Despedir dos Amigos de Trabalho
Eu sempre fiz trabalho voluntário. Eu sempre me importei com as pessoas. Eu acredito que todas as pessoas merecem o melhor.
O trabalho voluntário pode curar você. Não tem idade para ser voluntário. Ensine seus filhos, ensine seus alunos, insira em escolas, universidades e empresas. Voluntariado é um caminho da compaixão.
O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS
...será tido em
memória eterna.
—Salmo 112:6
Um dos motivos pelo qual somos deixados na terra e não levados ao céu, imediatamente após confiarmos em Cristo para a salvação, é o fato de Deus ter trabalho para fazermos. “O homem
é imortal,” Santo Agostinho disse: “O homem é mortal, até que seu trabalho seja feito.”
O momento de nossa morte não é determinado por qualquer pessoa ou por algo aqui na terra. Essa decisão é tomada nos conselhos do céu. Quando tivermos feito tudo o que Deus tem em mente para fazermos, então e somente então, Ele nos levará para o lar celestial — e, nenhum segundo antes. Conforme Paulo coloca: “…tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu” (Atos 13:36).
Enquanto isto, até Deus nos levar para casa, há muito que fazer. Jesus disse: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). À noite em que fecharemos os nossos olhos de uma vez por todas sobre este mundo se aproxima, ou o nosso Senhor retornará e nos levará para estarmos com Ele. Cada dia que passa faz este momento aproximar-se mais e mais.
Enquanto temos a luz do dia, devemos trabalhar — não para conquistar, adquirir, acumular e se aposentar, mas para tornar visível o Cristo invisível tocando as pessoas com o Seu amor. Então estaremos confiantes que “…no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58). —DHR
Aos olhos de Deus a verdadeira
grandeza é servir aos outros. David H. Roper
“Indo ao trabalho. Indo ao lazer. De bicicleta você transforma, teu deslocamento em um ato de prazer.”
A melhor propaganda do nosso trabalho é a recomendação e os elogios feitos para terceiros pelos nossos colaboradores e parceiros, por onde eles passam.
Credibilidade, confiabilidade, responsabilidade, dedicação, respeito e uma boa relação humanizada é tudo que uma equipe precisa para fazer o sucesso acontecer
O perfil do chefe x líder
Com toda experiência de mercado de trabalho...
Vejo a importância de alguém que represente os teus direitos e deveres;
Uma pessoa que seja responsável em puxar ou alavancar a produção do setor!
Alguém que saiba equilibrar o profissionalismo do alto ao baixo rendimento;
Chefe x líder
O chefe tem um perfil autoritário, individualista, capitalista e ditador...
Já o líder tem um perfil coletivo, empático, justo e idealista;
Porém ambos tem o exercício de levar a equipe à uma produção de alto rendimento...
Então a equipe deve saber a diferença entre o superior que esteja comandando, pois nem todo comando consegue administrar o comandado;
Os feedbacks devem sempre buscar, fundamentos para que ambas as partes tenham entendimento!
Onde a batalha se encontra
Eu terminei o trabalho que você me deu para fazer. - João 17: 4
Miriam Booth, filha do fundador do Exército de Salvação, era uma mulher brilhante e culta que começou seu trabalho cristão com grande promessa e sucesso incomum. Logo, porém, a doença a levou ao ponto da morte. Uma amiga lhe disse que era uma pena que uma mulher de suas capacidades fosse prejudicada pela doença de fazer o trabalho do Senhor. Com profundo discernimento e gentil graça, Miriã respondeu: “É maravilhoso fazer a obra do Senhor, mas é ainda maior fazer a vontade do Senhor!”
Comentando sobre João 17: 4, o ministro cego e cronista George Matheson disse: “O trabalho do Mestre foi realmente feito? Sua tarefa mais pesada ainda não estava por vir? Ele ainda não havia conhecido a terrível hora da morte. Por que Ele disse, então, que Seu trabalho foi feito? Foi porque Ele sabia que quando a vontade é dada, a batalha termina! . . . A taça que nosso Pai nos dá para beber é um cálice da vontade. É fácil para os lábios drenarem quando o coração o aceita. . . O ato é fácil depois da escolha.
Sim, é aí que a batalha está. Se, como Jesus, nos deleitamos em fazer a vontade do Pai, então a obra que Ele designa será feita com graça e sem hesitação, não importa qual seja o sacrifício pessoal.
Conquistada pela graça, inclinei a cabeça;
Esquecendo-me, eu humildemente disse:
"O que vier, a vontade Dele será feita!"
E nesse momento, a paz foi ganha. —Anon.
A melhor maneira de conhecer a vontade de Deus é dizer "eu vou" a Deus. Henry G. Bosch
São meia noite, eu volto do trabalho, sarjeta escura, vazia e sem vida, eu olho para trás e tinha um homem gigante me perseguindo, eu corri sem exitar.
No outro dia, chego no trabalho e meu chefe me diz que perdi uma promoção para ser gerente!
Quando seu trabalho é feito
Nós [contaremos] para a geração que virá os louvores do Senhor. - Salmo 78: 4
A herança dos obreiros cristãos nunca termina, embora o trabalho deles às vezes deva.
Pensei nisso recentemente depois de ouvir falar de uma mulher idosa que já não se sente útil. Apesar de seus anos de serviço como professora da escola dominical (pela qual ela é lembrada com carinho), assim como a influência espiritual que ela já teve sobre seus filhos e netos, ela se sente como se não fosse mais útil. Mas não é verdade.
A Bíblia nos lembra que o povo de Deus deve passar para a próxima geração as histórias de Deus e Seu povo. Em Joel 1, por exemplo, os habitantes de Judá foram instruídos a transmitir uma história sobre gafanhotos a seus filhos. Porque a história tinha implicações proféticas, era uma parte importante da herança do povo e, portanto, tinha que ser passada adiante. Em nossa leitura de hoje, Salmo 78, a mensagem é semelhante. Os israelitas mais antigos deveriam contar aos jovens a história da obra de Deus no passado de Israel.
Hoje temos uma mensagem de salvação através de Jesus e uma oportunidade para demonstrar uma vida de devoção a Deus. Se você passou o evangelho para a próxima geração, seu impacto permanece. Mesmo quando seu trabalho está terminado, continua. Sua influência nunca morrerá.
Eu adoro contar a história.
Isso fez muito por mim;
E essa é apenas a razão pela qual
eu te digo agora. - Hankey
Contar o que Cristo fez por nós deixa indicações para os que seguem. Dave Branon
Hoje parei para pensar em tudo o que acontece com as pessoas, no trabalho, no lucro, nas despesas, no convivi-o, e nos sentimentos.
Trabalhamos por que necessitamos é claro, porém nosso trabalho é quase um trabalho escravo, mais moderno, sabemos que temos hora de chegada e de saída, temos por lei diretrizes que nos permite chegar 5 minutos antes ou depois, mesmo assim estamos sujeitos a repreensões, essas por sua vez causadas pelo simples fato de usarmos esses 5 minutos. No trabalho somos "treinados" para fazer as tarefas determinadas por uma gerencia na qual muitas vezes nunca esteve em nosso lugar ou nunca executou e que somos marcados para fazer, nesse mesmo trabalho vemos oportunidades de mudança que beneficiaria tanto a nós quanto a própria empresa e ciclo de trabalho, más somos treinados pela sociedade a ficarmos calados. -Não! -Isso não dará certo! -Sempre foi assim! -Esquece! -Um dia muda! -Sempre foi desse jeito!. Perdemos a capacidade de mudança, perdemos a confiança nas empresas, perdemos assim a confiança em nós mesmos, viramos robôs, "treinados" para sermos escravos, escravos modernos. Nessa mesma empresa existe pessoas nas quais cansaram, e pensaram, (ei vou me unir ao patrão, falar o que acontece, talvez um dia ele aceita a minha ideia), essas pessoas irão passar por cima de todos, contarão tudo, farão tudo para que os outros sejam somente aquele robô sem ideias, serão como ele, sem ideia levado por outros. Nessa mesma empresa existirá os que se cansaram, assumiram o papel de robô e ficaram robô, (não vejo a hora de sair daqui),só quero receber, assim todos os dias. Nessa mesma empresa terá aqueles que lutarão, esses permanecem pouco tempo, geralmente os novatos, esses tentarão mostrar o que sabem alem do que foram "treinados", tentarão mudar alguns modos de trabalho, tentarão inovar, facilitar, tentarão, tentaram...
Se você é bom você buscará mais, sairá e na sua saída devido tudo o que passou, quando pegar os papéis da rescisão acontecerá a duvida? será que está certo? existe aqueles que buscarão entender e voltarão e cobrarão a empresa. Existe também aqueles que não vão dar bola, (quero apenas que me paguem!). Cuidado!. Não podemos esquecer também que muitos irão segurar sua carteira de trabalho por mais de 2 dias, impossibilitando-o de procurar um novo emprego ou algo necessário a você, marcarão exames com datas distintas. você se aborrecerá.
Depois de tudo você vai encarar a sociedade, que te olhará diferente, te achará errado sem nem ao menos saber o que acontece com você, essa sociedade te enganará te cobrará mais, te fará comprar e pagar em dia porém não lhe dará assistência alguma ou essa assistência demorará ou será falha, essa sociedade culpará o sistema de erros que prejudica você, culpará algo que eles mesmo colocam as mãos, essas sociedade criticará e não fará nada, apoiarão mais vão virar as costas, essas sociedade fará tudo menos o que é certo e isso por que todos foram "treinados" para ficarem calados!. A nossa sociedade foi treinada para os patroes, famílias que podem muito e querem que todas as outras fiquem a sua merce, querem que todos sejam seus robôs, e assim será a humanidade seremos fracos e calados, escravos modernos de famílias gigantes com poder aquisitivo alto compartilhando suas riquezas com outras famílias com poderes aquisitivos altos, movimentando entre si, e nos escravos modernos ficaremos com as migalhas, calados, indo de um lugar para o outro, robotizados, perdendo tempo por causa de sistemas que não funcionam simplesmente por que ninguém pode falar como melhorar. Ninguém pode melhorar, ninguém pode saber mais do que as grandes famílias.
"Vamos crer na força da vida,no fruto de seu trabalho. Não ligue para a inveja,pois a vida é uma festa e não há tempo para ensaio".
(Rodrigo Juquinha).
Melhor que o seu melhor
Eu também trabalho, esforçando-me de acordo com a Sua obra, que opera em mim poderosamente. - Colossenses 1:29
Quando John se tornou vendedor de uma empresa de seguros bem conhecida anos atrás, seu objetivo era trabalhar efetivamente em sua empresa sem comprometer sua integridade cristã. Mas havia aqueles que o consideravam ingênuo. Em sua opinião, pode-se ter segurança no emprego ou integridade cristã - não ambos.
Mas John não hesitou em seu compromisso de ser uma testemunha piedosa no mundo dos negócios. Embora ele estivesse em um trabalho que exigia cálculos precisos, ele tinha uma fraqueza quando se tratava de aritmética simples. Isso o forçou a depender mais de Cristo em tudo, o que aumentou seu testemunho.
John acabou se tornando o melhor vendedor da empresa, e Deus o usou para ganhar muitos colegas para Cristo. Mais tarde, como gerente de filial, John e sua equipe se tornaram a maior filial da empresa em todo o mundo - tudo isso sem comprometer a integridade cristã.
Você está se esforçando para viver e trabalhar sem compromisso em um lugar difícil? Você está fazendo o seu melhor, mas o seu melhor não é suficiente? Colossenses 1:29 nos lembra que a dependência do poder de Deus em nós é o que nos torna eficazes. John, o empresário, resumiu assim: "Deus me ajuda a fazer melhor do que eu!"
Ele fará o mesmo por você.
Salvador, deixa-me andar ao teu lado,
deixa-me sentir a minha mão na tua;
Deixe-me saber a alegria de andar
em Tua força e não na minha. - Sidebotham
Que nosso orgulho não esteja naquilo que fazemos por Cristo, mas no que Cristo faz por nós. Joanie Yoder
Primeiro o trabalho, e depois dele e com ele a palavra articulada, foram os dois estímulos principais sob cuja influência o cérebro do macaco foi-se transformando gradualmente em cérebro humano.
Oração, trabalho e louvor
Jejuamos e imploramos a nosso Deus por isso e Ele respondeu nossa oração. - Esdras, 8:23
Os pés de uma garota haitiana de 12 anos estavam tão deformados que ela estava andando sobre os tornozelos. Ela perguntou a alguns missionários se eles poderiam ajudá-la, mas o pai da menina, que procurava conselhos de um professor de vodu, se recusou a deixar os médicos operarem.
Então os missionários começaram a orar fervorosamente para que Deus interviesse. Depois de dois dias, o pai voltou com a filha e deu permissão para a cirurgia. Pouco antes da operação, a jovem apontou para o coração e disse: "Não tenho medo, porque coloquei Jesus aqui mesmo". A operação foi bem-sucedida e todos os que sabiam sobre essa situação elogiavam o Senhor por Sua resposta à oração. .
Vemos uma ordem semelhante de eventos em Esdras 8. Os israelitas tiveram que transportar uma grande quantidade de ouro e prata para Jerusalém. Isso os tornou vulneráveis a ataques de bandos criminosos ao longo do caminho. Então as pessoas jejuaram e oraram até receberem a garantia da proteção de Deus. Então, depois de tomar todas as precauções, eles partiram em sua jornada. Chegando em segurança em Jerusalém, ofereceram sacrifícios de ação de graças ao Senhor.
Oração, trabalho e louvor - é uma combinação que honra a Deus.
Não entregue a fé e a coragem,
nem saia do lugar da oração;
Para o Deus da terra e do céu
sempre encontra seus filhos lá. —Anon.
Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você. Herbert Vander Lugt
Trabalho Donkey Dedicado
Eis que seu rei está vindo para você, humilde e sentado em um jumento. - Mateus 21: 5
As pessoas costumam falar de burros em termos depreciativos. Você pode ter ouvido a expressão: "Eu sou apenas alguém que tem que fazer todo o trabalho de burro". Ou "Fulano é tão teimoso quanto uma mula" (uma mula é meio burro).
Essas palavras ignoram as contribuições de um animal verdadeiramente valioso. Os burros serviram a raça humana por milhares de anos. Eles já foram valorizados como símbolos de humildade, gentileza e paz.
Nos dias bíblicos, os jumentos que nunca haviam sido montados eram considerados especialmente adequados para fins religiosos. Portanto, era mais apropriado que Jesus mandasse um potro para realizar a tarefa real de levá-lo a Jerusalém. Quão invejável era essa missão de burro! Como é a nossa missão como seguidores de Jesus!
Uma missionária na China chama a si mesma de “a jumenta do Senhor”. Ela é uma crente humilde, “carregando” seu Senhor fielmente em cidade após cidade e treinando outros para fazer o mesmo. O Senhor precisa de muitos desses “jumentos” no mundo de hoje, pessoas humildes que O levarão para Jerusalém e o tornarão conhecido.
Assim como o jumento foi desatado para ser usado por Jesus (Marcos 11: 4-5), nós também devemos ser libertos dos apegos mundanos para que possamos servir a Cristo. Estamos dispostos a fazer o trabalho de burro?
Ensina-me a fazer a tarefa humilde
O melhor que posso,
E não procurar por chamados maiores
Que possam se opor ao Teu plano. —Bernheisel
O trabalho humilde torna-se trabalho sagrado quando é feito para Deus. Joanie Yoder
QUARTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2014
DETALHES OFUSCADOS DA ROTINA ATUAL PAI X MÃE & TRABALHO.
& FILHOS?
Não que eles tivessem necessidade de mais um salário para garantir a confortável vida de sua família, não que isso incomodasse sua esposa. Ela era feliz assim cuidando dos seus filhos, da casa de seu marido. Acompanhando cada fase dos seus. Porém, seu marido nunca aceitou que em pleno século XXI ainda existissem mulheres apenas “donas de casa”. E sabem por que eles não toleram mais isso? Por que simplesmente não reconhecem e nunca reconhecerão a árdua e rotineira tarefa de uma casa. Entretanto, sua família não tinha parentes nem familiares próximos, sempre foram eles os protagonistas de suas histórias, mas sempre com o sufoco de conciliarem seus trabalhos, compromissos e estudos das crianças. Logo de uns tempos para cá, com os meninos já crescidinhos e desgastada das arrogâncias e ofensas do marido, das humilhações e conflitos, que a maioria das mulheres que trabalham em casa passam, sua esposa começa num serviço. Mas sem aquele apoio familiar de perto, deixa seus filhos com a vizinha num período, e no outro o ônibus escolar toma conta. Viva o mundo moderno! Papai agora está feliz! Quanto a casa? Está fica para os fins de semana, não tem problema.E a atenção as tarefas das crianças? Ah elas sabem se virar. E assim se passam os primeiros três meses. O marido este, continua o mesmo, arrogante e ofensivo com todos em casa; pois a realidade de sua esposa trabalhar fora nunca mudaria isso. O que muda são as coisas por fazer. As contas para pagar. As louças acumuladas para lavar, as roupas para passar, os brinquedos e acessórios das crianças jogados no canto e até esquecidos de brincar; porque o tempo encolheu e tudo se deixa mais desorganizado. Na geladeira, aquela comidinha pronta já não é tão certa e a esposa quando chega, são tantas coisas para organizar e fazer, que um lanche agora é tudo de bom e vira rotina. Ainda bem que as crianças não tem gripado, nem faltado às aulas, pois neste caso, um dos dois precisaria faltar o serviço e se explicar. E assim os dias seguem para se ganhar mais dinheiro na vida, alimentando sonhos de um mundo vazio e hipócrita.
No silêncio, a buzina do ônibus avisa que os filhos chegaram. A mãe corre na direção deles. Que alivio! O pai assistindo TV continua com os pés levantados para relaxar. Um grande abraço parece dizer tudo entre mãe e filhos. E todo cansaço do dia parece findar. As crianças chegam tão cansadinhas que nem tem mais aquela disposição para brincar em família, fazer gracinhas ou papear; vão direto para o banho enquanto a mãe acelera a refeição. Conversas sobre como foi o dia de alguém parece indiferente, todos estão cansados demais para se darem atenção.
-Como foi seu dia, filho? Quantas vezes se esqueceram de perguntar.
Mas para a mãe, tudo é inevitável perceber, e enxerga no olhar de seus filhos o desagrado pela agitação em suas vidas.
- Vamos Helena, vamos Gustavo! Terminem logo seus banhos e venham comer. Helena com seus quase cinco anos grita:
- Pode vir mãe, terminei... E sua mãe corre para lhe vestir. Tomou seu banho sozinha.
Gustavo já maiorzinho (8a) aparece vestido com seu pijama.
-Pai, tem recado na agenda para o senhor. Mas o pai concentrado na TV, apenas diz que agora é a hora do noticiário.
E a mãe com sua doçura pergunta:
- O que houve na escola Gustavo?
-Eu bati num colega, mãe; mas foi ele quem começou aquele chato do Jonas, lembra? Que estudou na minha turma ano passado. Dessa vez eu o peguei e não fui bobo.
Jonas era um menino muito implicante com todos, e sempre que podia, fazia algo contra Gustavo que era gentil. Seria consequência de toda essa mudança em nossas vidas, o comportamento de meu filho? A mãe se põe a pensar... Mas tantas coisas tinham mudado em suas vidas, que as que não aconteciam eram as que mais a preocupava...
Gustavo revidou uma briga na escola e foi chamado á direção. O que teria ocorrido realmente? Mas Helena já não brincava com sua boneca preferida... E a mãe muito mais cansada, já não contava àquelas histórias que ela gostava antes de ir para cama. Depois do jantar, a mãe foi conversar com seu filho, e embora o pai tenha se pronunciado com o seu “Muito bem, filho!”, agora ele vai lhe respeitar! Completou dizendo que estava muito cansado, e que ia dormir. Tudo ficou na mente de ELISA como um pisca pisca sem parar. Pois ela não tinha mais aquele tempo de dedicação com as crianças, com conversas e histórias, risadas e brincadeiras... E às vezes chorava sozinha por isso.
Quando procurou Helena, para lhe dar atenção, sua filhinha dormia no sofá. Leva sua filha para o quarto e com um beijo de boa noite lhe dá sua benção. Boa noite meus filhos! Mas um dia se vai. Tudo, tudo por uma vida melhor! Pensava, pensava e pensava... Uma vida de gente moderna e consumista que se alimenta do desejo de outros, de suas matérias e modas passageiras. Esse é um pouco do perfil da família de hoje, de seus filhos e de seus pais.
O fruto de tudo que plantamos , um dia vingará ! Enquanto temos tempo , o tempo passa, mas quando não temos, ele voa. Andrelina Oliveira
Trabalho de Honra a Deus
Que trabalhe, trabalhando com as mãos o que é bom. - Efésios 4:28
Vários anos atrás, no território sul-africano de Kwa-Zulu, o governo cavou valas de irrigação em ambos os lados de um rio. Isso permitiu que a terra rica fosse cultivada. O cristão zulus de um lado do rio produzia safras exuberantes e prosperava. Os tradicionais adoradores animistas do outro lado continuaram a viver em extrema pobreza, produzindo quase nada no mesmo tipo de solo.
Por quê? Os cristãos acreditavam que eram responsáveis perante Deus por trabalhar arduamente e viver sobriamente. Seus vizinhos pagãos, por outro lado, viam o trabalho como responsabilidade das mulheres, enquanto os homens passavam o tempo bebendo e brigando.
A Bíblia nos diz que, como portadores da imagem de Deus, devemos “dominar. . . todo ser vivente que se move sobre a terra ”(Gn 1:28). Ela nos impele a trabalhar com nossas mãos para que possamos prover a nós mesmos e aos outros (Efésios 4:28; 1 Tessalonicenses 4:11). O trabalho, quando realizado com a atitude certa, pode ser prazeroso e recompensador. Provérbios 27: 23-27 retrata a bela interação de trabalho diligente de nossa parte e a fiel educação de Deus.
Seja qual for o seu trabalho, faça-o com diligência e gratidão. Através dela você encontrará prazer e experimentará a bênção de Deus.
Nós Te agradecemos, Senhor, por nos dar
A oportunidade de
trabalhar para ganhar nosso pão diário
e compartilhá-lo de bom grado. —Sesper
Quando Deus coloca o trabalho em sua vida, Ele espera que você coloque a vida em seu trabalho. Herbert Vander Lugt
Oportunidade de trabalho
Em todas as coisas nós nos recomendamos como ministros de Deus: com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em aflições. - 2 Coríntios 6: 4
Imagine uma pessoa de 18 anos pesquisando os anúncios de emprego de verão. Porque ele gosta do ar livre, seu interesse é atraído para um anúncio sobre uma vida selvagem nacional e refúgio de peixe. Ele lista várias vagas de emprego, mas em vez de prometer benefícios atraentes e pagamento lucrativo, o anúncio adverte que o trabalho incluirá “exposição ao calor, umidade, chuva, lama, milhões de mosquitos picadores, plantas venenosas, arame farpado e trabalho duro. O salário é mínimo.
Agora imagine que o jovem de 18 anos é um cristão em busca de um serviço espiritual significativo. Seus olhos descansam no sexto capítulo de 2 Coríntios. Lá ele encontra o apóstolo Paulo descrevendo o mais elevado chamado de todos, uma oportunidade de trabalhar para o Senhor. Mas, novamente, a descrição do trabalho é muito franca sobre alguns dos estresses que acompanham o trabalho. Embora as experiências de Paulo como um apóstolo fossem únicas, suas palavras lembram a todos os leitores que servir ao Senhor não é uma grande viagem. Requer muito cuidado e esforço e exige o maior comprometimento.
Sim, o desafio de servir a Cristo é sem paralelo e requer sacrifício. Mas não estamos sozinhos e isso faz toda a diferença. Nenhum preço é grande demais para pagar pelo privilégio de trabalhar para o Senhor!
Não te canses de fazer o bem,
embora os teus trabalhos te causem dor;
Sempre haverá uma colheita
Da semeadura do grão. —Anon.
Nós nunca podemos sacrificar muito por Aquele que sacrificou tudo. Mart DeHaan
- Relacionados
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- Frases para amigos de trabalho que revelam gratidão e reconhecimento
- Mensagem de Despedida Amiga de Trabalho
- Mensagens para Amigos
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho