Deus e Religião
Quando alguém fala de Deus, a pergunta que se deve fazer, não é sobre quem é Deus e sim quem é o indivíduo que fala em nome de Deus.
Um cristão que não perdoa mostra ingratidão pelo perdão que recebeu de Deus, entretanto afastar-se dos que erram gravemente contra você, mostra prudência.
- Diz aqui que Deus é bom o tempo todo.
- O tempo todo? Isso não é exagero?
- Tá bom, quase sempre, então.
- Isso não é muito otimismo?
- Tá bom, de vez em quando, então.
- Parou de ler por quê?
- Como é que eu posso ler a Bíblia com você por perto?
Das muitas coisas que desagradam a Deus, nada deve ser mais abominável do que politizar eventos religiosos.
Não creio em um Deus que esteja à nossa disposição para fazer tudo o que queremos, em troca de pagamento aos seus pretensos representantes. Se Deus existe, só ha um lugar onde ele possa estar e é dentro dos nossos corações.
Há quem diga que Deus não precisa de nada, apenas do homem, para existir. O homem, por sua vez, precisa de tudo: até os ateus, os céticos e os hipócritas precisam de Deus para sobreviver, apenas não tem consciência disso.
Todos sabemos que Deus não fala com homens, entretanto, o que mais se vê são mensagens com falsos recados, visões e revelações, como "Deus mandou dizer" ou "Deus me revelou".
Quando vc fala com Deus, está falando com os interiores do seu cérebro.
Quando outro fala com os deuses do hinduísmo, está falando com os interiores do cérebro dele.
E assim com todas as pessoas de cada religião em todas as épocas e lugares.
Em cada folha ao vento, em cada cristalina gota de chuva, insista e conseguirá enxergar a Deus. Não o Deus das religiões dogmáticas e punitivas, mas o verdadeiro, aquele que habita teu íntimo e te torna parte indivisível do Todo.
Cada igreja local deve operar no poder da Palavra de Deus; caso contrário, seus membros se afastarão da fé, mantendo a sua religião apenas na capa da Bíblia.
"Que Deus nos conceda, a cada dia, uma centelha de luz para que sejamos capazes de iluminar os corações nublados."
Por que é que Deus te ajudaria, se a cada minuto crianças morrem desnutridas, se a cada hora crianças são violentadas, se a cada momento uma árvore cai sem querer cair,
se a cada dia animais são espancados até a morte, se todos os dias alguém perde alguém injustamente?
Por que é que Deus te livraria, se, pra Ele, vc não é nada diferente de Omayra Sanchez (a colombiana de Armero)?
Por que é que Deus te ajudaria, se, pra Ele, vc é tão igual a Kong Nyong ("o garotinho de Kevin Carter")?
Por que é que Deus te ajudaria, se vc não é tão vulnerável quanto Aylan Kurdi (o menininho refugiado da praia de Bodrum, na Turquia)?
Por que é que Deus te ajudaria, se, pra Ele, vc não é nada melhor que Oscar Martinez Ramirez e sua filha Valeria (os migrantes salvadorenhos da fronteira do México)?
Por que é que Deus te livraria, se, pra Ele, vc não é nem um pouco mais importante que as crianças de Hiroshima de 1945, as do Biafra de 1970, as de Trang Bang de 1972, as do Uganda de 1980, as do Sudão de 1993... ?
Por que é que Deus te ajudaria, se você nem é tão especial quanto meu tio Alírio?
Por que é que Deus te ajudaria, se vc é apenas uma criatura entre todas as criaturas?
Por que é que Deus te ajudaria?!
No princípio Deus criou o céu e a Terra, depois, desistiu, largou pra lá, ao deus-dará. E aqui estamos nós, destruindo tudo o que vemos pela frente, sem pena nem remorso.