Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade
Não sou capaz de entender todos os meus alunos, mas do primeiro ao último dia de aula dedico o máximo de mim para que eles compreendam o que precisarão ser no futuro que viverão.
Temos a obrigação de defender nossas escolas e alunos contra falas, mensagens e expressões que tendem para violências. Essa missão de defesa é de todos que acreditam no poder transformador que a educação exerce nas pessoas.
Um bom professor é aquele que inspira, motiva e desafia seus alunos a alcançarem seu potencial máximo.
Viver é uma escola, nós somos os alunos.
Passamos por várias provas e se ao longo da vida não nos superarmos, o que aprendemos?
Se no início sentimos uma força maior dentro de nós ou escutarmos aquela vóz que alguns chamam de conciêcia, não tem ciência que explique, porque é Deus.
E se nós abrirmos nossos ouvidos e começar a seguí-lo, nossas provas não serão tão difíceis.
Como alunos nesta vida, temos um livro precioso, que do começo ao fim nos ensina!!
Este livro chamado Bíblia, muitos o tem de enfeite, sem seguir sua doutrina.
Cada Palavra, cada história, cada linha, que escrito com a inspiração Divina ou por aqueles que vivenciaram batalhas, sofrimentos e vitórias.
Atravéz do Espiríto Santo os Profetas já predisse a vinda daquele a quem Deus enviaria como Messias, ou Cristo.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,
E assim como Jesus ensinou os apóstolos cuidadosamente reservaram tempo em suas vidas para a oração, porque é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus.
Nós também somos felizes por termos a Bíblia e a oração para nos aaproximarmos com humildade de Deus.
uma das principais armas de todo aquele que crê
Um dia uma professora pediu para seus alunos listarem os nomes dos amigos de classe em um papel, deixando um espaço na frente para escrever alguma coisa.
Então ela mandou eles pensarem na coisa mais bonita que eles podiam dizer sobre cada um dos colegas da classe e escrever ali neste espaço.
Isso tomou todo o tempo restante da aula até que todos acabassem a tarefa, e quando eles saíram da sala, cada um entregou seu papel à professora.
Depois a professora escreveu o nome de cada aluno em um pedaço de papel separado e listou o que todos os outros tinham dito sobre aquele aluno em especial.
Na aula seguinte ela entregou para cada um a sua lista, e em pouco tempo, a classe inteira estava sorrindo.
"Verdade?" ela ouvia.
"Eu nunca soube que significava alguma coisa para alguém!" outro dizia...
"Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim..."
Foram muitos os comentários.
Mas, ninguém mencionou esses papéis na aula novamente. A professora nunca soube se eles discutiram sobre isso entre eles ou com os pais, mas isso não importava.
O exercício atingiu seu objetivo. Os alunos ficaram felizes com eles mesmos e com os outros.
O tempo passou, aqueles alunos cresceram e cada um inicio uma nova vida ali mesmo ou em outra cidade.
Quis o destino que um dos alunos perdesse sua vida em uma guerra.
Todos os amigos e a professora foram no funeral daquele aluno especial. Ela nunca tinha visto um homem num caixão militar antes.
Ele parecia tão bonito e tão maduro. Seus amigos encheram a igreja e um por um, daqueles que o amavam deram seu Adeus...
A professora foi a última a abençoá-lo.
Mas enquanto ela estava lá, um dos soldados que atuou como acompanhante do funeral veio para ela e disse
"Você era a professora de matemática do Mark?" ele perguntou.
Ela mexeu com a cabeça em gesto afirmativo, "Era."
"O Mark falava muito sobre você."
Logo após o funeral enquanto todos ainda estavam tristes por aquele amigo que não poderiam ver de novo, a professora foi chamada pelos Pais de Mark
"Nós queremos lhe mostrar uma coisa", o pai disse, tirando a carteira do bolso e disse.
"Encontraram isso no bolso das roupas do Mark, nós achamos que você deveria reconhecer."
Abrindo a carteira, ele cuidadosamente retirou dois pedaços de papel, que obviamente tinham sido lidos e relidos muitas vezes.
A professora soube imediatamente que aquele papel era a lista feita a muitos anos atrás em uma de suas aulas, com todas as coisas boas que os colegas de Mark tinham escrito sobre ele.
"Muito obrigado por fazer isso" disse a mãe do Mark.
"Como você pode ver, Mark o guardou como um tesouro.
"Todos os colegas do Mark começaram a reunir-se em volta e Charlie sorrindo timidamente falou,
"Eu também guardo minha lista. Ela está na parede do meu quarto".
A esposa do Chuck falou que a lista deles estava no álbum de casamento."
"Eu tenho o meu também", falou Marilyn. "Está no meu diário".
Então Vicki, outra colega, pegou sua agenda na bolsa e mostrou, gasta e velha, sua lista para o grupo.
"Eu a carrego comigo o tempo todo", disse ela e continuou, "Acho que todos nós guardamos nossas listas."
Foi quando a professora finalmente sentou e chorou. Chorou por Mark e por todos os seus amigos que não o veriam nunca mais e por ver que um pequeno gesto a muitos anos atrás fez uma diferença enorme na vida daqueles alunos.
Autor desconhecido
Dentre as virtudes que um verdadeiro professor deve possuir, a empatia com seus alunos é essencial, pois ela torna o processo de aprendizado pleno, afinal, todos devem se conscientizar que sempre têm algo a ensinar e muito a aprender.
Só se aprende com motivação! Quais motivos têm os alunos da atual escola pública, senão o lanche e a aprovação sem mérito.
Deveríamos então comemorar, porque gradativamente chegamos aos 40 mil alunos, ou lamentar por não ter dado um salto de mais de 80 mil estudantes, seguindo o ritmo de crescimento da concorrência? Quando a base alunada baixa é que se percebe quão desnuda está a gestão institucional.
A vida é uma boa professora sim, mas nem todos os alunos estão no mesmo nível de aprendizado. Cada um tem o seu tempo e é normal que uns aprendam mais rápido que outros. O fato de você ter aprendido mais rápido não te dá o direito julgar ou cobrar de quem ainda não aprendeu.
O clássico de futsal, professores e alunos não é mais didático.Querem tirar as diferenças e quebrar a barreira da hierarquia.
Tenho certeza que nenhum professor exitaria um instante em defender seus alunos! Por acreditar neles e por saber que são uma extensão de si mesmo!
professor rude e mediocre forçam alunos a estudar.professor bom e gentil os alunos querem estudar por vontade propria e interesse.
Quando os alunos fazem a média anual no 3º bimestre, zoam as aulas no 4º. O que falta para o cadáver ficar em pé não é nota!
''O que os educadores não sabem é que muitos dos alunos continuam querendo uma ultrapassagem cultural de seu mundo e não apenas uma pequena melhoria econômica. Fui um desses pardais que sonhavam com alturas e não com migalhas caídas no chão. E o lugar onde pude exercer esse projeto foi na biblioteca pública. Nela, não havia conteúdos predefinidos, nem o desejo de me moldar.
( ... ) Podia eleger o tipo de leitura, e fiz isso sem nenhum método, porque a biblioteca me permitia ser sujeito de minhas escolhas, mesmo que elas recaíssem sobre livros de autores errados. Nunca me senti tão independente como dentro de uma biblioteca pública, percorrendo ao acaso prateleiras e descobrindo livros sobre os quais não tinha nenhuma informação. Se o saber escolar chegava formatado (refletindo preconceitos didáticos), a biblioteca era o espaço livre e não solicitante. Muitas vezes, eu apenas caminhava entre os livros, vendo capas e deixando passar o tempo.''
Como alunos displicentes da arte de viver, repetimos os mesmos erros!
Dedicamos o nosso melhor a quem não o valoriza
e não percebemos o afeto que nos é oferecido no silêncio dos dias,
sem alardes.
Cika Parolin
Pessoas morrem por uma assistência deficiente na Saúde. Alunos continuam sem Educação. Idosos na Previdência continuam desassistidos. Pesquisas estão sendo paralisadas. Não é porque o Gigante continua adormecido. É porque demasia a corrupção.
Com políticos de bolsos transbordantes e num mundo colorido.
Tenho perguntado aos alunos o que fizeram de "BOM" nessas férias e tenho obtido vários tipos de respostas. A grande maioria começa dizendo: "Não fiz nada de bom..." e depois dizem o que realmente fizeram: "SÓ fui pra roça uns dias", ou "SÓ fui pra casa do meu tio uns dias", ou "SÓ fui em Divinópolis uns dias". Esse advérbio SÓ está em todas as respostas.
Hoje cedo perguntei a um aluno de 8 anos o que fez de bom, ele abriu um sorriso banguelo tão bonito, colocando à mostra seus dois dentões centrais com os laterais caídos, que logo pensei: "Ele foi pra DISNEY!".
Então o menino revela a razão de tanta alegria: "Eu fui andar de bicicleta com meu pai até na lagoa!".
Uma resposta simples do menino, uma atitude simples do pai e um aprendizado grande para nós, fazer uma criança feliz é simples. Essas férias o menino não vai esquecer tão cedo.
Ser professor não é alcançar metas burocráticas, e sim influenciar alunos, com conhecimento, carinho, carisma e principalmente respeito! Eu conheço um professor assim!
- Relacionados
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Mensagem de despedida para professores inesquecíveis
- Conclusão do Ensino Médio: mensagens de saudades e expectativas
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida