Desigualdade
O pior efeito da desigualdade social é a naturalização ética da mesma, permitindo sua normatização!
V Í R U S
Regurgitou a desigualdade.
Escarrou a hipocrisia.
Excretou a maldade.
Reverenciou o medo.
Desnudou a falsidade.
Compartilhou a mesquinhez.
Iluminou a ignorância.
Tirou o ar da razão.
Tornou o ambiente lúgubre.
Evidenciou a falta de planejamento e o descaso a ciência, saúde e educação.
Ensinou que devemos nos posicionar, banir a corrupção.
Partimos rumo ao nada?
O grande mistério da vida se apresenta.
"O pulso ainda pulsa."
Deus nos proteja!
A desigualdade social pode estar em frente de você, dependendo do lugar onde se está, olhando pela janela de sua casa.
Se eu tratasse todos igual, estaria fingindo que não via a desigualdade!
Cada um tem as suas limitações e necessidades.
Educação e conhecimento ainda são as melhores armas para lutar contra a desigualdade, a opressão, a exploração, um sistema sócio econômico injusto e todas as demais pragas próprias da selvageria do sistema capitalista.
Num mundo de desigualdade, aceitar a diversidade é a única forma de exercitar a liberdade e tornar real o sonho da igualdade.
A desigualdade não é obra divina,
como não é uma oportunidade
espiritual de lapidaçåo da alma.
A diferença de oportunidades é a forma
que o homem utiliza para manter
a superioridade de uma minoria
sobre uma maioria a fim de garantir
o poder de explorá-la por meio da manipulação,
fazendo-a acreditar que a dura realidade
que lhe é imposta não é algo a ser superado,
mas aceitado como normal.
Quando se educa comprometido com a demanda de um sistema que produz a desigualdade, desfaçada em necessidade, não há construção de conhecimento, mas produção de ensino, pois educar se traduz em algo a mais do habilitar para as nescessidades de um mmercado.
O texto se chama Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. E, nesse discurso, Rousseau fala sobre a especificidade do humano em relação ao resto da natureza. (...) Um gato, o exemplo é de Rousseau e não é meu, um gato nasce com instinto de gato. E o instinto de gato é a natureza do gato, é a essência do gato. Esse instinto basta para o gato viver como gato (...), então, o gato é 100% determinado pela sua natureza. A vida do gato é a natureza do gato e corresponde a natureza instintiva do gato. E é por isso que gato vive como gato, desde que existe gato. Gato não se aperfeiçoa, gato não vai à lua, não desfila em escola de samba, gato vive do mesmo jeito há milênios, porque o gato obedece uma natureza que não tem mudado muito. Desta forma, disse Rousseau: "Um gato morrerá de fome ao lado de um prato de alpiste." Ele não vai arriscar, não está programado para arriscar. Um pombo, por sua vez, também nasce com instinto de pombo, natureza de pombo, jeito de pombo, e este instinto pombalino vale e basta para o pombo viver como pombo até o fim da vida. O mesmo não inventa, não cria, não improvisa, o pombo respeita a sua natureza de tal maneira que o pombo morrerá de fome do lado de um prato de filé. E o homem? O homem também tem instinto, também tem natureza, e tanto é assim que, quando nasce, vai procurar seio materno, não foi porque aprendeu com alguém, porém, o instinto do homem não dá nem para a primeira semana. Se fosse por instinto, não haveria palestras. O instinto do homem não esgota a vida do mesmo, muito pelo contrário, a vida do homem transcende e muito a sua base instintiva e poderíamos dizer que exista um delta entre a existência e a natureza. Disse Rousseau: "Quando a natureza se cala, ainda há muita vida por viver". Claro, o homem não é como o gato, o homem tem um instinto, mas o instinto não basta. E é por isso que homem inventa, improvisa, cria e esta construção intelectiva sobre a própria vida, quando o homem esculpe a estátua da própria existência, recebe o nome de moral. E é por isso que o homem come o alpiste.
Nota: Trechos da palestra Rousseau e o instinto da vida, do professor, jornalista e escritor Clóvis de Barros Filho.
...MaisBRASIL, um país onde opera a desigualdade racial – social - gênero.
As mulheres muitas vezes enfrentam disparidades salariais, falta de representação em cargos de liderança, violência de gênero e restrições em suas escolhas pessoais e profissionais.
A desigualdade de gênero, dessa forma, afeta não apenas as mulheres, mas também a sociedade toda, limitando o potencial humano e o progresso social.
A desigualdade racial pode se manifestar em várias áreas, como acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego, moradia digna e justiça. Essas disparidades podem levar a uma segregação racial, exclusão social e falta de mobilidade social para grupos menorizados.
Não há sociedade capitalista sem exploração, sem desigualdade social, portanto, não tem como pensar em mudanças sem a luta de classes.
Nem o antagonismo ou o obscurantismo ideológico, religioso ou político, nem a desigualdade intelectual ou social e nem mesmo a incapacidade de discernir a hipocrisia da dignidade são capazes de abalar uma verdadeira amizade, pois amigos verdadeiros são indulgentes e tolerantes o suficiente para aceitar com humildade e sem ressentimentos as suas mútuas imperfeições.
A fome e a desigualdade só existem devido a pessoas ruins, que não fazem nada para ajudar o próximo.
Dói perceber o quanto as pessoas são cruéis entre si.
O concurso público só serve para aumentar a desigualdade social. O concurso púplico é uma forma de desigualdade social, e não é nada democrático. Os serviços públicos são necessidades fundamentais neste país, no entanto os sevidores públicos concursados são dispensáveis. Esse cargo, servidor público concursado, simplesmente não deveria existir em nenhum país democrático.