Despedida de Professor

Cerca de 4459 frases e pensamentos: Despedida de Professor

⁠Uma sala de aula deve ser comparada a uma orquestra, tendo o professor como o regente e os alunos como os músicos, sintonizados e sincronizados.

Inserida por ProfAlexandreCosta

⁠Ser reconhecido pelo aluno é o combustível do professor.

Inserida por emersonhdbotelho

⁠Existem três fases na vida de um professor: a primeira, em que ele ensina o que sabe e o que não sabe; a segunda, em que ele ensina somente o que sabe; e a terceira, em que ele ensina o que o aluno precisa saber.

Inserida por cauelascala

⁠O professor é guerreiro... vivemos em um país onde alunos fingem aprendizado, enquanto mestres o ensinam. Os pais querem saber o por que de toda melancolia do superior na sala. "Meu filho é santo"!!! O problema não esta em um lado da moeda, sendo que temos cara e coroa, mas o aluno aos olhos familiar sempre correto esta!!! O professor, "taxado como maléfico, será". Infelizmente há filhos orfãos de pais vivos. Jamais culpe o professor sem saber o motivo da punição, pois o Brasil é grande, as Leis pequenas.

Inserida por ReinaldoCantalicio

⁠A escola para este professor ela é feita a partir de uma conjunção poética, como presságios literal de amor que alimenta o próximo.

Inserida por biohelioramos

⁠Quando o professor usa de sua práxis pedagógica para educar para a sociedade, contribui para a transformação da escola, quanto instituição responsável pela construção de uma equidade social, em um aparelho ideológico do Estado, sendo assim ele não educa, mas molda seus alunos aos intereses sociais que o controla.

Inserida por joseni_caminha

⁠Quando vejo um professor dizendo: isso está na ordem do distúrbio. Penso: não se atualizou.

Inserida por Pensamentosempre

O melhor professor não é o mundo, mas a dor.⁠

Inserida por Adriel69

⁠Esse mundo é uma escola. A vida é, na verdade, o único professor possível. Ela oferece muitas experiências; mas se apenas a experiência proporcionasse sabedoria e realização, então os velhos seriam todos mestres iluminados e satisfeitos. Mas a experiência oculta suas lições.

Inserida por RaphaelaB

⁠⁠A igreja é como se fosse uma sala de aula, o pastor é o professor e a matéria é a Bíblia.

Inserida por kamorra

⁠"O dono da setença".

O juiz da o veredito, o professor lança a nota, o médico dá o diagnóstico, se é feio ou bonito, pouco importa, diante da exaustão, da dor, do fatigado coração, busque o dono da setença, genuína crença, Senhor Altíssimo, em nome de Jesus, não desista, insista, persista, apresente teu coração ao altar, tua intimidade, no quarto da tua verdade, certo de que vença, apresente ao Senhor, certo na vitória da setença.

Deus abençoe a todos.
31/07/2022 .. 07:08hs.

Rei: Giovane Silva Santos.

Inserida por giovanesilvasantos1



A vida sempre nos
ensina algo, nosso melhor
professor é o tempo.

Inserida por ubaldopoetadoamor

⁠„Eu sou um professor! Eu não estou reclamando de ser um professor. Pelo contrário, eu me sinto bem, sendo um professor! Eu me sinto poderoso em sala de aula, verdadeiramente. Sou o detentor do saber, então me sinto sábio. Compartilho o saber, então me sinto generoso. Estou na contramão da mesquinharia do mundo moderno, então me sinto rico.“

Inserida por leonardocortez

⁠Quão importante é que todo professor faça pesquisas de conteúdo antes de ensinar uma classe de alunos, buscando adicionar, aprimorar e atualizar informações úteis ao seu corpo docente.

Inserida por HelgirGirodo

⁠Como filho estou ao lado de um grande professor; como pai sou professor de dois excelentes alunos.

Inserida por VicenteCunha

A satisfação de um professor está no sucesso do seus alunos.

Inserida por marcia_ribeiro_4

⁠Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.

Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,

Inserida por MaxileandoLima

O melhor professor é o tempo, mas para compreendermos uma fração dele requer a compreensão de fragmentos da história.

Inserida por LuccaCaldas

O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.

Paulo Freire
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.
...Mais
Inserida por pensador

⁠O verdadeiro educador não se ver como colaborador de uma gestão escolar, mas como professor de uma escola que pensa o seu projeto político pedagógico com o foco no aluno e não nos interesses políticos de um sistema que mantém a rede de ensino, a qual pertence.

Inserida por joseni_caminha