Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade
A semana de prova para uma coisa presta: os alunos saem mais cedo, ficam na porta da escola vulneráveis à violência da rua, esperando o transporte até mais tarde; enquanto isso, brigam e tumultuam. O maior número de ocorrências vergonhosas da escola, refiro-me também às desavenças entre professores, ocorre exatamente na semana de prova! E "pelo andar da carruagem", por aqui, toda semana e de "provas".
Se os crimes praticados aos professores e crimes praticados aos alunos fossem indenizados pela escola, ela já não existiria mais! Já pensaram se todos os analfabetos funcionais e mal formados profissionais pedissem, junto à justiça, uma indenização à escola pelo tempo perdido e crimes educacionais?
Se queremos que eles, nossos alunos, sejam “nada na vida”, deixemos-los como estão para vermos como é que ficam!
Se os livros de história estão errados, como que os professores querem que os alunos acerte na prova?
Que sorte para o governo, para a parte corrupta do governo, que os alunos não se interessem! Que sorte que existe a televisão, é mais facil de manipular por meio dela.
Mais importante e difícil do que alcançar títulos de doutor, é reconhecer que somos apenas alunos na escola da vida, que mal conhecemos nós mesmos e que mal vivemos. A prova disso? A ciência ainda tenta provar que Deus existe. Nosso coração já sabe
Aos meus alunos... Obrigada pelo carinho.
Aos meus amigos... Obrigada pela força.
À minha família... Obrigada pela vida.
E aos outros... Obrigada simplesmente por me lembrar o quanto sou forte!
Rendimento Abaixo da Média
De quem é a culpa?
É do professor? É dos alunos? É dos encarregados de educação? É da comunidade? Ou é do Governo?
Bem, a primeira análise parece ser do professor. Será?
A verdade é que o nosso ensino, ou seja, o processo de ensino - aprendizagem é feito com muitos problemas, mas problemas sérios! (refiro-me pelo menos no meu município - Bibala).
Para começar:
- nas primeiras semana de aula os alunos não aparecem à Escola!
- faltam frequentemente e, não se preocupam em procurar um colega para passar a matéria.
- quando assistem as aulas preocupam-se apenas em passar a matéria, quero dizer, em escrever ou copiar sem sequer analisar o conteúdo.
- nas aulas o professor faz algumas perguntas e os alunos não respondem.
- no fim da aula o professor procura saber se há alguma dúvida mas os alunos não respondem e se responderem é não.
- os alunos não se preocupam com a pontualidade, atrasam constantemente.
- os alunos não fazem as tarefas para casa que o professor manda.
Esta é uma série de questões que reparei aos alunos do ensino de adulto, embora haja entre eles alguns bons.
Quanto aos encarregados de educação, não existem! Porque, pelo menos na escola ou na comunidade em que lecciono, quem faz as matrículas, quem justifica as faltas, quem vê a pauta, … etc., são os próprios alunos. E até, se calhar muitos pais não sabem quem são os professores de seus educandos, que classe os seus filhos estão a fazer, quem é o director da escola, etc.
Mas também vejo a culpa nos professores que perderam o valor de mandar chamar os encarregados de educação sempre que os alunos cometem ou mesmo sempre que for necessário. “Cada um é cada um, Deus para todos”. É graça que a Direcção da escola convoca os pais no princípio do ano lectivo para tratarem de algumas questões.
E, actualmente, vejo que a moda é a escola lamentar dificuldades financeiras, para depois concluírem numa contribuição monetária periódica para a escola. Já que alegam falta de recursos para a manutenção da própria escola. Bom motivo mas a solução não é boa. O pior de tudo é que o não cumprimento deste acordo escola – encarregados, a sanção recai para os educandos que serão expulsos das aulas, que verão os seus direitos violados.
Mas, de contribuição na minha escola não é tudo. A escola não tem iluminação suficiente para os alunos estudarem, pois a energia no nosso município é muito fraca e com muita alternancia. Assunto que motivou a escola a exigir dos alunos uma quantia monetária para adquirirem um gerador para o ensino noturno. Conseguido o gerador, as contibuições naqueles alunos (noturnos) não pararam, pioraram, tornando-se constante, para alimentar o mesmo gerador de combustível, até quando tiverem de mudar de escola ou desistir.
É triste! Na última reunião em que participei como encarregado de educação aumentou-se, lamentávelmente, mais uma contribuição, para o pagamento do pessoal eventual que a escola contratou (guardas e empregadas de limpeza), alegando um número insuficiente de operários não qualificados.
Aos professores, aconselho a serem mais sérios, terem a noção de que quando se faz uma avaliação da turma é normal houver positivas e negativas. Na minha escola há professor que quando vejam que a turma saiu-se mal na sua prova, quer dizer, quando há muita negativa na disciplina a qual lecciona, repetem a prova. Não concordo! se o aluno tiver 0, 5, 9 ou 20 valores deve manter! porquê repitir? Será que a matéria avaliada não foi dada à turma? Se não, não devia avaliar. Ou afinal é um jogo de sorte ou azar? Portanto, se quizermos ajudar os nossos alunos, podemos submeté-los à outra prova, mas é para depois achar a Média Aritmética das notas. E, não eliminarmos a nota baixa para considerarmos a maior nota. Assim, conheremos o verdadeiro rendimento dos alunos e da turma.
Para continuar:
Os alunos na sua maioria não trabalham, são membros de famílias com poucos rendimentos, se estudam é por grandes sacrifícios, acredito. Então é normal o aluno não possuir algum valor para contribuir. Anormal é ruar o aluno das aulas por isso e, até é pecado. Como é que amanha esse aluno terá um bom redimento? Se não assiste ou não termina todas as aulas, para não falar de prova.
Portanto, são muitos os factores que contribuem para o rendimento baixo, principalmente a falta de sequencia regular das aulas, porque nem sempre temos ou iluminação boa, ou combustível para o gerador.
Esta é uma reflexão que faço, tanto como professor, como encarregado de educação, como membro da comunidade ao ensino nocturno. Experiência vista e consentida na escola 59 depois da 54 - Lucira. E espero que seja motivo para melhoria do nosso ensino-aprendizagem.
Antes de terminar gostaria de aconselhar que:
1. os alunos não deve pagar pelas falhas administrativas.
2. Os professores não devem ser avaliados só por baixo rendimento de seus alunos.
3. As escolas devem colaborar com as igrejas, com a família e outras organizações sociais para boa educação dos alunos.
4. As famílias devem interessar-se mais na aprendizagem dos seus educandos colaborando com os professores.
5. Os professores devem ser mais sérios no seu trabalho.
Resposta: a culpa é colectiva, falta de empenho de todos. Os professores têm pouco amor à profissão e alguns sem requisitos e dom; os alunos têm pouco interesse ao ensino, querem ser formados sem esforço; a comunidade não quer saber de nada; o governo não está preocupado com as condições práticas e actuais.
O Aluno laureado
Sintam-se homenageados todos aqueles alunos que:
Estudam com seriedade, compromisso e dedicação
Que respeitam seus professores e colegas
Que respeitam regras e limites
Que sabem o objetivo de uma sala de aula
Cumprem com seus deveres e responsabilidades
Aqueles a quem seus professores e colegas admiram
Pela sobriedade de caráter e honradez
Pela busca do conhecimento e realização
Acima de tudo aqueles que tem em seus boletins
Notas verdadeiras, que vieram do seu esforço e conhecimento
e não de um pedacinho de papel...
Assim é que se mede um bom aluno!
As aulas virtuais estão sendo dificeis
para os alunos e para os professores também
Pensa bem...
O momento esta delicado
complicado
detalhado
Educação perdida?
Destruição dos EUA sucessida?
Medidas feitas?
A situação esta perfeita...
Satisfeito que Deus é o unico que vai ajeitar tudo???
Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais: não estudantes, apenas aluno. E os piores maltratam os professores! Por que as vozes imperativas continuam mandando as crianças para a escola, se todavia os exemplos de sucesso desestimulam-nas no esporte, na música e nas artes? Eu acreditava que fora da escola, ou seja, sem estudar, ninguém prosperaria. Por isso, estudei o suficiente para, só agora, entender que fora dos muros da escola, há um mundo próspero que faz a diferença na música, no esporte e nas artes! (CiFA
Os muitos alunos que passaram pela Escola de Padre Tiago Menelli, ao ver seu exemplo de vida e escutar suas orientações e doutrinas, conseguiram colocar em prática tais palavras, tiraram notas boas no cotidiano de suas existências e mais, mudaram as suas vidas para sempre.
Uma das funções do bom professor é orientar seus alunos sobre como eles devem organizar seus estudos!
“A resiliência de determinados alunos é fulcral para que haja evolução em seu desenvolvimento; o interesse deste, tudo o mais constante, está diretamente adstrito ao seu sucesso ou insucesso”.
"A organização empresarial termina sendo algo secundário na formação dos alunos e nas ambições profissionais dos bacharéis e operadores do Direito. É uma falha que precisamos sanar. "
A vida é como uma escola, onde na condição de alunos somos submetidos a determinadas provas e lições para passar de ano.
Os ciclos se repetem enquanto não aprendemos, enquanto não estivermos maduros o suficiente para as transformações necessárias, enquanto mantivermos os mesmos pensamentos, os mesmos comportamentos, a mesma energia e acima de tudo enquanto verdadeiramente não desejarmos a liberação do que precisa encerrar.
Toda situação que se repete é um convite para aprender, refletir, mudar e melhor se conhecer.
O Presente corrompe o doador. Quanto mais se premia os alunos que foram dedicados aos seus estudos, mais se coloca em evidência os descuidados com a mesma força de popularidade. Aqueles fizeram senão sua obrigação, supervalorizados pela vacância dos contrários, enquanto estes sem penalidade alguma também foram premiados. Será se Deus nos trata assim na escola da vida?
Precisamos conscientizar nossos alunos que não se estuda apenas para passar nas provas.Quando aprendemos de verdade, levamos para a vida toda.
- Relacionados
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Conclusão do Ensino Médio: mensagens de saudades e expectativas
- Felicitações de Terminar o Ano Escolar
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida