Desprezo para Homem
Gregório acredita ainda que o homem é um microcosmo do universo, nele encontramos correspondência entre o corpo humano e o universo. Mas o homem não é a imagem do universo, mas a representação de Deus e como tal está situado acima de todas as outras criaturas do mundo.
A arte e a cultura como uma filosofia de alma e de vida. Não como esboço de um projeto inacabado mercantilista.
Somos a soma de tudo que gostamos e odiamos, a soma de tudo que foi dito e calado, dos dias ruins e dos felizes, antes de tudo porém, somos a soma de um homem e uma mulher, a soma de um pai é uma mãe e nada que aconteça, mudará esse fato supremo.
Elas dizem: "Homens são todos iguais".
Se todas as mulheres são iguais, é porque o homem foi fiel a uma só.
O artista é temporal, pessoal, preso, circunscrito ligado e derivado de seu tempo mas sua arte é infinita, transmutável, obliqua, renova se por si só milhões de vezes dentro dela mesma de tempos em tempos, segue a lei inexorável e mais que sagrada da vida, que não tem medo explicito, nem fim e nem começo.
É muito improvável que exista ou já tenha existido um homem que nunca tenha aprendido nada com alguma mulher.
Em contraponto com a velocidade da contemporaneidade na arte necessita se de emoções sublimes, calma, reflexões prolongadas e foco.
O inimaginável e o insólito só nos chega fluidificante pela arte e o mundo criativo e visionário do artista.
Mulher nasceu para ser feliz e não para fazer o homem feliz. Homem 'feliz' é consequência da mulher feliz. (SILVA 2018, B.J).
"Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos" (Pv 21.2). É por isso que muitos se perdem na caminhada.
Será um dia internacional, quando alguns homens não presentear, mulheres para esconder as tristezas de suas agressões.