Desperdício
"Ela tem um coração de papel. Mesmo fragilizado pelo desperdício humano, soube se reciclar. hoje, é o suporte perfeito para historias bem sucedidas."
Sinto o tempo me escorrer pelas mãos
Sinto que cada instante não vivido é um desperdício de vida
Felicidade é um momento que não queremos que acabe
E neste momento estou olhando para o relógio
Querendo que chegue o tão aguardado final do expediente
Acredito que não estou feliz, mas acredito que posso mudar
Como a felicidade é um momento, um conjunto de momentos quero conquistar
Irei em busca da minha, não irei mais enrolar
Estou indo agora, se quiser me acompanhar, mude apenas o seu modo de pensar
Chega de adiar! Vamos priorizar, antecipar e alcançar nossa Felicidade!
Preste atenção como ocupa seus dias...
Qualquer desperdício de energia com o que
nada acrescenta, é um tempo
que jamais será possível recuperar...
Isso, por si só, já é motivo suficiente
para ignorar quaisquer provocações
de quem quer vê-lo infeliz.
Cika Parolin
O trabalho duro nunca é um desperdício, sabendo suas metas qualquer ação feita fará chegar aos resultados.
Nesta curta vida que Deus nos dá é um desperdício passar o tempo praticando violência, tendo prazer em fazer o mal aos outros e fomentando o ódio no seu coração e no dos outros! A melhor coisa que uma pessoa pode fazer é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho, procurar ser feliz e viver o melhor que puder, pois a vida é um presente de Deus.
Algum tempo penso a respeito de desperdício de tempo, valorização de algumas coisas e pessoas que deveriam ser menos prioridade em nossas vidas e tempos...
Dos pontos que escreverei abaixo talvez alguns, muitos ou todos deles eu tenha feito e as vezes minhas reflexões me fazem repensar se foram os melhores a serem feitos...
Esquecemos que tempo e algumas pessoas são prioridades e melhores aproveitadas ou dedicadas, certamente nos fariam melhor, agregariam mais e causariam maiores felicidades...
Quanto tempo perdemos lendo informações de esporte, noticias de famosos, mensagens fúteis em redes sociais? Logo me pergunto, quanto tempo perdemos lendo bons livros, bons informativos, cartas e mensagens de pessoas que realmente merecem prioridade em nossas vidas? Qual foi o último livro que conclui? Qual foi a última notícia de valor que li?
Quanto tempo dispensamos conversando em chats, mensagens e outros meios com pessoas que mal conhecemos, que não são familiares, não são verdadeiros amigos? Quando foi a última noite que perdemos conversando com um amigo(a) que realmente interessa por nossa vida sem interesse fim? Quando foi que ultima vez que oferecemos um tempo para escrever uma longa carta e/ou mensagem para um familiar que amamos?
Quanto tempo perdemos em um "happy hour", bar, balada e outros lugares com pessoas que pouco importavam com nossas vidas? Enquanto isso, lembro das vezes que eu e/ou conhecidos trocamos um evento de família ou de um verdadeiro amigo para estar presente em tais locais que naquele momento julgamos importantes...
Quanto tempo gastamos importando com vidas de novela ou vidas em reality show e nos esquecemos de ligar para nossos amigos e familiares para saber de suas vidas?
Quanto tempo perdemos tirando fotos para postar em redes sociais enquanto nos esquecemos de curtir e aproveitar o evento, local, pessoa e/ou objeto do qual tiramos foto?
Quanto tempo perdemos atualizando nossas informações em redes sociais enquanto poderíamos estar atualizando nossas informações acadêmicas e profissionais em busca de um direcionamento profissional melhor?
São muitas as situações em que penso sobre o tempo que perdemos em coisas que deveriam ser paralelas e secundarias e fazemos delas principais em nossas vidas...
Acredito que família, verdadeiros amigos, crescimento pessoal e profissional, deveriam ser nossas prioridades, mas nos desfocamos...
Acredito que de tudo podemos e devemos fazer, mas qual a medida exata?
De tudo um pouco, enquanto todo e qualquer não anule e cancele o outro...
Temos medo da solidão, perdemos tempo com todos que não são ninguém, temos sede do entretenimento, perdemos tempo com coisas que não são nada...
Outro dia li algum texto que dizia algo mais ou menos assim: Sabemos o nome das 10 pessoas mais ricas do mundo, das 10 pessoas ganhadoras do Oscar, das 10 pessoas x??? Não saberemos responder de imediato, sabe por quê? Porque nos esquecemos delas... Elas duram apenas o presente, amanha tudo muda...
Entretanto se lhes pergunto se sabe o nome das 10 pessoas que amamos, dos 10 temas que mais gostaríamos de estudarmos para nos informarmos mais a respeito, das 10 pessoas mais importantes que passaram em nossas vidas... Saberemos responder, pois o que realmente importa para nos esta diretamente relacionado a nos e não com o mundo presente...
São bons momentos que tenho com minha família e poucos e bons verdadeiros amigos, dos quais me faz lembrar que existem algumas poucas e boas pessoas que realmente me amam...
Me sinto grande quando estudo e leio sobre assuntos e livros dos quais me interessam...
Recebo sucesso quando organizo e me encaminho para novos desafios profissionais...
Equilíbrio é uma questão de escolha e não do encontro, pois aqueles que escolhem, encontram...
É preciso conhecer a lágrima para apreciar um sorriso, sentir fome para enxergar o desperdício, aprender para ensinar, entender para aplicar, acreditar para amar. Mas maravilhoso seria, se precisar não fosse preciso, para valorizar as pessoas, para compreender a vida.
O perdão é uma economia do coração: poupa a despesa da ira, o custo do ódio e o desperdício das emoções.
É um desperdício quem não se apercebe da sua loucura. A nossa loucura é o que temos de nosso. O resto são regras e modos de convivência.
Desperdício
Desperdiço parte da minha vida, quando me recuso a distribuir amor por onde ando... o medo contribui para esse enclausurar de emoções... aí, fico cheio, inchado e nada mais...!
Desperdiço parte da minha vida, quando não uso das forças interiores existentes em mim, prontas para me solidarizar com o próximo... aí, sinto que vou explodir de tanta energia acumulada...!
Desperdiço parte da minha vida, quando uso de uma prudência desmedida, por não querer arriscar e me dar mal em algumas situações, que só faria bem a quem precisa... aí, torno-me um inoperante...!
Desperdiço parte da minha vida, quando me esquivo do sofrimento alheio, só para não me envolver... aí, percebo o quão pequeno e covarde sou...!
Desperdiço parte da minha vida, quando ajo com imprudência nos assuntos mais delicados que se apresentam diante de mim... ai, vejo o quanto sou inconsequente...!
Desperdiço parte da minha vida, quando endureço o meu coração para as coisas mais simples como a natureza ou uma criança querendo colo... aí, convivo com uma rigidez desnecessária...!
Desperdiço parte da minha vida, quando ignoro a presença divina perto de mim, chamando-me para um relacionamento mais estreito... aí, não resta mais nada dessa minha vida inútil...!
No egoísmo a minha vida vai morrendo aos poucos, em cada ação de amor não realizada... aí, entendo que mesmo vivo não tem mais nada para morrer em mim...!
É nesta hora que a misericórdia divina me alcança... nos momentos mais sombrios entendo que não estou sozinho, e que todos são especiais para o Pai Celestial...!
É um aprendizado constante viver bem com o próximo... viver em união e solidariedade faz bem... nisto eu vejo tudo em minha vida mudar...!
Vejo que é necessário viver intensamente, tantos nos bons momentos como nos ruins... aí, sinto o meu crescimento e um ânimo renovado...!
Vejo também a necessidade de distribuir um amor fraternal... daí, uso as forças interiores existentes em mim, para me solidarizar com o próximo...!
Vejo a necessidade de arriscar mais para fazer o bem a quem precisa, sem me esquivar do sofrimento alheio para não fugir da obra que Deus colocou em minhas mãos...!
Agora sei, que onde existia o orgulho sobra humildade... onde existia a soberba sobra amor... onde existia desinteresse sobra vontade... nisto, descarrego todas as minhas energias e sempre sou recompensado...!
Agora não desperdiço mais a minha vida.... agora amo sem interesse algum... agora recuperei as minhas partes perdidas... agora quem morria aos poucos, sobra vida... vida em abundância.
Poema Do Desperdício
Flor
Dor
Sangue
Noite
Em claro
Fuga
Sonhos
Estrelas
Solidão
Vida
Falta
Lembranças
Até quando comparar o silêncio me será necessário?
Sem resposta encontrarei a saída. Podre, imunda e escura!
É assim: quanto mais forte a dor, menos saudade de quem mais se clama.
Um momento feliz de alguns instantes que não pode ser levado adiante, acaba se tornando desperdício de tempo.Faça valer a pena tudo aquilo que lhe faz bem e se esforce ao máximo para que possam ser fixados na sua vida.
Qual é o motivo de amar sem ter amor? Seria inutil amar sem ter um amor, seria apenas desperdicio. Saiba amar, mas saiba amar a quem te ama para que o tormento da solidão não entre em seu coração.
Senhor, livrai-me do espírito de preguiça, consumismo e desperdício para que não veja a pobreza e a necessidade dentro de meu lar. Dai-me um grande amor ao trabalho, responsabilidade e serenidade diante de minhas obrigações. Ao me levantar, Senhor, jamais me esqueça de Vos agradecer por mais um dia que me concedeis e a tudo faça com alegria, amor e em segurança, mesmo diante dos que tentarem enlaçar meus pés em suas emboscadas, certa(o) de que cuidais de mim em todo o tempo. Que eu não ame o sono mais que o necessário para minha saúde, para que não venha a empobrecer e até mesmo o simples pão de cada dia venha me faltar. Fazei-me pontual, cumpridor(a) de toda a palavra que empenhar, mesmo que muitos não cumpram comigo o que me prometam. Que meu sim, seja sempre sim, e meu não, não. Livrai-me de todas meias verdades ou insegurança, pois detestais a mentira e não Vos agradais da falsidade: o que trabalha com mãos enganosas, empobrece; nunca retenha o que não é justo reter ou me pertença para que eu não pague por ele cem vezes mais e ainda o perca. Fazei-me generosa(o) para que, além de Vos agradar, encontre sempre em prosperidade. Dai-me praticar a justiça para com todos para que meu espírito se livre de todo aprisionamento; minhas mãos trabalhem honestamente para que a pobreza não me alcance no fim do caminho; saiba conter os meus gastos, lembrando-me das necessidades de tantos irmãos que padecem; o espírito da violência se afaste de mim para que possa conhecer Vossas mais especiais bênçãos; não me veja nunca transtornada(o) por desobedecer Vossas Leis; a segurança e a fortaleza me acompanhem todos os dias por andar na sinceridade e sob Vossa proteção. Que eu Vos busque, Senhor, antes de todas as riquezas, pois Vosso fruto é mais que o ouro refinado e Vossas Palavras mais ricas que todas as jóias deste mundo.
Amém.