arrependimento. Quando essa barreira cai, abre-se espaço para comportamentos ainda mais graves.
A Teologia atua como uma "fôrma" que molda as pessoas para adotarem um único padrão de pensamento. Elas são instruídas a interpretar tudo de acordo com esse padrão. Uma vez que suas mentes se acostumam a essa perspectiva, fica difícil distinguir a verdade da palavra, através do Espírito Santo, porque já têm um modelo predefinido que atribui significados específicos a cada parte da Bíblia.
Apesar do profundo conhecimento teológico dos fariseus e saduceus, esse saber não permitiu a eles identificar Jesus como o Messias que aguardavam. Mesmo após estudarem minuciosamente os detalhes sobre a vinda do Messias, incluindo sua linhagem e origem geográfica, seu conhecimento os confundiu quando Jesus, de acordo com suas análises, não atendeu aos critérios estabelecidos. É bem provável que os estudiosos contemporâneos também possam não identificar o Anticristo nos estágios iniciais antes de assumir o poder, se isso vier a ocorrer.
Sempre que alguém lê a Bíblia sem disposição para abandonar suas opiniões e interesses pessoais, tende a gerar novas interpretações dos trechos bíblicos que não lhe são convenientes.
Opiniões individuais, interesses pessoais e desonestidade são recursos infalíveis na fabricação das chamadas "Interpretações Bíblicas". Isso enfatiza a necessidade de buscar a Revelação das Escrituras através do Espírito Santo, pois além de ser o inspirador da Palavra, ele é bem verdadeiro e sincero.
É preciso muita coragem e humildade para reconhecer e confrontar nossas fraquezas por meio de uma autoanálise de nossa condição espiritual.
Quando nossa visão se expande, percebemos que existe algo além do visível, o que nos motiva a perseverar.
Seria valioso se cada crente demonstrasse o mesmo entusiasmo e desejo de aprender nos cultos de ensinamento da igreja que uma criança demonstra em seu primeiro dia de aula.
Aqueles que mais aprendem de Deus são aqueles que sentem um intenso desejo e necessidade de aprender e demonstram humildade ao receber suas orientações.