Desigualdade Social

Cerca de 154 frases e pensamentos: Desigualdade Social

Enquanto existir desigualdade social, por menor que seja, nenhum governo pode se orgulhar de feito algum.

Inserida por Existencialista

Há coisas que doem na alma...
Ver um ser com fome por conta da desigualdade social, isso é o caos do mundo...
Ver crianças pondo crianças no mundo, isso é a decadência das famílias...

Inserida por valdeir2vieira

O mundo está errado. Há quem diga que um mundo globalizado, progressista, sem desigualdade social, sem pessoas passando necessidades e sofrendo seria melhor, talvez seria, pelo fato de não nos importar tanto com isso, e termos outros princípios sociais, as autoridades e a sociedade não precisariam hoje tentar resolver esse problemas que não tem volta, e mesmo sabendo disso todos nós nos fazemos de esquecidos e colocamos nossos corpos em um campo minado, cheio de armadilhas que não seriam necessárias, pra que tanta ocupação pra se viver? Às vezes chego a pensar que estou sendo invejoso por pensar isso, mas por pensar isso chego à conclusão de que não é o mundo que está errado, e sim o errado sou eu, mas eu tenho muita fé e graças a luz que tenho, sei que não estou errado, também não estou certo, porque não sei a definição das pessoas de hoje pra certo ou errado. Mas pra mim o mundo está errado. Sou jovem, e penso que enlouquecerei aqui uns anos por pensar isso, com minha fé peço todo dia a luz pra me trazer aviso que posso estar certo em minhas conclusões, mas isso já é loucura, não tem sentido pensar isso. Ó vida, o porquê disso, será que aconteceu algo em seu princípio de existência que nos fez ficarmos esquecidos do seu real valor. Estamos em um estado de evolução que muitas pessoas estão erradas, e nem elas percebem, e eu sei disso, porque eu também não percebo, por mais que faço das minhas palavras minhas ações diariamente não consigo achar um real sentido, porque tudo está andando errado, por mais que a natureza continua nos presenteando com coisas lindas, nós a maltratamos, e utilizamos dela para matar/saciar nossas vontades e desejos, tudo em excesso faz mal, daqui uns anos talvez alguém poderá enxergar isso mas será tarde demais, por mais que estejamos num estado agora sem volta o futuro será mesmo sem volta, e será o apocalipse, e fim, e é isso que é o apocalipse, nós mesmo, nós somos o mal e o bem, mas ninguém vê, esse antepassados que continuam a seguir uma cultura desgraçada de dizer que a igreja salva, um dedo do meio seus verdadeiros demônios, é isso que não veem, que o mal esta neles mesmo, como yin yang. E o mais ruim é que nós jovens que nascemos agora temos que seguir seus princípios de destruição da vida, desses anjos que decidiram virar demônios, e não adiantam se esconder nos fins de suas vidas querendo procurar a salvação de suas vidas em igrejas ou outra religião, cada um terá sua vida feita com suas ações, e talvez achando que estão certo voltaram a terra como suas vibrações estão, e continuaram errando infinitamente, e infinitamente e mais infinitamente, porque é tudo infinito, a vida é isso, e se criaram algo fictício em suas mentes e não sabem controlar sinto lhes dizer que já sofremos com um tipo de esquizofrenia conjugal.

Inserida por VidaMaravilhosa

Militância

A luta social
cala, aos poucos,
a desigualdade gritante.

Inserida por DanielBrito41

A desigualdade social é uma fenda irracional, fabricada pelas mentes humanas ditas, enganosamente, racionais.

Inserida por GilBuena

A luta contra a desigualdade social e econômica é a principal luta política. Nossas sociedades capitalistas de mercado são ‘paradoxais’ por produzirem, ao mesmo tempo, aumento exponencial da riqueza e pauperização de largas camadas da população. Quebrar esse paradoxo é tarefa da política.

Inserida por Liszt1999

Em uma realidade social de generalização mundial das situações de desigualdade extrema, tais propostas trazem para o debate político a necessidade de institucionalização de políticas contra a desigualdade.

Inserida por Liszt1999

Num país como o nosso, com tanta desigualdade e injustiça social é o
que leva-me a encabular.
A PF manda prender
O STF manda soltar
para quem rouba milhões
prisão domiciliar,
para quem rouba uma lata de goiabada,
não que esteja certo,
regime fechado até mofar.

Inserida por poeta1958

Com tanta gente diferente
Desigualdade social
Refeito em ambição humana
São pedras desse matagal
E nós aqui com giz na mão querendo a solução

Inserida por fandeLucaskallango

No meio de tanta injustiça e desigualdade social, os pobres têm, ao menos, uma graça, uma vantagem em relação aos ricos: saber quem são seus amigos de verdade.

Inserida por AlessandroLoBianco

O problema da "exclusão" e da desigualdade social não é o capitalismo e sim a corrupção, existente em qualquer modelo econômico em que o sistema político seja corruptível, levando em conta a cultura do povo de um país em que a educação não seja prioridade.
A corrupção não é uma prática apenas de ricos... Há muitos pobres que aderem à práticas corruptas para saírem da pobreza, mesmo sabendo que é errado, cientes que tais práticas trazem benefícios ilusórios e não resolvem o problema do todo.
O que fundamenta a lógica imoral da exclusão é a corrupção, quando inveterada na cultura de um povo.

Inserida por ketantonio

O problema do Brasil não é a desigualdade social, mas a qualidade das nossas ações ou omissões diante dela. Podemos afirmar sem medo que a sociedade brasileira é tolerante com a sua estrutura.

Inserida por eliashenrique

A desigualdade social e o descontentamento com a vida que se vive são dois fatores que levam o indivíduo ao progresso pessoal.

Inserida por DavidFrancisco

Uma realidade: Desigualdade Social

Visto sob uma perspectiva mais ampla, sem desconsiderar a dimensão continental do país, a desigualdade social no Brasil apresenta raízes históricas.

Pode-se começar a explicar essa realidade pelo fator mais evidente:
a escravidão, que é o paroxismo da exclusão.
O Brasil importou o maior número de escravos da África, dentre todas as colônias do Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (1888) não lhes garantindo qualidade de vida posterior à abolição, deixando-lhes à margem da pobreza e exclusão social.

Outro exemplo foram os imigrantes, a grande massa de italianos e alemães não teve condições de impor às elites oligárquicas uma distribuição menos desigual dos ganhos do trabalho.

As sequelas desse contexto refletem até hoje nas disparidades socioeconômicas do país, o que faz inclusive, embora esteja entre os 10 maiores PIBs do mundo, estar também entre as 10 nações mais desiguais do planeta.

A desigualdade social no Brasil tem sido cartão de visita para o mundo.

Em decorrência do efetivo processo de modernização que o país perpassa desde o século XX, cada vez mais muitos têm pouco e poucos têm muito. O famoso clichê social de países em processo de desenvolvimento.

Em 2001, enquanto 9% da população vivia com menos de 1 R$ por dia, 46,7% da renda estava concentrada nas mãos de apenas 10% da população. Atualmente, esse fato acentua-se devido a problemática questão tributária brasileira. A estrutura fiscal do Brasil gera desigualdade ao cobrar mais impostos dos pobres do que dos ricos, apontam especialistas.

"Cobrança de Primeiro Mundo com um sistema de Terceiro".

Entre as conseqüências advindas das disparidades sociais e econômicas, pode-se citar: previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente, subempregos, massa de profissionais sem qualificação adequada que insufla o mercado de trabalho ocupando postos de trabalho informais,"hipertrofia do setor terciário", uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e dentre as piores conseqüências, propicia a ocorrência da violência urbana.

Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular, portanto, persistindo em ausência de políticas públicas efetivas que atendam significativamente toda a população, ricos ficarão mais ricos e pobres cada vez mais pobres e entregues a indigência. Sem um efetivo Estado Democrático de Direito não há como discutir desigualdade social, tampouco amenizá-la.

Inserida por amandalemos

Eu odeio a pobreza e a desigualdade social deste Brasil, odeio pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, odeio pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso!

Inserida por TJSouza

Eu odeio a pobreza e a desigualdade social deste Brasil e desprezo pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, pela sua religião, pelos seus ideais partidários, desprezo pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso. Este tipo de pessoa está a anos luz da civilização e da evolução e não percebem que um dos maiores mal da sociedade são elas mesmas.

Inserida por sollima34

Dizem que a gente é aquilo que a gente come. Comi muita desigualdade social, fila em postos de saúde, escolas públicas com péssimos professores e péssimas condições. Escutei muito "veja, aquele venceu, nasceu pobre e burro". Ninguém venceu, todos perderam. Um é muito pouco; dois muito, três é muito. Descaso de prefeitos ladrões e vereadores fajutos. Acho que tá na hora de vomitar.

Independência ou Morte

Inserida por ligadosautoresfree

A desigualdade social é uma doença imoral e avançada.

Inserida por thiago07lucas

Quando a desigualdade social for uma realidade, o mundo será outro, e não será Marte.

Inserida por pastoeverardoalves

Miserável é aquele que tem o poder de diminuir a desigualdade social e nada faz.

Inserida por IedadePaula